4 soft skills para empreendedores

05/02/2021 Equipe SUPERA

Para quem quer empreender, desenvolver algumas habilidades tanto intelectuais quando emocionais é peça chave para garantir um bom domínio do mundo dos negócios.

Para além de capital de investimento e conhecimento de mercado, os empreendedores precisam analisar também aspectos emocionais que possuem para lidar com as diferentes situações pelas quais, durante a trajetória da empresa, vão enfrentar.

Neste conteúdo, quero te convidar a conhecer mais sobre as soft skills necessárias para que, para além de gerir bem administrativamente um negócio, o empreendedor também saiba quais as habilidades necessárias para fazer uma boa gestão e se relacionar bem com todos os colaboradores do negócio.

Você vai ver:

  • O que são soft skills;
  • Qual a importância de desenvolvê-las;
  • 4 exemplos de soft skills necessárias para um empreendedor.

Continue lendo para saber mais!

O que são soft skills?

As soft skills podem ser definidas como as habilidades comportamentais que as pessoas possuem – e podem desenvolver com o passar do tempo. Elas estão relacionadas ao modo de se relacionar e interagir com as outras pessoas. E, claro, acredito que você sabe da importância de manter boas relações para garantir momentos e ideias enriquecedoras no dia a dia dentro de uma empresa, não é?

Qual a importância de desenvolvê-las?

Desenvolver boas habilidades comportamentais e emocionais é muito importante para nutrir boas relações interpessoais.

No ambiente coorporativo, onde as pessoas são colocadas à frente de diferentes desafios diariamente, algumas características como liderança, resiliência e adaptabilidade, são imprescindíveis.

E essas habilidades são importantes aliadas para saber o momento certo de tomar determinadas decisões, assim como entender diferentes aspectos tanto da empresa quanto das pessoas que trabalham em conjunto para o funcionamento dela.

E, além disso, é importante ressaltar que, em um mercado cada vez mais competitivo, os recrutadores de diferentes empresas estão avaliando, também, essas habilidades socioemocionais, que vão para além de um currículo muito bem estruturado.

Portanto, entender o que são e quais são algumas soft skills é fundamental para não “ficar para trás” no mercado de trabalho e de negócios.

4 exemplos de soft skills

Existem algumas habilidades comportamentais que são cruciais para quem quer empreender e ter cada vez mais autoridade na área em que atua, tanto para o mercado quanto para as pessoas.

  • Adaptabilidade

Essa habilidade diz respeito à capacidade de adaptação das pessoas a diferentes circunstâncias e ambientes.

Ter controle emocional para compreender diferentes situações, e criatividade para encontrar soluções assertivas são características muito necessárias para os que pretender ingressar no mundo dos negócios.

  • Liderança

Ser um bom líder vai muito além de trabalhar operacionalmente para que o time cumpra as metas e objetivos estabelecidos.

A capacidade de liderança tem muito a ver, também, com as habilidades interpessoais de gerenciamento de pessoas – além de tempo – para garantir que a equipe esteja integrada e execute trabalhos de qualidade.

  • Comunicação

A habilidade de se comunicar de forma assertiva vai muito além de manter as pessoas informadas sobre tudo o que acontece dentro da empresa – e fora dela também. Quando falamos em comunicação como uma das soft skills, é muito mais sobre como, quando e para quem dirigir as informações necessárias de forma clara e objetiva.

E para isso é importante que o gestor, e até mesmo colaborador, entenda o que está acontecendo, quais são as necessidades do momento e como ele poderá falar, da melhor forma, para que o processo de comunicação entre as pessoas seja de qualidade e ajude a solucionar o que for necessário.

  • Colaboração

Dentro de uma empresa, o trabalho em equipe é fundamental para garantir bons resultados. Um bom gestor sabe trabalhar de forma colaborativa com o seu departamento e integrada com o restante da corporação.

Trabalhar em equipe requer paciência, entendimento, empatia e flexibilidade, pois somente com essas características é possível desenvolver um bom trabalho, além de manter uma equipe harmônica e equilibrada, que estará disposta a chegar aos objetivos finais de forma conjunta e eficiente.

Essas são algumas habilidades muito importantes para todos os que querem entrar no mundo dos negócios e, também, para aqueles que já fazem parte dele e querem se manter atualizados sobre bons exemplos e comportamentos para obter bons resultados dentro do mercado competitivo.

Um empreendedor de sucesso precisa trabalhar, para muito além de ter ideias inovadoras e capital suficiente para manter uma empresa, no sentido de crescer, também, de forma emocional e social, desenvolvendo habilidades como as citadas acima para garantir sucesso na gestão de uma empresa, sempre visando alçar voos mais altos e cumprir os objetivos estabelecidos.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre algumas soft skills, não deixe de colocar em prática no seu dia a dia. Espero que o conteúdo tenha sido útil para você!

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar o comentário

1 comentário para "4 soft skills para empreendedores"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    63820ccb61b99