5 coisas que você precisa saber antes de investir em uma franquia

14/12/2020 Equipe SUPERA

Entrar no mundo dos negócios é o sonho de muitos, mas é importante saber que, para além da possibilidade de uma renda complementar ou da construção de um negócio dos sonhos, investir em uma empresa requer muito preparo, estudo e dedicação.

O mercado de franquias tem se mostrado muito atrativo para os novos empreendedores, devido ao modelo apresentar maior solidez e segurança para quem investe, porém, ainda assim, é necessário analisar diferentes fatores na hora de escolher o investimento.

Neste conteúdo, você vai conferir 5 itens importantes para analisar na hora de entrar no mercado de franquias!

  • Pesquise os diferentes tipos de franquias

Na hora de escolher um investimento, é necessário pesquisar qual modelo possibilita maior viabilidade, de acordo com a realidade do empreendedor que quer apostar em uma franquia e seu perfil.

Você não deve buscar uma franquia apenas por ser uma marca conhecida ou “da moda”, é preciso analisar analiticamente todo o modelo para entender se ela é a mais indicada ou não para quem pretende empreender nesse mercado.

No ato de pesquisar mais franquias, o candidato a franqueado pode verificar quais são as possibilidades disponíveis no segmento em que ele busca, os tipos indicados para a realidade financeira dele e se o negócio é viável para a região em que ele pretende abrir uma franquia.

  • Coloque “tudo na ponta do lápis”

Isto quer dizer, basicamente, que é necessário colocar no papel todos os esforços financeiros que deverão ser empenhados no investimento.

Para começar a operar uma franquia é preciso garantir um capital suficiente para manter a empresa até que o retorno comece a aparecer, por isso é imprescindível, antes de qualquer passo adiante, entender qual é a realidade do empreendedor e o quanto ele poderá gastar para iniciar o sonho de investir em uma franquia.

  • Busque uma franquia com a qual você possui identificação

Investir em uma empresa é assunto sério, e é preciso analisar todos os aspectos envolvidos no negócio. Quando um empreendedor busca uma franquia, é preciso buscar também um modelo de negócio ou uma marca que, além de “dar certo”, também vai ao encontro do que o possível franqueado acredita.

Por isso é importante conhecer e analisar diferentes aspectos na hora de escolher uma franquia: desde o modelo de negócio adequado até a área de atuação da marca, assim como qual é a postura do franqueador em relação aos franqueados e o modo de operar da empresa sede.

  • Conheça a Lei de Franquias

As franquias são regidas pela Lei de Franquias (13.966/19), parte da legislação brasileira que aponta diretrizes legais para o segmento. Entender o conceito de franquia, nos termos da lei, é importante para assegurar que tanto franqueado quanto franqueador saibam seus deveres e direitos durante o processo de operação do negócio.

  • Conheça a marca franqueadora

Conhecer a postura do franqueador da marca que você possui interesse é muito importante para garantir que todo o processo de trabalho em conjunto entre as duas partes seja satisfatório e próspero.

Além disso, é importante buscar feedbacks de franqueados e ex-franqueados durante a pesquisa, pois assim será possível perceber a empresa por diferentes aspectos para medir o grau de satisfação entre os franqueados da marca.

Os itens citados acima são primordiais para a decisão na hora de investir em uma franquia. Além disso, ainda é necessário compreender o suporte oferecido pelo franqueador para possibilitar a operação da franquia, isto é, o franqueador deve oferecer as bases intelectuais e mercadológicas para que as unidades franqueadas consigam se nortear para os bons resultados.

O mercado de franquias, de acordo com a ABF, se mostra muito satisfatório para os empreendedores que optam por este modelo de negócio. No ano de 2019, o setor cresceu 6,9% em relação ao ano anterior, 2018. No ano de 2020, o segmento sofreu quedas e altas em decorrência do cenário adverso, mas ainda assim apresenta números satisfatórios; de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising, ABF.

Neste conteúdo, você entendeu um pouco mais sobre os primeiros passos para seguir com o projeto de investir em uma franquia. E aqui no nosso site, você pode conferir um conteúdo ainda mais completo no “Guia completo para abrir uma FRANQUIA”.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "5 coisas que você precisa saber antes de investir em uma franquia"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    66569356bfc69