FRANQUIA DE ESCOLA

Especialista fala sobre mediação da aprendizagem em encontro de educadores

Por Equipe SUPERA - 27/07/2016

Marcos Meier com a equipe Pedagógica Nacional do SUPERA e Antônio Carlos Perpétuo, presidente fundador da Franquia de Escola

Marcos Meier com a equipe Pedagógica Nacional do SUPERA e Antônio Carlos Perpétuo, presidente fundador da Franquia de Escola

O escritor e mestre em educação Marcos Meier participou, no dia 23 de julho, da 2ª Edição do Encontro Nacional de Educadores (ENE), promovido pela Franquia de Escola SUPERA. Além de compartilhar seus conhecimentos com o público, concedeu uma entrevista exclusiva à equipe de conteúdos da marca sobre mediação na aprendizagem.

O evento de capacitação e reciclagem reuniu mais de 150 pessoas, entre educadores e franqueados da rede, que puderam assistir à palestra de Meier e de outros especialistas da área, voltando para suas unidades com uma grande bagagem de conhecimento para aplicação em sala de aula.

Com isso, a marca garante a qualidade na aplicação do método e os alunos conquistam melhores resultados.

Confira agora a entrevista com Marcos Meier:

 

Franquia de Escola SUPERA – O que é mediação no processo de aprendizagem?

Marcos Meier – Mediação é uma interação professor-aluno muito especial, a ponto de desenvolver o cérebro do aluno! Antigamente o foco era simplesmente na aprendizagem de conteúdo, mas hoje deve ser diferente, pois os conteúdos estarão cada vez mais à disposição dos alunos. O foco atual deve ser no desenvolvimento da autonomia e da inteligência do estudante.

 

Qual é a importância do mediador para nosso aprendizado?

A falta de um mediador pode provocar a estagnação do desenvolvimento da inteligência. Prova disso são as “crianças lobo” que sobreviveram sozinhas na floresta. Ao serem resgatadas, pouco conseguiram se desenvolver ou aprender. O motivo é que não tiveram um mediador consciente de suas funções.

 

Você pode citar 3 elementos fundamentais para uma boa mediação?

Os três mais importantes são os que o próprio Feuerstein, autor da teoria da mediação, defende: Intencionalidade e reciprocidade, que é uma coisa só: o professor quer ensinar e conquista a vontade de aprender do aluno. A segunda é a transcendência, ou seja, aquilo que o aluno aprende em uma situação, consegue aplicar em qualquer outra. E a terceira é a mediação do significado, em que o professor ajuda o aluno a interligar as informações construídas.

Um professor com essas características, já é um mediador. E se ele articular as outras 9 em sua forma de lecionar, será um mediador excelente.

 

Qualquer pessoa pode ser mediadora em um processo de aprendizagem? Professor, pai, monitor…?

Sim! Qualquer pessoa. Incluindo as crianças que podem sim mediar o conhecimento a outras ou até a nós adultos. Mediador é aquele que interage de tal forma que faz a aprendizagem se tornar real, constante e autogeradora de novas.

 

Autodidatas não têm mediadores? Pode dar 3 dicas para as pessoas que querem aprender sozinhas?

Um autodidata já teve tão bons mediadores que agora ele pode aprender sozinho. Quanto mais autodidata é alguém, melhor será seu desenvolvimento, pois sabe aprender sozinho e, portanto, desenvolver-se continuamente. A melhor forma de se tornar autodidata é escolher uma área da qual se gosta muito e ler, estudar a respeito. Ser autodidata em áreas de que não se gosta é mais difícil, apesar de não ser impossível.

Infelizmente, a maioria das escolas não incentiva o autodidatismo, como se tivessem medo de alunos que sabem mais que os professores. Pelo contrário, alunos que aprendem sozinhos podem aprofundar seu conhecimento com os professores, mesmo que seja ensinando-os a respeito do que estão aprendendo, já que ensinar aprofunda o conhecimento.

A função principal do mediador é tornar-se cada vez menos necessário, ou seja, fazer com que o aluno possa caminhar sozinho.

 

Qual o papel do mediador no desenvolvimento de habilidades cognitivas em adultos?

Praticamente fundamental. O mediador, pela sua forma de agir, acaba provocando, incentivando e motivando seus alunos a serem mais autônomos, o que desenvolve as funções cognitivas. A boa notícia é que novas conexões cerebrais podem se formar até o fim da vida, ou seja, nós adultos podemos continuar nosso desenvolvimento, desde que, logicamente, sejamos autônomos na aprendizagem de múltiplas áreas.

 

Os empreendedores que optam pela franquia de curso SUPERA recebem treinamento web semanalmente, além de participarem de eventos presenciais trimestrais na área Comercial e anuais para o Pedagógico. Além de capacitar e motivar os colaboradores da rede, estes encontros promovem a troca de experiências entre as unidades, uma forma rica de unir-se para ter força em todo território nacional.

 

 

 

 

 

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

MICROFRANQUIAS PARA CIDADES PEQUENAS FRANQUIAS PARA CIDADES ACIMA DE 85 MIL HABITANTES Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "FRANQUIA DE ESCOLA"

Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

SUPERA PRESENCIAL

Ginástica para o cérebro

O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA Online

O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

SUPERA para escolas

Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino.

O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Newsletter

Ganhe o E-BOOK: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

X
5d0795c4252e3