FRANQUIA DE ESCOLA

5 dicas para melhorar a memória

Por Equipe SUPERA - 16/02/2017

franquia-de-escola-5-dicas-para-melhorar-a-memoria

Segundo especialista da franquia de escola, para que uma informação seja gravada mais facilmente na memória, é preciso que elas sejam significativas

Memória é aquisição, formação, conservação e evocação de informações. Segundo Ivan Izquierdo, neurocientista pioneiro no estudo da neurobiologia da memória e do aprendizado (2002): “‘gravamos’ aquilo que aprendemos, ‘lembramos’ aquilo que gravamos, portanto, o que foi aprendido”. E aprender está ligado diretamente à atenção.

Dessa forma, como é possível se recordar daquilo que não prestamos atenção?

De acordo com a cientista social e Diretora Pedagógica Nacional da Franquia de Escola SUPERA, Solange Jacob, as informações ficam mantidas na mente o tempo suficiente para utilizá-las, mesmo quando estamos fazendo outras tarefas, como se fosse um depósito temporário de informações.

“Para que uma informação seja gravada mais facilmente na memória, é preciso que estas informações sejam significativas, além de manter-se profundamente concentrado e prestar atenção”, diz a cientista social.

Dicas práticas para melhorar a memória

Você pode adotar novos hábitos para melhorar sua capacidade de memória. Confira agora cinco dicas, elaboradas com base em pesquisas científicas e recomendadas pela Franquia de Escola SUPERA:

Sono: há tempos, o sono é definido por cientistas como o estado em que nosso corpo otimiza e consolida novas informações adquiridas e as armazenam como memória.

Alimentação: está provado que uma dieta rica em Ômega-3, vitamina B e antioxidantes é importante para a saúde do cérebro e para ter uma boa memória.

Relaxamento: desestressar e meditar são formas reconhecidas de preservar as lembranças. Segundo estudos amplamente divulgados, a prática diária da meditação ativa as partes do córtex cerebral responsáveis pela tomada de decisão, atenção e memória.

Exercícios físicos: estudos científicos mostram que o exercício físico melhora e protege a função cerebral, sugerindo que pessoas fisicamente ativas apresentem menor risco de serem acometidas por doenças neurodegenerativas.

Estímulo Cognitivo: quando você pratica alguma atividade intelectual, o que também podemos chamar de ginástica cerebral, cria novas conexões entre os neurônios no cérebro (as sinapses). Quanto maior a densidade de sinapses no cérebro, maior é a nossa reserva cognitiva, a resistência da mente às lesões no cérebro.

No dia a dia, há várias ocasiões em que você pode se beneficiar de uma memória afiada e de uma boa capacidade de se recordar de fatos corriqueiros. No shopping center, você precisa se lembrar onde estacionou o carro.

No supermercado, precisa lembrar-se das coisas que falta em casa, a menos que tenha sempre a lista em mãos. Quem não tem disciplina de anotar, corre o risco de gastar mais, enquanto se perde pelas gôndolas tentando resgatar a memória.

Como melhorar a memória na terceira idade

É comum que pessoas com mais de 50 anos apresentem dificuldades de memorização. Com o envelhecimento, é natural que algumas atividades que exigem memorização sejam mais desafiadoras do que em outras faixas etárias.

A gerontóloga da USP (Universidade de São Paulo) e consultora da Franquia de Escola SUPERA, Thaís Bento, revela algumas dicas que vão potencializar a memória de quem já ultrapassou os 50 anos de idade.

“Utilize pistas e estratégias que otimizem o desempenho da memória. Anote em um caderno as três reportagens principais veiculadas nos noticiários e revistas. Utilize o calendário diariamente, marcando com um “X” na presente data, anotando recados daquele dia”, conta a especialista.

Thaís Bento completa dizendo que, realizar poucas tarefas por dia melhora a qualidade de execução e de atenção.

“Você pode treinar a atenção com os jogos de sete erros e caça palavras. Essas atividades diminuem a ansiedade e a distração. É necessário manter uma alimentação equilibrada, incluindo frutas vermelhas, que são ricas em antioxidantes, além do azeite extra virgem e duas castanhas-do-Pará por dia, rica em selênio, nutriente que ajuda a fortalecer os neurônios”, completa a especialista.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

MICROFRANQUIAS PARA CIDADES PEQUENAS FRANQUIAS PARA CIDADES ACIMA DE 85 MIL HABITANTES Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 2 comentários

2 comentários para "FRANQUIA DE ESCOLA"

Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

SUPERA PRESENCIAL

Ginástica para o cérebro

O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA Online

O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

SUPERA para escolas

Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino.

O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Newsletter

Ganhe o E-BOOK: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

X
5c1571e405a95