Guia completo para abrir uma FRANQUIA

04/12/2020 Equipe SUPERA

Abrir um negócio é o sonho de muitas pessoas, seja para garantir uma renda complementar, realizar um sonho ou para ter mais flexibilidade e autonomia na vida profissional.

Mas, antes de tudo, é preciso saber que, para investir em um negócio, deve-se analisar todas as etapas, realizar estudos e cuidar de todas as demandas burocráticas desde a concepção até a execução das atividades finais. Por isso, é importante saber quais são os passos necessários, e básicos, para que o projeto que você tem em mente saia como o planejado.

Hoje, quero te convidar a saber mais sobre franquias e quais são os passos para que você possa abrir uma franquia de sucesso e garantir bons resultados no mercado.

Neste conteúdo, vamos falar sobre:

O QUE É FRANQUIA?

De acordo com a Lei de Franquias (13.966/19), legislação brasileira que aponta diretrizes legais para o segmento, a definição de franquias é:

“sistema pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento” (Art. 1).

Em linhas gerais, quem opta por abrir uma franquia está utilizando uma estratégia que visa à comercialização de uma marca, produto, serviço ou conceito já existente e consolidado no mercado.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE FRANQUIA E NEGÓCIO PRÓPRIO?

Como foi descrito acima, a franquia compreende um modelo de negócio que parte da cessão do direito à reprodução e distribuição de uma determinada marca já existente; já um negócio próprio implica no desenvolvimento de uma marca do zero.

Para abrir um negócio próprio, é necessário garantir todo o aparato financeiro, comercial, estratégico e mercadológico para amparar o funcionamento da empresa – e tudo dependerá do que o empreendedor consegue dispor de esforços, sobretudo relacionados ao capital disponível para a empresa.

Enquanto quem opta por investir em uma franquia já inicia o processo de gestão com todo o aparato relacionado ao know-how da empresa franqueadora, sistemas de gestão e orientação para processos internos, além de já começar no mercado com o nome de uma marca consolidada.

Podemos apontar então, que a maior diferença entre franquia e negócio próprio está no fato de que a modalidade franquia já dispõe ao empreendedor um respaldo operacional e intelectual preestabelecido, enquanto um negócio próprio precisa ser construído desde o início.

É importante ressaltar que os dois modelos possuem vantagens e desvantagens, e que tudo dependerá do perfil empresarial que o empreendedor possui para fazer a escolha ideal.

Os dois modelos possuem vantagens e desvantagens, e que tudo dependerá do perfil empresarial que o empreendedor possui para fazer a escolha ideal.

VANTAGENS E DESVANTAGENS DA FRANQUIA E NEGÓCIO PRÓPRIO

Os modelos de negócio são diferentes e cada um possui suas vantagens e desvantagens, por isso é importante avaliar, primeiro, qual é o perfil do empreendedor que está prestes a investir.

Vamos às principais vantagens e desvantagens das duas modalidades:

FRANQUIA – DESVANTAGENS

Abrir uma franquia requer disciplina… Para alguns investidores, não é interessante tocar um negócio cuja marca já possui padrões e certas diretrizes a serem seguidas universalmente.

Diferente do negócio próprio, quando você opta por abrir uma franquia, você não pode executar mudanças nos padrões preestabelecidos pela marca franqueadora, pois é necessário seguir regras para operar com a marca licenciada.

FRANQUIA – VANTAGENS

Quando você investe em uma franquia, você tem em mãos um aparato mercadológico mais completo, um planejamento de negócios de um produto ou serviço já testado no mercado, o que oferece maior confiança na hora do investimento e retorno.

Além disso, você que opta por investir em uma franquia, faz uma escolha mais segura em relação ao produto ou serviço que pretende distribuir, pois o franqueador já possui uma marca consolidada.

E, neste modelo de negócio, você garante amparo da empresa franqueadora, que oferece treinamentos para prepará-lo para iniciar o negócio, bem como também durante o processo de operação do negócio.

NEGÓCIO PRÓPRIO – DESVANTAGENS

Construir um negócio próprio requer muito mais esforços, que vão desde os estudos feitos durante a concepção do negócio até a parte de processos e operações, afinal, é tudo “por conta e risco” do empreendedor.

Além disso, você ainda precisará construir uma base sólida para garantir penetração no mercado com uma marca nova e ainda desconhecida pelo seu público e garantir aderência ao seu produto.4

NEGÓCIO PRÓPRIO – VANTAGENS

Abrir um negócio próprio é interessante para aqueles que querem ter completa autonomia sobre o que fazer com a marca, produto ou serviço, bem como fazer alterações que julgar necessárias a qualquer momento.

O MERCADO DE FRANQUIAS

O mundo passa por uma instabilidade devido à pandemia de COVID-19, que se propagou por todo o globo no início do ano. Questões econômicas, políticas e comportamentais passam por mudanças bruscas o tempo todo. E, assim como todos os segmentos do mercado, as franquias também são diretamente impactadas pela conjuntura.

Mas, ainda em meio ao cenário adverso, as projeções da Associação Brasileira de Franchising (ABF) para o mercado de franquias são promissoras. No ano de 2019, o setor cresceu 6,9% em relação ao ano anterior, 2018. E, para este ano, os dados da ABF indicavam um crescimento de 8%.

O setor, porém, não está passando por este momento de forma ilesa. Assim como todos os setores do mercado, o setor de franquias também tem sofrido algumas quedas – mas os resultados não são insatisfatórios.

Nos primeiros meses de 2020, o setor apontou quedas significativas em relação aos números do ano de 2019. Mas, em julho, o segmento fechou o mês com 7,2% na redução do faturamento em vista o ano de 2019, o que demonstra uma interessante retomada depois de alguns meses com perdas de faturamento que chegaram a 48,2% em abril, 41% em maio e 30,1% em junho.

Alguns setores do mercado de franquias se destacaram, mesmo em meio à instabilidade da crise.

A partir dos números, é possível dizer que o mercado de franchising oferece um bom respaldo de solidez aos investidores que querem abrir uma franquia. Alguns setores se destacaram, mesmo em meio à instabilidade da crise.

COMO ABRIR UMA FRANQUIA

Abrir uma franquia requer muito estudo para conhecer o mercado de franchising a fundo, pesquisar quais são os segmentos disponíveis, quais as marcas atuantes e qual gera maior identificação com o seu propósito ou objetivo.

Confira alguns passos importantes para seguir após fazer um estudo sobre o mercado e verificar as possibilidades antes de investir em uma franquia:

  1. Entenda o seu perfil empreendedor
  2. Escolha qual segmento tem mais a ver com o seu perfil;
  3. Coloque “na ponta do lápis” sua capacidade de investimento;
  4. Conheça as franqueadoras que te interessam;
  5. Analise o mercado concorrente;
  6. Analise a COF (Circular de Oferta) das franquias que te interessam;
  7. Seja racional e verifique minuciosamente todos os aspectos envolvidos no processo de compra e operação de uma franquia, para que você possa fazer a melhor escolha.

Antes de fechar um negócio, é importante analisar todas as variáveis envolvidas, incluindo os riscos. Conhecer bem o mercado é imprescindível para garantir que o negócio obtenha sucesso!

A FRANQUIA SUPERA

O SUPERA Ginástica para o Cérebro é a primeira escola focada em desenvolvimento das capacidades cerebrais por meio da Ginástica para o Cérebro no Brasil; e hoje é a maior rede da América Latina.

A rede de franquias SUPERA estreou em 2020 no Top 50 Franquias do Brasil, de acordo com dados da ABF. Em 2020 até o presente momento, o SUPERA conta com mais de 320 franquias em atividade.

E, mesmo em meio ao cenário adverso, algumas unidades conseguiram ótimos resultados, como é o caso da franquia SUPERA da cidade de Sete Lagoas, Minas Gerais, em que o crescimento em número de alunos, entre os meses de janeiro e setembro, foi de mais de 100%.

Para a coordenadora do Comitê de Educação da ABF, Sylvia Barros, as franquias do setor da educação são relacionadas a uma “questão de propósito”, já que a educação é fundamental para o desenvolvimento e formação das pessoas dentro da sociedade.

A metodologia é exclusiva, desenvolvida com base em estudos da neurociência e educação, com o objetivo de potencializar as capacidades cognitivas dos alunos e, assim, oferecer melhor performance nas tarefas da vida pessoal e profissional, bem como ajudar na garantia de qualidade de vida e bem-estar para pessoas em diferentes fases da vida.

Franquia SUPERA em Santos - SP
Fachada da Unidade SUPERA Ponta da Praia, em Santos, São Paulo.

A rede SUPERA conta com todo o aparato pedagógico e acadêmico para garantir a qualidade e a exclusividade nos materiais e na combinação de ferramentas para possibilitar maior desenvolvimento para os alunos, que vão desde crianças até pessoas com mais de 60 anos de idade que buscam melhora na performance e aumento na qualidade de vida.

As ferramentas didáticas são:

  • ÁBACO: ferramenta milenar desenvolvida no Oriente para a resolução de cálculos matemáticos. O ábaco é muito importante para estimular o raciocínio lógico dos alunos, pois a partir dos cálculos pedidos para serem resolvidos por meio dele, é possível desenvolver maior agilidade e concentração na hora de resolvê-los;
  • APOSTILAS: as apostilas do Método SUPERA são desenvolvidas por uma equipe altamente qualificada, que é composta por especialistas que compõem o Departamento Pedagógico Nacional da rede. Os conteúdos são diversificados e envolvem atividades que estimulam, por exemplo, o raciocínio lógico, a criatividade e competências como disciplina e controle emocional para a solução de problemas.
  • JOGOS E DINÂMICAS: durante as aulas do SUPERA, são trabalhados diversos tipos de jogos didáticos-pedagógicos a fim de desenvolver diferentes habilidades emocionais, sociais e cognitivas. E ainda existem as dinâmicas que funcionam para ajudar na melhora da autoestima, capacidade de expressão e liderança. O foco é possibilitar ao aluno maior desenvolvimento em diferentes aspectos da vida.
  • NEURÓBICAS: as neuróbicas são atividades que ajudam a melhorar o desempenho do cérebro a partir de desafios que podem ser aplicados no cotidiano. O objetivo desses exercícios é explorar o cérebro para além da “zona de conforto”, explorando cada vez mais as capacidades que eles têm.
  • SUPERA Online: uma plataforma digital com jogos virtuais que ajudam a estimular o cérebro a partir de desafios preparados por uma equipe especializada em Ginástica para o Cérebro.

PASSOS PARA ABRIR UMA FRANQUIA SUPERA

Antes de pensar em abrir uma franquia, é necessário pesquisar bastante todas as informações sobre a empresa que você deseja licenciar os direitos de reprodução e distribuição.

Para investir em uma franquia SUPERA, é preciso ter identificação com a marca, muita vontade de trabalhar com pessoas, ter um propósito com a área da educação e bem-estar e ter um perfil empreendedor, além, claro, de possuir capital suficiente para fazer o investimento.

Confira, abaixo, o passo a passo para abrir uma franquia SUPERA.

  1. O candidato deve preencher um formulário de dados para sinalizar o interesse na franquia.
  2. Após o envio e análise dos dados, uma das consultoras especializadas em expansão do SUPERA vai fazer o primeiro contato, com o objetivo de apresentar informações iniciais sobre a franquia, tais como os modelos de negócio, valores de investimento, metodologia, histórico, suporte prestado à toda a rede, perfil do público e quais os números importantes a serem analisados na hora do investimento.
  3. Após a apresentação geral da franquia, o candidato receberá a Circular de Oferta de Franquia (COF), a minuta de contrato e a planilha de viabilidade, para conhecimento e avaliação das informações técnicas, jurídicas e financeiras do negócio.
  4. Depois que o candidato tiver em mãos todas as informações necessárias sobre o negócio, será necessário realizar uma reunião com a analista para o esclarecimento de dúvidas e/ou obtenção de mais informações.
  5. Ao longo de todo o processo de conhecimento do candidato sobre a rede de franquias, o franqueador irá conhecer e avaliar o perfil do candidato.
  6. Para certificar se há compatibilidade com os propósitos da marca, além do capital financeiro necessário, o interessado será submetido a uma entrevista com a Gerente de Expansão para qualificação.
  7. Para dar continuidade ao processo, o candidato será submetido ao Comitê de Avaliação Final, que conta com o corpo diretor da marca, que também fará uma avaliação final do candidato.
  8. Após a aprovação do Comitê de Diretoria da Franquia SUPERA, o candidato realizará o pagamento da taxa de franquia e assinará o contrato para se tornar, finalmente, um franqueado da rede. E, então, passará a ser atendido pelo departamento responsável pelos processos pré-inaugurais.

O processo para adquirir uma franquia deve ser muito bem estruturado para que falhas não ocorram e desentendimentos sejam evitados, para que tanto franqueado quanto franqueador possam estabelecer, desde o início, uma relação de transparência e cooperação.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Guia completo para abrir uma FRANQUIA"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    63820ceea8fb7