SER UM FRANQUEADO

Dicas sobre Franquias – Evite problemas!

Por Equipe SUPERA - 02/07/2012

SER UM FRANQUEADO
O Portal da revista Exame publicou, no dia 22 de abril, uma matéria sobre como evitar os problemas que podem aparecer quando você decide abrir uma franquia.

A matéria contou com a participação do especialista no mercado de franquias Marcus Rizzo e ele elaborou uma lista com os quatro principais cuidados que devem ser tomados antes de você ser um franqueado.

Estas dicas sobre franquias podem ajudar você no processo de decisão do seu novo negócio e durante sua carreira de empreendedor:

1 – Programa de treinamento:

Comprar uma franquia, mais que trabalhar com uma marca já conhecida no mercado e ter um modelo de negócio estruturado, é comprar conhecimento de mercado. “Treinamento fraco denota que o franqueador não conhece suficientemente o negócio que está lhe vendendo. Neste caso, como você poderá enfrentar as dificuldades que surgem no dia a dia da operação?”, questiona o especialista em franquias Marcus Rizzo.

A solução para avaliar o programa de treinamento da franquia adequadamente é conversar com um franqueado que já esteja no negócio há mais de um ano. Procure saber o que ele considera como as maiores falhas da empresa e como ele supriu as deficiências. É importante verificar se a ênfase do treinamento está apenas no produto ou se também existem orientações sobre o gerenciamento do negócio, como administração financeira e de pessoal.

2. Confiabilidade da marca:

Apesar de não ser uma tarefa simples, há indícios a serem observados que podem antecipar a quebra de uma rede de franquias. Um dos sinais é a quantidade de litígios contra a rede. Além disso, deve-se observar a presença e participação do franqueador. “Normalmente o franqueador é de fácil acesso. Quando a franqueadora vai quebrar, o franqueador praticamente desaparece e sai de cena”, destaca Rizzo.

Não possuir unidades próprias é outro sinal de falta de competência na operação e no controle do negócio. Fuja também daquelas redes cujo crescimento acelerado foi baseado na agressividade do marketing de vendas de franquias. “Se não estiver alicerçado sobre um desempenho consistente do negócio e do próprio franqueado, já é um motivo para desconfiar.”

3. Pesquise sobre franquias:

Antes de investir em uma franquia, é necessário conhecer o franchising e, para isso, existem várias fontes de pesquisas, sendo a internet a campeã delas. Outra forma de conhecer diversas empresas franqueadoras é participando de feiras, realizadas por várias frentes, entre elas a Associação Brasileira do Franchising (ABF).

Além disso, quem deseja investir em um modelo internacional é bom ficar de olho no site da IFA (International Franchising Association), a maior entidade de franquias do mundo, que traz links para entidades e franquias de várias partes do mundo.

4. E se a franquia acabar?

Não é impossível que redes de franquias decretem falência, mas o que pode acontecer quando uma franquia acaba? Há casos em que os franqueados se juntam e compram a franqueadora ou ela pode ser fundida ou adquirida por concorrentes.

Também acontece de apenas um franqueado comprar toda a rede de franquias e o resultado nem sempre é dos melhores, pois franqueados resistem à liderança de quem antes era seu par. “Em todos estes casos houve um ponto em comum: franqueadores não tiveram o devido cuidado com a rede e não conseguiram perceber que o maior patrimônio era o franqueado”, avalia Rizzo.

As dicas sobre franquias acima são relevantes! Somado a isto, um dos momentos primordiais que contribuirão para sua decisão de ser um franqueado será a visita ao franqueador. EXPLORE TUDO! Não é o momento de ser “educado” e confortável com suas perguntas, pois estamos falando do seu futuro pessoal e empresarial! Estamos falando do que você vai fazer da sua vida nos próximos anos! Nesta jornada de pesquisa descubra se você está diante de um franqueador que será, ou não, seu parceiro de negócios!

Detalhes da reportagem da revista Exame:
http://exame.abril.com.br/pme/noticias/4-dicas-para-evitar-problemas-com-a-franquia

*Laís Vieira Santos – Jornalista Franquia SUPERA

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

MICROFRANQUIAS PARA CIDADES PEQUENAS FRANQUIAS PARA CIDADES ACIMA DE 85 MIL HABITANTES Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "SER UM FRANQUEADO"

Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

SUPERA PRESENCIAL

Ginástica para o cérebro

O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA Online

O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

SUPERA para escolas

Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino.

O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Newsletter

Ganhe o E-BOOK: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

X
5c0dd60ce47ab