CÉREBRO SAUDÁVEL

Superfoods – Alimente seu cérebro

Por Equipe SUPERA - 16/11/2016

Superfoods são alimentos ricos em propriedades nutricionais que fortalecem a sua saúde física e mental

Superfoods são alimentos ricos em propriedades nutricionais que fortalecem a sua saúde física e mental

Novos estudos científicos têm mostrado que você pode manter o cérebro saudável com apoio de um item chave: a dieta correta. Daí surge a dúvida que nós todos temos sobre o que incluir na alimentação diária, como escolher os melhores alimentos, qual a melhor forma de prepará-los e como alimentar nosso cérebro da maneira correta. A minha dica vai para a escolha dos chamados “superfoods”.

Em inglês, superfood é o nome dado ao alimento que possui propriedades nutricionais que vão além das tradicionais fontes de energia, proteínas e micronutrientes. Esses alimentos são grandes fontes de antioxidantes, polifenóis, vitaminas e minerais. Reduzem o risco de doenças crônicas, prolongam a vida, nutrem o cérebro e deixam os indivíduos que os consomem mais saudáveis.

Faz parte deste grupo o mirtilo ou blueberry, que tem como funções proteger o cérebro do estresse oxidativo, diminuir os efeitos das doenças cerebrais relacionadas à idade, melhorar a capacidade de aprendizagem e as habilidades motoras. Além disso, esses alimentos também estimulam a memória. Acrescente no iogurte no café da manhã ou no lanche da tarde.

Outro alimento que faz parte do grupo é a noz. Rica em compostos neuroprotetores que ajudam as habilidades motoras, aprendizagem e a memória. Seus componentes antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento cognitivo.

Ainda nesse grupo, encontramos o abacate, uma fruta rica em antioxidantes, vitamina A, C e E, além de vários minerais. É rico em gorduras saudáveis e seus benéficos para a saúde são: antiviral, antifúngico, auxilia na redução de colesterol e na manutenção da pressão sanguínea saudável. Além disso, contém ácidos graxos ômega-3 e vitamina E, importantes para manter a função cerebral adequada. O abacate pode ser usado em saladas, cortado em pedaços pequenos.

Lembra-se do tomate? Aquele que vai à nossa salada com alface e cebola? Ele é também um superfood. Contém licopeno, um antioxidante raramente encontrado em outros alimentos, que pode auxiliar na prevenção do câncer e reduzir o colesterol.

Além disso, os tomates contêm grandes quantidades de potássio, fibra e vitamina C.

O brócolis contém fitonutrientes que podem auxiliar na redução do câncer, além de melhorar a imunidade. Também é rico em vitamina C e ácido fólico.

Já a castanha-do-Pará, que também é um superfood e ajuda a manter o cérebro saudável, apresenta em sua composição nutrientes como: selênio (responsável por prevenir o envelhecimento celular e proteger os neurônios), vitamina B (auxilia no sistema cardiovascular, no sistema nervoso, em funções intestinais e na qualidade de cabelos, unhas e pele), proteínas (responsáveis pela saúde dos músculos e neurônios), dentre outros. Com tantos benefícios, é ideal o consumo de duas unidades por dia.

Para terminar esta lista dos superfoods, não podemos esquecer do açaí, fruto brasileiro, cada vez mais popular na rotina alimentar por todas as regiões do Brasil.

Consumido normalmente com outras frutas e granola, tem propriedades muito benéficas principalmente em sua versão original, não industrializada, sem conservantes ou outros aditivos. Auxilia na diminuição do colesterol e, consequente, melhora o funcionamento cardiovascular; possui efeito anti-inflamatório e é uma ótima fonte de energia e carboidrato de boa absorção.

Agora que você conhece os alimentos “superfoods”, inclua-os na sua dieta e aproveite os benefícios manter seu cérebro saudável. Não esqueça que a atividade física e os exercícios para o cérebro fazem parte dos cuidados com a saúde. Até a próxima!

*Por Silvia Calil, nutricionista com especialização em alimentos para o cérebro

 

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

MICROFRANQUIAS PARA CIDADES PEQUENAS FRANQUIAS PARA CIDADES ACIMA DE 85 MIL HABITANTES Contate-nos para maiores informações

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Preencha com seu comentário

Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

SUPERA PRESENCIAL

Ginástica para o cérebro

O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA Online

O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico. Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

SUPERA para escolas

Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Newsletter

Ganhe o E-BOOK: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

X
59e84f817c8f4