FRANQUIA DE SUCESSO

5 critérios para abrir franquias de sucesso

Por Isabella Rabelo - 06/09/2016

5-criterios-para-abrir-uma-franquia-de-sucesso

Quem está interessado em abrir uma franquia, provavelmente já recebeu muitas informações sobre o assunto. Mas e agora, quais passos seguir para tomar a melhor decisão e comandar uma franquia de sucesso? Para te ajudar, o Franquia Educacional traz dicas de Antônio Carlos Perpétuo, presidente da Franquia SUPERA e empreendedor experiente. Confira!

É importante termos em mente que a escolha de uma marca para abrir uma franquia funciona em forma de funil. A princípio, é normal você ter muitas opções em mente. Mas não se desespere! Aos poucos, os critérios de escolha irão descartar uma a uma, até chegar na opção ideal.

Algumas vão estar acima do investimento que você pode fazer, outras vão estar indisponíveis na sua cidade… É normal que isso aconteça. Para definir entre as opções restantes, é necessário estabelecer comparativos:

1 – Rentabilidade
Ao escolher uma marca, a maioria das pessoas quer saber o valor de investimento exigido. Mas ao empreender, é necessário ter informações acerca da lucratividade e tempo de retorno do investimento.

Em termos financeiros, a melhor opção vai ser a que oferece ganhos mais expressivos em um prazo de tempo mais curto. Mas lembre-se: em uma rede de franquias, precisa existir sinergia entre franqueador e franqueado. Ser dono de uma franquia de sucesso ou fracasso não depende única e exclusivamente do potencial da marca, mas sim das habilidades e esforços de quem está a frente dela.

2 – Experiência
Neste tópico, não vamos falar da importância do seu histórico de envolvimento com o empreendedorismo, mas sim dos conhecimentos que o franqueador tem a te oferecer. Quando você vê o investimento total de uma franquia, normalmente já está inclusa a taxa de franquia, que tem a função de remunerar o franqueador pelos custos iniciais envolvidos no ingresso de um novo franqueado. Estes custos são:

  • Manuais operacionais
  • Consultoria para escolha do ponto comercial
  • Orientações e apoio no momento de inauguração
  • Treinamentos e capacitações diversas

Por que estamos falando disso? Porque é muito importante que você avalie o custo X benefício do investimento considerando o know how do franqueador fazendo algumas perguntas básicas: como é realizada a capacitação? Que tipo de suporte você vai ter no período pré-inaugural? E depois de iniciar a operação?

Em resumo, no franchising, o empreendedor paga pelo know how do negócio, então é preferível que este seja bem repassado aos integrantes da rede.

 

3 – Reconhecimento e segurança

Grande parte das pessoas que optam por abrir uma franquia de sucesso ao invés de começar um negócio do zero, estão pensando na vantagem de ter uma unidade de uma marca já reconhecida no mercado. Realmente este é um benefício considerável, mas é preciso analisar a fundo alguns outros aspectos.

Novamente estamos falando da qualidade do serviço oferecido ao franqueado. Não adianta apenas investir em uma grande marca porque nenhum nome se vende sozinho. Para ter segurança, um bom parâmetro e fonte é a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entidade máxima do mercado no país.

Anualmente, a ABF concede a chancela o Selo de Excelência a um seleto grupo de marcas, garantindo que aquelas franquias têm altos índices de qualidade de suporte e atendimento aos seus franqueados.

Você pode conhecer as redes chanceladas este ano no site da instituição.

 

4 – Afinidade
Por último, mas não menos importante, avalie em detalhes o produto ou serviço com o qual você pensa em trabalhar.

Não adianta investir em sorvetes só porque está na moda e tem gente ganhando muito dinheiro com isso, por exemplo. O negócio só vale a pena de verdade se você tem afinidade com este segmento… e com o sorvete.

Quem sabe com o que está trabalhando, tem mais segurança na hora de vender, critério fundamental para o sucesso de um negócio, seja uma franquia ou independente.

Leve em consideração também aspectos da sua personalidade. Se você precisar, pode pedir ajuda para um coach, profissional que ajuda seu cliente a evoluir em alguma área de sua vida.

Pessoas mais comunicativas e abertas podem se dar melhor com o varejo, por exemplo, que pede contato direto com o consumidor. Se você for introspectivo, vale a pena pensar em chamar outra pessoa para auxiliar nesta parte. Tudo isso deve ser pensado antes mesmo de investir, para não ter grandes surpresas na hora de dar início a operação.

5 – Apoio
Por fim, não decida sozinho! Ao analisar com calma cada um destes critérios, é provável que neste momento você tenha algumas poucas marcas em mente. É hora de sentar com a família para tomar a decisão final de investir em um novo negócio. Não se esqueça que mesmo no franchising, você não deixa de ser um empreendedor. E este pode ter muitos desafios a serem superados no início e precisa de apoio. Portanto, não deixe de contar com a opinião das pessoas queridas neste momento tão importante da sua vida como dono de uma franquia de sucesso.

 

 

Como ser um Franqueado SUPERA

Descubra como você pode ser um franqueado SUPERA e se torne um empreendedor de sucesso na sua região.

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional!

Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

GANHE O E-BOOK:

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

 Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

SUPERA PRESENCIAL Ginástica para o cérebro

O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA Online O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico. Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

SUPERA para escolas Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Newsletter

Ganhe o E-BOOK: Breve introdução ao Mercado de Franquias

 Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

X
58aec86468826