Franquias para idosos: conheça mais sobre esse mercado

20/04/2022 Equipe SUPERA

Dado ao contexto em que vivemos atualmente, é possível dizer que as franquias dedicadas ao público idoso farão parte de um mercado bastante aquecido nos próximos anos. Para entender melhor, continue artigo para descobrir porque você deve investir em franquias para idosos e fique por dentro das notícias sobre esse setor em outros países.

Você sabia que, segundo dados do IBGE, até o ano de 2060 o Brasil terá mais de 58 milhões de idosos?

Esse número representa 25,5% da população do país. De modo contrário, haverá uma drástica diminuição nas taxas de natalidade e baixa no número de jovens, que hoje representam 21% da população, mas em 2060 serão apenas 15%. 

Com essa inversão na pirâmide etária, é necessário educar o mercado para recepcionar essa população em constante crescimento e investir em negócio que prezam não só o bem estar físico, emocional, como também mental desse grupo.

Em países onde a população idosa é numerosa, já existem campanhas de incentivo e medidas sendo tomadas para recepcionar esse novo grupo. É o caso, por exemplo, de países como a Holanda, cuja expectativa de vida é uma das maiores do mundo.

Por meio do incentivo de políticas de acolhimento ao idoso, propostas pelo governo atual, a rede de supermercados Jumbo criou uma caixa de conversa, ou caixa do bate-papo, que são basicamente caixas eletrônicos compostos por funcionários treinados e especializados em recepcionar com atenção e simpatia os idosos.

Segundo Colette Cloosterman-van Eerd, porta-voz da rede, a iniciativa foi pensada pois muitos idosos sentem-se solitários em suas casas e não têm com quem conversar. Além de apoiar a causa, as redes se colocam como combatentes da redução da solidão da população em idade avançada.

No Brasil, alguns empreendedores já entenderam a necessidade de adentrar esse mercado e têm obtido bom retorno de seus investimentos.

Atualmente também já encontramos diversas franquias para idosos que são verdadeiros mercados em ascensão. Confira!

Confira agora 3 opções de franquias para idosos

Casas de repouso

Em idade avançada, muitos idosos não podem contar com a supervisão de seus familiares e preferem não abrir mão de ter o próprio espaço, por isso as casas de repouso, ou Instituições de Longa Permanência, como também têm sido chamadas, costumam ser uma de suas opções. Esse é um nicho rentável e que deve ser explorado nos próximos anos.

São muitas as franquias que buscam um ambiente que preze pelo bem estar físico e também o emocional, é o caso, por exemplo, da Terça da Serra Residencial, uma rede de hospedagem de alto padrão pautada no respeito à individualidade dos idosos e que tem como base um atendimento humanizado, característica fundamental para melhor cuidar desse público.

Ginástica para o cérebro

Em uma idade em que os lapsos de memória são frequentes e os riscos do aparecimento de doenças neurodegenerativas são altos, franquias que auxiliam na melhora da reserva cognitiva, fortalecimento da memória e reforço de sinapses cerebrais são essenciais.

Há 15 anos no mercado, o Método SUPERA é uma das maiores franquias de exercícios para o cérebro do país, com mais de 350 unidades em todo o Brasil. A escola atende público a partir de 5 anos, tendo como público mais fiel os idosos, que hoje representam mais de 50% dos alunos da rede.

Além de ser um ambiente de sociabilidade, o curso desenvolve e mantém as capacidades cognitivas, como o raciocínio lógico, foco, memória e coordenação motora.

A rede coleciona diversas conquistas no mercado empresarial, como 10 Selos de Excelência da Associação Brasileira de Franchising (ABF), a chancela mais importante do segmento, além de prêmios de Franquia 5 Estrelas, pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Confira agora um relato de um dos alunos em idade avançada:

“Olá! Sou José Antônio, mais conhecido como Prof⁰ Zezinho, aluno do SUPERA/PIEDADE. Quero explicar e justificar a minha enorme satisfação pelo curso, diretoria, educadoras e grupo administrativo. Aos 70 anos, o SUPERA está me fazendo voltar a ser criança… e além disso, tenho estimulado minha memória,  raciocínio e também conhecido pessoas sensacionais. Por essa razão, recomendo a todos os meus amigos”

José Antônio – 70 anos, aluno do SUPERA Jaboatão dos Guararapes – Piedade (PE).

O ábaco é uma das ferramentas do curso e contribui para o raciocínio e coordenação motora fina

Franquias para idosos: Turismo

Um mercado ainda pouco explorado e que será bem ativo nos próximos anos é o ramo de turismo para idosos. Engana-se quem associa idosos a um estilo de vida recluso e passivo.

Cada vez mais esse grupo tem adotado um perfil mais ativo, buscando aproveitar as longas férias permanentes, depois de uma vida toda de trabalho. No entanto, são poucas as famílias que dispõem de tempo para acompanhá-los em suas viagens, por isso apostar em franquias de turismo para esse público pode ser um ótimo negócio.

Além de contribuir para a saúde física e emocional, esse tipo de viagem estimula as habilidades de interação entre idosos.

O envelhecimento da população exige novas formas de atender este público. Quer saber mais sobre uma franquia que só cresce? Clique e conheça o SUPERA!

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 11 comentários

11 comentários para "Franquias para idosos: conheça mais sobre esse mercado"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    65e375adc6aae