Franquia ou negócio próprio?

25/08/2021 Equipe SUPERA

Está pensando em abrir um negócio mas não sabe qual caminho seguir? Quer entender quais as principais diferenças entre um modelo de negócio próprio e uma rede franqueada?

Neste artigo você vai conferir algumas informações necessárias para que você possa escolher qual o melhor modelo para o seu negócio.

  • O que é e como funciona uma franquia?
  • Negócio próprio x Modelo de Franquia;
    • Ramo de negócio e dados de mercado;
    • Prestígio e aceitação da marca;
    • Gestão e treinamento de equipe;
    • Material e fornecedores;
  •  A ABF e os dados de mercado.

O que é e como funciona uma franquia?

Franquia é um sistema de negócio em que o franqueador (proprietário de determinada marca) cede a pessoa interessada em adquirir o negócio (franqueado) o direito de vender, distribuir e representar seus produtos, bem como sua marca.

Ou seja, é um modelo cujo sistema é facilmente replicável e comercializável. Além disso, quando adquire esse sistema, o franqueado tem a sua disposição uma série de benefícios que o ajudarão a gerir de forma mais assertiva o seu negócio, diferentemente do que seria com um empreendimento autônomo.

Mas quais diferenças são essas? Para saber, continue a leitura!

Negócio próprio x Modelo de franquia

Previsibilidade dos gastos e dados de mercado

Em um modelo de negócio individual é necessário realizar pesquisas extensas em relação às demandas de mercado, desenvolver e implementar um conjunto específico de estratégias que busquem firmar-se seu empreendimento e atender às expectativas da população.

Além disso, mesmo com planejamento e estimativas, por estar em estágio inicial, muitas intercorrências podem interferir no faturamento do seu comércio e/ou empresa no início.

Embora investir em um sistema de franquia também demande pesquisas, é possível ter previsibilidade de gastos e uma base do cálculo de faturamento, dos lucros, da mão de obra e obter informações sobre padrões de retorno financeiro ao longo dos meses, anos etc.

Todos esses dados são fornecidos pelo dono do negócio, que por ter uma vasta e longa atuação no campo, pode lhe dar apoio e alinhar com você as melhores estratégias com base em seus objetivos, sua localidade e seu público.

Previsibilidade dos gastos e dados de mercado

Em um sistema de negócio autônomo, além das pesquisas e tendências de mercado, é necessário investir em uma marca/produto e/ou serviço que venha a ser  aceita pelo público.

E, nesse caso, investir em um negócio com um mercado consolidado é mais interessante pois é possível saber e observar as percepções dos clientes sobre aquele determinado negócio por meio dos canais de comunicação e pesquisas de satisfação.

Gestão de pessoas e treinamento

Além de pesquisar de forma autônoma todas as informações sobre os dados de mercado, ao escolher o ramo da sua empresa é necessário refletir sobre os setores que irão formar sua equipe e fornecer treinamento a eles.

Em um modelo de franquias isso não é necessário, já que oferecem todo o treinamento e suporte necessário para a gestão do seu empreendimento.

Além disso, a maioria das empresas atuam com estratégias de marketing, formatos de divulgação, conteúdos e pautas disponibilizados previamente, livrando você de mais essa preocupação.

Material e fornecedores

Quem já iniciou o próprio negócio sabe o trabalho que dá para conseguir fornecedores e dos custos que isso gera, e quando falo em custos isso pode não estar relacionado com dinheiro diretamente, mas envolve tempo de procura, locomoção ou ligações para fornecedores, por exemplo.

E esses gastos de tempo podem ser poupados com uma rede de franquias, pois essas disponibilizam todos os materiais e recursos necessários para a execução do seu negócio. Desde a implementação de estratégias de marketing, conforme já dito, até os materiais utilizados pelo seu negócio.

Como você pode ver, em um modelo de negócio que se inicia do zero há uma série de questões que devem ser previamente resolvidas: pesquisa da demanda de mercado, segmento que se alinha ao seu perfil e as expectativas do público, composição e treinamento da equipe, elaboração de estratégias específicas de marketing e contar com fornecedores do produto e/ou material comercializado.

E nessa hora é preciso refletir se realmente quer ter um esforço bem maior ou se quer contar com uma parceria que pode o ajudar em diversos aspectos.

A ABF e os dados de mercado

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) é um canal que disponibiliza diversas informações sobre o mercado de Franchising brasileiro em diversos formatos, como por exemplo lives, palestras, podcasts etc. No site dessa instituição é possível ter acesso a todas as franquias associadas e solicitar informações sobre qualquer um dos setores vinculados à organização.

Segundo a ABF, só no ano de 2018, o setor de franchising foi responsável por 8% dos novos empregos gerados no país. Esse é um mercado em constante expansão que só tende a crescer.  Além de ser um empreendimento seguro, esse também é menos custoso e conta com uma rede de apoio em diversos setores da empresa.

O que explica esse sucesso do mercado de franquias, segundo André Friedheim, presidente da ABF, é justamente esse trabalho em conjunto, o treinamento regular e a presença de marcas já consolidadas.

E não teria como ser diferente: a troca de experiências é benéfica para ambas as partes: o franqueador pode orientar com base em todas as experiências acumuladas ao longo do tempo e o franqueado pode demonstrar quais estratégias oferecidas funcionam e quais não, contribuindo assim para o crescimento do negócio de maneira geral.

Ficou curioso? Veja quais as tendências de mercado para os próximos anos e torne-se um empreendedor colaborativo agora!

É inegável que a pandemia do novo coronavírus comprometeu o faturamento de diversos estabelecimentos. No entanto, muitos desses segmentos apertaram os cintos e conseguiram minimizar os impactos econômicos desse período tão desafiador.

E o setor de casa e construção está entre eles. Só no ano de 2019 foi registrado um aumento de 12,8% em seu faturamento. Já o setor de delivery também marcou presença registrando 48,77% de todo o mercado na América Latina.

Com as normas de distanciamento impostas pela pandemia, o modelo de trabalho home office também se tornou recorrente. Além de poupar o estresse dos funcionários de se locomoverem até o trabalho, muitos empresários viram oportunidade de reduzir os custos com aluguel de escritórios. Esse é um sistema considerado pela ABF como Micro franquia pois envolve custos inferiores a 90 mil.

Como você pôde perceber são muitas as possibilidades para empreender e não existe certo ou errado. Você deve optar pelo modelo que mais lhe atrai, que mais se alinha ao seu perfil e considerar os serviços oferecidos por determinada franquia para acertar precisamente na escolha.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Franquia ou negócio próprio?"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    63dcafbb07eb3