X

MONTAR NEGÓCIO PRÓPRIO

Veja quais são as diferenças entre COF e contrato de franquia

Por Equipe SUPERA - 30/08/2017

Ao montar negócio próprio com franquias, os documentos podem confundir novos empreendedores

Ao montar negócio próprio com franquias, os documentos podem confundir novos empreendedores

Se você pretende montar negócio próprio investir em uma franquia, cedo ou tarde irá se deparar com uma tarefa que deixa muitos empreendedores confusos: a análise de dois instrumentos jurídicos distintos, como a Circular de Oferta de Franquia e o Contrato de Franquias. Cada um deles tem as suas particularidades.

O primeiro documento, mais conhecido como COF, é obrigatório segundo a lei de franquias e toda empresa franqueadora precisa fornecê-lo aos candidatos pelo menos 10 dias antes do contrato.

A COF tem uma linguagem clara, precisa e acessível e traz informações que precisam ser analisadas com bastante calma, como a relação dos aspectos legais, formas de pagamento, royalties e taxas em geral, o que é oferecido ao franqueado (treinamentos, orientações, etc), exclusividade de região/território e responsabilidades de ambas as partes.

“A equipe de Expansão da marca deve estar preparada e de prontidão para dar orientações e esclarecimentos sobre a circular de oferta para auxiliar o candidato a franquia, afinal de contas é a COF quem decide as regras do jogo”, conta Ana Paula Lino, Supervisora do Departamento de Expansão da Franquia SUPERA.

Já o Contrato de Franquia é entregue depois da COF e vai reger efetivamente a relação entre o franqueador e o franqueado durante todo o período pelo qual é válido. Deve conter, em essência, as mesmas regras descritas na COF, em formato de cláusulas contratuais. Ou seja, é similar, porém, “juridiquês”.

Ele é elaborado de maneira personalizada para cada rede, respeitando o modelo de negócio e tudo que foi planejado para a expansão da marca. Este documento contém alguns pontos obrigatórios, como o objeto – ou seja, o que está sendo efetivamente negociado -, o tempo de duração do contrato, território, papéis das partes, situação após o contrato, suporte e valores.

Se você pretende montar negócio próprio, é muito importante analisar cada ponto destes documentos. Uma cláusula que gera muitas dúvidas é a que diz respeito ao território de atuação da unidade. Existem alguns tipos de definição: território livre, exclusivo ou preferencial. Fique atento a cada um deles.

Outra questão é a da política de compras e fornecedores. Procure entender a política de preços de venda dos produtos e serviços oferecidos. Existe um valor fixo? Depende da região? Cada franqueador terá uma regra diferente em relação a isso.

O contrato de franquia é assinado duas vezes: uma como Pessoa Física e outra como o responsável legal da Pessoa Jurídica que você acaba de constituir.

Para analisar com maior atenção e exatidão todas as cláusulas, você pode recorrer a um advogado, com preferência aos que conhecem um pouco sobre o franchising. Assim não terá desafios ao longo do período de vigência do contrato e poderá montar negócio próprio com tranquilidade.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

MICROFRANQUIAS PARA CIDADES PEQUENAS FRANQUIAS PARA CIDADES ACIMA DE 85 MIL HABITANTES Contate-nos para maiores informações

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "MONTAR NEGÓCIO PRÓPRIO"

Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

SUPERA PRESENCIAL

Ginástica para o cérebro

O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade. O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA Online

O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico. Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

SUPERA para escolas

Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino. O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Newsletter

Ganhe o E-BOOK: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

X
5a123be4e05bc