Franquias

Como avaliar uma rede de franquias

Por Equipe SUPERA - 23/01/2015

Franquias

O ano novo começou a todo vapor e, nesta época, muitas pessoas querem mudar de vida investindo em um novo negócio. O mercado de franquias é uma boa alternativa para quem quer empreender, pois oferece oportunidades em todos os segmentos. Mas o que fazer quando essa diversidade se torna um entrave? Para te ajudar a escolher, o Franquia Educacional entrevistou o especialista em franquias Marcus Rizzo, dono da Consultoria Rizzo Franchising.

Segundo ele, a primeira coisa a fazer é avaliar seu perfil, suas possibilidades e necessidades. Com o que você mais se identifica, quais são os valores mais importantes para você, e assim por diante. Depois, compare todos os aspectos das redes de franquias de sua preferência.
A seguir, confira os 8 pontos importantes que você deve considerar nesta pesquisa, de acordo com as dicas do especialista:

1 – Escolha da franquia
Na hora de escolher uma franquia, é importante se identificar com o produto, com a marca e com o modelo de negócio. Em geral, as pessoas optam por um produto que já tem como hábito de consumo (roupas, serviços, alimentos). Em outros casos, as pessoas identificam uma nova oportunidade, uma inovação, e percebem uma tendência de mercado.

2 – Primeiro contato com a rede franqueadora
Você se interessou pela franquia e agora vai procurar pelo contato do franqueador. Se o negócio é vendido por corretores ou consultores, tenha muita cautela. Intermediários são movidos pelo desejo de ganhar a comissão pela intermediação. O melhor mesmo é entrar em contato direto com a sede franqueadora e solicitar uma visita.

3 – Avaliação do negócio escolhido
Aqui há dois aspectos fundamentais. Informe-se sobre os serviços e suporte prestados antes e durante a instalação da franquia. Conheça de perto o apoio que a rede franqueada oferece para a operação do seu negócio, nas áreas Administrativa, Comercial, Pedagógica (nos casos de escolas/cursos e treinamentos), Assessoria de Imprensa e Marketing.

4 – Identifique a qualidade do treinamento
Atente-se aos treinamentos propostos: eles realmente atendem às suas necessidades? Avalie a profundidade do conteúdo apresentado e se ele tem aplicação prática no negócio.

5 – Avalie a documentação legal do negócio
Por meio da Circular de Oferta de Franquias, o franqueador deve fornecer, por lei, todas as informações sobre o negócio, contratos e lista das franquias da rede (inclusive aqueles que se desligaram há pelo menos um ano).

6 – Avalie a lucratividade do negócio
Novamente por meio da Circular de Oferta (COF) o franqueador oferece um DRE (demonstrativo de resultados) de uma operação proforma. Também deve ser fornecido todos os valores que deverão ser investidos no negócio. Com base nessas informações, você pode ponderar a lucratividade do negócio.

7 – Avalie o contrato de franquia
Esse item é muito importante. Normalmente o contrato não é negociável, então se o franqueador abre espaços para isso, tome cuidado.

8 – Converse com franqueados do negócio escolhido
Para finalizar, é importante conversar e verificar esses itens com quatro franqueados em operação: dois com menos de dois anos de negócio e outros dois com mais de dois anos trabalhando com a franquia.

Abaixo, veja que interessante a tabelinha sobre o perfil do empreendedor comum e do franqueado, fornecida por Marcus Rizzo.

Franquias - Como avaliar uma rede de franquias
Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

MICROFRANQUIAS PARA CIDADES PEQUENAS FRANQUIAS PARA CIDADES ACIMA DE 85 MIL HABITANTES Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Franquias"

Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

SUPERA PRESENCIAL

Ginástica para o cérebro

O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA Online

O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

SUPERA para escolas

Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino.

O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Newsletter

Ganhe o E-BOOK: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

X
5c0dd56ccedae