Franchising: conheça esse modelo de negócio

03/12/2020 Equipe SUPERA

Antes de começar a empreender, é necessário entender quais são os modelos de negócio disponíveis no mercado para encontrar o modelo ideal para as suas necessidades e objetivos.

Neste conteúdo, te convido a conhecer um pouco mais sobre as franquias – ou franchising – e entender um pouco mais sobre:

Continue a leitura!

O que é franchising?

No Brasil, as franquias são amparadas pela Lei de Franquias (13.966/19). De acordo com a definição presente na legislação, as franquias são compreendidas por um

sistema pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento”

Ou seja, franchising ou franquia diz respeito ao modelo de negócio em que, em termos gerais, o empreendedor licencia uma marca, produto ou serviço, para obter os direitos de reprodução e distribuição de uma empresa que já existe no mercado.

Quais são as diferenças entre franchising e negócio próprio?

Você pode conferir um guia completo sobre franquias neste link. Aqui, vamos nos atentar às diferenças básicas entre o sistema de franchising e os negócios próprios.

Quando o empresário opta por investir em uma franquia, ele precisa saber que vai apostar suas fichas em uma empresa já consolidada no mercado, que possui uma determinada diretriz universal a ser seguida e, também, um nome competitivo no mercado em que ela atua.

Em outras palavras, é possível pontuar que abrir uma franquia oferece maior segurança para o empresário, visto que ele vai ter todo o aparato intelectual e operacional para se basear – por vezes, seguir – e isso pode oferecer mais segurança e menos riscos durante a execução do projeto.

É diferente do negócio próprio, que é iniciado por “conta e risco” do empreendedor. Quando um empreendedor abre um negócio, ele deve se estruturar com base em pesquisas de mercado, desenvolver estratégias específicas para penetrar no mercado e garantir que o público-alvo aceite a nova marca, produto ou serviço que será ofertado pela empresa.

Quais as vantagens de uma franquia?

O franqueador, que é a figura representada pela sede empresarial da marca, fica responsável por treinar e oferecer todo o amparo necessário para garantir que o franqueado possua as competências necessárias para conhecer e administrar o negócio.

Devido ao amparo oferecido pelas empresas franqueadoras, o segmento pode ser atrativo para os empreendedores que desejam investir em uma empresa.

Investir em uma franquia é uma tendência mercadológica que está se mostrando muito positiva para os novos empreendedores que querem apostar em negócios de forma a assumir menos riscos e garantir mais estabilidade, pelo menos é o que indicam os dados da Associação Brasileira de Franchising.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Franchising: conheça esse modelo de negócio"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    63820cfa3f1e9