Guia rápido: O que é ginástica para o cérebro?

22/06/2022 Equipe SUPERA

Muitas pessoas têm dúvidas sobre o que é a ginástica para o cérebro, mas isso é bem mais simples do que se pode imaginar. Isso porque assim como nosso corpo, o cérebro também precisa ser exercitado, também precisa de ginástica, e isso começa lá na infância e se prolonga por toda a vida.

Com o tempo nossos cabelos ficam brancos e nossa pele enrugada.

O que é ginástica para o cérebro, entenda neste guia rápido

Já não nos locomovemos com a mesma facilidade e nem sempre um objeto que caiu no chão pode ser pego com a mesma rapidez que há alguns anos atrás, esses são alguns acontecimentos típicos da idade, mas você já se perguntou o que acontece no cérebro quando envelhecemos?

Acompanhe o artigo de hoje para entender como isso acontece e porque a ginástica para o cérebro é importante.

O que acontece no cérebro quando envelhecemos?

Para entender o que é ginástica para o cérebro primeiro é preciso ter em mente que com o envelhecimento nosso cérebro passa por algumas alterações neurológicas naturais, mas que podem variar de pessoa para pessoa, a depender de fatores como a nossa alimentação, a prática de esportes ao longo da vida, questões genéticas e até mesmo as condições socioeconômicas.

O que é ginástica para o cérebro, entenda neste guia rápido

Além disso, as ligações entre os neurônios que buscamos estabelecer ao longo da vida também interferem no processo de envelhecimento do cérebro, isso porque esse processo, também conhecido como sinapse, acontece quando aprendemos algo novo, desafiador, e isso é fundamental para o desenvolvimento do cérebro e a proteção dos neurônios.

É justamente na velhice que ocorre a perda de muitas conexões entre os neurônios, o que pode afetar habilidades importantes para uma pessoa, como a memória, a execução de tarefas, as habilidades verbais e o desempenho intelectual, que incluem as capacidades de raciocínio lógico e pensamento, por exemplo.

Essa falta de conexão entre os neurônios chamou a atenção de muitos pesquisadores, entre eles Luiz Kobuti Ferreira, que, após analisar a ligação entre 278 regiões do cérebro, observou que as regiões do cérebro ligadas à visão e raciocínio lógico, que durante a juventude possuem conexão fraca, passam a trabalhar mais juntas conforme a idade chega.

O que é ginástica para o cérebro, entenda neste guia rápido

Entre as teorias que explicam esse fenômeno está o fato de que, por não conseguirem executar suas funções com o mesmo desempenho de antes, certas regiões do cérebro recrutam outras áreas para ‘compensar’ essa perda, mas isso causa a perda de especialização e a consequente dificuldade em realizar tarefas do cotidiano.

Nesta fase também ocorre o acúmulo de proteínas que se estabelecem dentro e fora dos neurônios, desencadeando a possibilidade de doenças comuns na idade avançada, como o Parkinson e o Alzheimer.

Agora que você já entendeu algumas coisas que ocorrem no cérebro quando envelhecemos, entenda como a ginástica para o cérebro pode tornar esse processo mais sadio.

O que é a ginástica para o cérebro?

Durante muito tempo se pensou que o nosso cérebro envelheceria e nada poderia ser feito quanto a isso, mas graças às descobertas da neurociência, isso foi refutado.

Para explicar isso, os cientistas cunharam o termo neuroplasticidade, que nada mais é do que a capacidade do nosso cérebro de se desenvolver e criar novas conexões quando estimulado da maneira correta.

O que é ginástica para o cérebro, entenda neste guia rápido

A partir daí muitas pessoas passaram a buscar formas para evitar o envelhecimento cerebral, e a ginástica para o cérebro é, sem dúvida, uma delas.

Por meio de uma metodologia pautada nos fundamentos da neurociência, a ginástica cerebral permite a conexão cada vez maior entre os neurônios e o consequente desenvolvimento das capacidades de raciocínio lógico, memória, atenção e aprendizado.

Quer potencializar ainda mais suas funções cognitivas? Venha para o Método SUPERA! A maior rede de ginástica para o cérebro da América Latina.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Guia rápido: O que é ginástica para o cérebro?"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    662718702ddd2