Como elaborar um plano de negócios para sua franquia

Como elaborar um plano de negócios para sua franquia

03/06/2015 Equipe SUPERA

Realizar um plano de negócios é uma etapa primordial, que deve ser feita logo no começo de sua jornada empreendedora, para garantir o sucesso de sua franquia. Leia o artigo e saiba como elaborar!

Plano de negócios

Ao iniciar um negócio, é muito importante estabelecer metas e definir as ações necessárias para atingi-las, e elas devem ser postas em seu plano de negócios.

Ele é entendido como um documento que reúne dados essenciais, com metas, etapas e prazos para execução e, depois, captação de recursos.

Para começar seu plano de negócios, você precisa:

  • Analisar a concorrência;
  • Estudar o mercado (com entrevistas a potenciais clientes, por exemplo)
  • Levantar pontos fortes e fracos do negócio;
  • Compilar dados que servirão de fio condutor para suas ações.

De acordo com Hélio Freitas, gestor do departamento financeiro da rede SUPERA, as franquias de sucesso oferecem um esboço bastante estruturado do plano de negócios. O empreendedor só tem que complementar o documento de acordo com seus objetivos pessoais e detalhes do mercado local.

“Franquias de sucesso possuem experiência para ajudar o empreendedor a elaborar o plano de negócios, porque constroem e aperfeiçoam um modelo com base na história de êxito de seus franqueados”, declara o especialista.

Ele completa dizendo que, se a pessoa vai abrir um negócio por conta própria, tem de levantar todas as informações sobre seu ramo a ser investido e elaborar estratégias para o sucesso de seu empreendimento.

É importante destacar que, ao optar por abrir uma franquia, o Franqueador — ou seja, a Matriz da marca — terá um modelo de plano de negócios pronto com algumas informações necessárias para preencher o documento com maior segurança

“Quando um empreendedor decide investir na franquia, nós elaboramos uma planilha integrada, com dados de todas as áreas de gestão do negócio: financeiro, pedagógico, estratégico e comercial. Tudo isso pode contribuir para a estruturação de um bom planejamento estratégico”, explica Hélio.

Para você ter uma ideia do que vai encontrar, caso invista em uma franquia, Hélio Freitas dá algumas dicas básicas para elaborar o seu próprio plano de negócios:

Como fazer um plano de negócios

Utilize ferramentas

No Brasil, o Sebrae é a instituição mais experiente para orientar empreendedores a começarem o plano, oferecendo auxílio de consultores, palestras, cursos e tecnologias.

Hoje, com ajuda da tecnologia, podemos montar um planejamento com mais facilidade. Um exemplo é o software é o Plano de Negócios do Sebrae, que pode ser baixado no site da instituição, clicando aqui.

Não se deixe levar pela emoção

Em um plano de negócios, os números não podem mentir, principalmente na parte referente às projeções financeiras. Fique atento e seja bastante racional para análises de investimentos, projeções, balanços e demonstrativos de resultados. Essa seção geralmente pede maior atenção e gera muitas dúvidas. Mas aí você já sabe, né? Para isso existe o suporte do franqueador.

Seja organizado

Informações sobre o mercado, o público alvo e os concorrentes já serão passadas pelo franqueador. Você poderá complementar com informações locais, no momento em que estiver escolhendo o ponto comercial.
O que você precisa fazer é organizar essas informações de forma que fiquem claras para você, na hora de traçar objetivos e metas.

Atualize seu plano de negócios

O plano de negócios não é e não pode ser um documento para ficar guardado na gaveta. “É um erro muito comum pensar que ele só deve ser pensado e formatado na hora de montar um negócio. Embora nesta fase ele seja primordial, é importante segui-lo e adaptá-lo ao longo do desenvolvimento da franquia”, orienta Hélio.

Após planejar e agir, você precisa se preparar para captar recursos (calcular o retorno do seu investimento), reinvestir, gastar e poupar. Quando você analisa seus resultados, consegue perceber os gaps e ajustar, redefinir as estratégias e melhorar os resultados a cada período, como em um ciclo virtuoso.

Por último, na escolha da franquia, certifique-se de que o franqueador é comprometido e oferece uma boa estrutura para você realizar seu sonho de empreender. Pesquise, leia, estude, planeje e lembre-se: seu sucesso depende da sua dedicação. Então… mãos à obra!

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Como elaborar um plano de negócios para sua franquia"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    669d8f5c0e937