ABRIR UMA FRANQUIA

Como evitar o fracasso com franquias

Por Equipe SUPERA - 29/07/2015

Para o negócio ter sucesso, é preciso ter muita dedicação

Para o negócio ter sucesso, é preciso ter muita dedicação

Ainda que abrir uma franquia seja mais seguro que iniciar um negócio do zero, sem uma boa gestão, o empreendimento pode gerar prejuízos levando até à falência. Para evitar que isso aconteça é necessário ter alguns cuidados. Para te ajudar, o Franquia Educacional elaborou uma lista com os erros mais comuns e como evita-los.

De acordo com o professor Idalberto Chiavenato no livro “Empreendedorismo: Dando Asas ao Espírito Empreendedor”, o motivo que mais leva uma franquia ao fracasso é simples: a inexperiência.

Este obstáculo é mais simples de ser vencido com muita dedicação e estudos, mas além disso, é necessário ainda tomar cuidado com outros percalços pelo caminho. Veja abaixo algumas dicas de Carolina Pascucci, supervisora comercial da franquia SUPERA, e de Vanessa Galvão, responsável pelo pré inaugural:

1 – Não trabalhar com indicadores
Existem hoje muitas franquias que trabalham apenas com percepções, e no mundo dos negócios, isso não quer dizer muita coisa. A famosa frase “os números não mentem” é muito válida! Trabalhe com eles, planeje e aja de acordo com estes resultados. Abrir uma franquia significa acompanhar atentamente todos os detalhes do negócio.

2 – Falta de foco
Em vários sites com artigos e matérias sobre franquias – até mesmo aqui, no Franquia Educacional! -, uma das informações mais repetidas é: opte pelo segmento com o qual você tem mais afinidade, certo? Certíssimo! Mas… Não vá se deixar cegar de paixão pelo produto. “Em redes de franquias, é comum ter franqueados que gostam tanto do que oferecem, que se esquecem dos negócios, dos lucros e da captação de clientes. Isso é muito importante. Afinal, um franqueado é, antes de tudo, um empreendedor”, comenta Pascucci. Ou seja: equilibre o lado racional e emocional do seu cérebro! Lembre-se de ambas as partes.

3 – Mão de obra
O ideal é ter processos seletivos constantes. Um franqueado não deve se acomodar com um bom colaborador pois uma hora pode perdê-lo, já que neste mercado há alta rotatividade de pessoas. Pode ser que demore até você encontrar outro tão qualificado quanto o anterior e aí os resultados caem drasticamente. Tenha sempre um banco de currículos.

4 – Não ter perfil empreendedor
Como apontou Vanessa Galvão, quando o empreendedor abrir uma franquia, ele tem uma receita de bolo em mãos. É necessário colocar a mão na massa e se esforçar assim como em qualquer outro negócio, com a vantagem de ter suporte qualificado. Não adianta achar que tem o “bolo pronto” e cruzar os braços. É preciso ter empenho!

5 – Falta de experiência
O título deste tópico não é o maior dos problemas. O pior é a sensação de ansiedade de vem junto à falta de experiência. Procure se manter calmo! Com foco, dedicação aos estudos sobre negócios e a própria franquia em questão, seguindo as orientações do franqueador, vai dar certo. Uma boa dica para empreendedores inexperientes é fazer cursos voltados para esta área. O SEBRAE oferece excelentes opções. A ansiedade é uma das piores armadilhas para um empreendedor, não deixe que ela abale o seu negócio. Portanto, quando estiver se sentido mal quanto a isso, tire um dia para descansar e aproveitar com a família e relaxe. No dia seguinte, volte empenhado! Em uma franquia, o seu sucesso depende apenas da sua dedicação

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

MICROFRANQUIAS PARA CIDADES PEQUENAS FRANQUIAS PARA CIDADES ACIMA DE 85 MIL HABITANTES Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar o comentário

1 comentário para "ABRIR UMA FRANQUIA"

Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

SUPERA PRESENCIAL

Ginástica para o cérebro

O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA Online

O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

SUPERA para escolas

Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino.

O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Newsletter

Ganhe o E-BOOK: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

X
5bf35b97ded23