FRANQUIA DE SUCESSO

5 dicas para administrar uma franquia

Por Equipe SUPERA - 27/02/2015

FRANQUIA DE SUCESSO

Depois de muito pensar e fazer pesquisas, você resolveu investir em uma franquia, certo? Metade do caminho percorrido para uma vida de sucesso! Agora você já pode começar a se preparar para administrá-la. Neste caso, temos uma boa notícia: não é precisa ser nenhum especialista em finanças para gerir bem o seu negócio.

Para ajudar você nesta etapa importante, o Franquia Educacional trouxe cinco dicas do especialista em franquias Marcus Rizzo, dono da Consultoria Rizzo Franchise.

Todas essas orientações são essenciais para quem quer começar um novo empreendimento e devem ser lidas e seguidas antes de investir.

“Para a maioria das pessoas, inaugurar uma nova franquia de sucesso é realizar um sonho. Mas para muitos franqueados este sonho pode ser um caso à parte. A franquia pode ter dificuldade para decolar e se firmar, o que poderia ser evitado se algumas questões comuns fossem consideradas”, afirma Rizzo.

Então atente-se às dicas a seguir e boa sorte. O sucesso está em suas mãos!

1 – Tenha dinheiro em caixa

A recomendação é que o franqueado tenha ao menos três vezes o valor necessário para começar o empreendimento. Essa garantia protege o franqueado dos períodos de queda do negócio, que pode acontecer com qualquer pessoa, seja ela experiente ou estreante no mundo do empreendedorismo.

Para exemplificar, vamos contar uma história: Paulo Bauer estava muito insatisfeito com seu emprego, até largar tudo para investir em uma franquia de sucesso do ramo de alimentação. Ele tinha só metade do capital necessário para o investimento e precisou financiar equipamentos. Assim ele inaugurou a unidade totalmente sem caixa. Aí Paulo precisou pagar os fornecedores, insumos de operação, aluguel pessoal… Resultado? Ele abandonou o negócio pouco antes de completar dois anos.

2 – Foco em vendas!
Ao iniciar um negócio, um erro muito comum é subestimar a importância das vendas. E, coincidentemente, é nesse começo que deve ser dada atenção às vendas, pois elas recuperam o investimento e pagam as despesas. Lembre-se: de nada vale a melhor ideia do mundo se você não puder vendê-la.

3 – Tenha dedicação em tempo integral ao novo negócio
Não é porque você investiu em uma franquia de sucesso que o negócio vai andar sozinho. Cláudio pensou que fosse assim e acabou falindo! Ele resolveu investir em uma franquia de cosméticos e tinha certeza de que daria certo. “Continuei com todas as minhas outras atividades e dava uma passadinha aos finais de semana para ver como estava o caixa”, disse ele. Um tempo depois… “Achei que como tinha comprado uma franquia, o sucesso também estaria formatado, mas foi assim!”.
Apenas no dicionário a palavra “sucesso” aparece antes de “trabalho”. O envolvimento e trabalho do franqueado no dia a dia do negócio é essencial.

4 – “Ouça” o franqueador. Mesmo se achar que já sabe tudo…
Ao mudar de negócio, muitos franqueados utilizam sua experiência anterior. Isso é muito válido! Porém, as orientações do franqueador são muito importantes pois nenhum negócio é igualzinho ao outro. Augusto gerenciou por muito tempo uma franquia de cafeteria, até que resolveu investir em outra marca. Achando que já sabia tudo sobre o empreendimento, não participou do treinamento e não deu atenção às orientações. Fim da história? Fim da franquia. Depois de tudo, Augusto afirmou: “…eu sabia tudo sobre café, mas nada sobre cafeterias. Foi um desastre!”.
O franqueado experiente geralmente passa boa parte do tempo questionando os produtos, os serviços, a operação do negócio e altera várias características: desde a operação até os fornecedores. Aí não tem jeito: o negócio acaba fechando.

5 – Se atente à localização da franquia
Mentalize: local adequado é aquele gera consumidores suficientes para o negócio acontecer. Não se iluda com belos folhetos de novos prédios comerciais, shoppings, corretores de imóveis – a não ser que eles sejam adequados ao seu ramo. Quando o ponto escolhido não é ideal, a primeira reação do franqueado sempre é questionar os produtos e os serviços. Mas aí a franquia já está inaugurada e, provavelmente, o negócio vai dar errado. É importante pensar muito bem antes de adquirir o ponto ou imóvel, pedir orientação ao franqueador e não teimar caso a sua opinião seja contrária. Afinal, uma das vantagens de ser um franqueado é poder contar com todo o know how de quem entende do assunto.

 

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

MICROFRANQUIAS PARA CIDADES PEQUENAS FRANQUIAS PARA CIDADES ACIMA DE 85 MIL HABITANTES Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar o comentário

1 comentário para "FRANQUIA DE SUCESSO"

Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

SUPERA PRESENCIAL

Ginástica para o cérebro

O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA Online

O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

SUPERA para escolas

Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino.

O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Newsletter

Ganhe o E-BOOK: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

X
5ce56e07410c7