Habilidades empreendedoras: quais delas você tem?

08/09/2020 Equipe SUPERA

Confira quais são as habilidades empreendedoras essenciais para fazer da sua empresa um negócio de sucesso!

Para empreender, é preciso ter muita força de vontade e dedicação, mas não só isso — algumas habilidades empreendedoras são fundamentais para fazer a empresa crescer e se tornar um negócio de sucesso. 

E é sobre essas competências que vamos falar aqui.

Acompanhe! 

Habilidades empreendedoras indispensáveis para quem quer ter um negócio de sucesso 

Aventurar-se pelo mundo do empreendedorismo não pode ser uma atitude colocada em prática “do nada”, sem que você tenha noção a respeito do que vai ser necessário para empreender (não só em termos financeiros) ou do que se vai encontrar pelo caminho. Caso seja feito desta forma, prepare-se para, provavelmente, só perder tempo e dinheiro.

Em termos de competências, que é o nosso assunto de hoje, esteja ciente de que, sim, você vai precisar contar com algumas habilidades empreendedoras para conseguir alavancar o seu negócio. A seguir, listamos algumas delas, que são essenciais nesse sentido.

Confira: 

►Capacidade de liderança

Todo negócio precisa de um líder — um bom comandante — para crescer. Por sua vez, um líder precisa ser proativo, saber incentivar e motivar a equipe, passar confiança para ela, e ganhar o respeito dos colaboradores através de sua eficiência.

Capacidade de liderança também significa assumir as principais responsabilidades e, para além disso, saber delegar. Trata-se de conhecer os seus colaboradores e a sagacidade de cada um, para distribuir corretamente as tarefas e funções, inclusive aquelas de alto escalão.  

►Foco, planejamento e organização 

É possível um negócio dar certo sem planejamento? É! Mas é muito mais difícil e improvável.

Antes de começar na prática, defina suas metas e objetivos tanto a curto, quanto a médio e longo prazo, sendo o mais detalhista possível. Trace estratégias, organize-se e mantenha-se focado durante a jornada.

►Resiliência, disciplina, comprometimento e responsabilidade 

Empreender é persistir — e o sucesso, por vezes, é resultado de anos de estrada. Então, ser resiliente está entre as habilidades empreendedoras essenciais para quem deseja ser dono do seu próprio negócio.   

A resiliência,entretanto, precisa estar acompanhada da disciplina, do comprometimento e da responsabilidade com a sua posição de empreendedor. 

O ditado popular já ensina que é “o olho do dono engorda o gado”. O dono, contudo, precisa estar bem preparado, instruído e em constante aprimoramento de suas competências, bem como atualizado a respeito do mercado e ir desenvolvendo novas aptidões conforme a demanda.  

►Criatividade

A criatividade é um talento necessário no mundo dos negócios. Tanto para o gerenciamento de crises e soluções de problemas, quanto para destacar-se diante da concorrência.

Ver filmes e ler algumas obras voltadas ao setor são boas formas de se inspirar!   

E por falar em se destacar da concorrência…

Competitividade 

Não esqueça que também é preciso monitorar os “adversários”.

Como empreendedor, será preciso analisar a concorrência para não ficar para trás. Aliás, mais que isso: será preciso projetar-se à frente, ou seja, tentar sempre fazer melhor que os seus concorrentes. Isso tudo, claro, mantendo o respeito e a ética.    

Capacidade de comunicação, negociação e persuasão 

Dentro das habilidades empreendedoras, a capacidade de comunicar-se, negociar e persuadir — tanto dentro da própria equipe, quanto com clientes, fornecedores e demais parceiros — é indispensável.

Se você não leva muito jeito nesses quesitos, busque desenvolvê-los o quanto antes. Sempre é tempo de aprender! 

Coragem para assumir riscos

Quem quer crescer no campo do empreendedorismo precisa saber assumir e gerenciar riscos, o que significa tomar decisões importantes que podem mudar os rumos da empresa.

Seja corajoso, mas de maneira planejada — tenha sempre plena consciência dos prós e contras das suas decisões e das probabilidades de cada situação. Para isso: 

  • Estude bem o mercado; 
  • Ouça as considerações e opiniões de quem entende bem de determinado assunto e quer te ajudar; 
  • Avalie e aposte no que julgar promissor, mas com total compreensão das possíveis consequências negativas. Busque, inclusive, ter sempre um Plano B ou C para o caso de algo não sair como o planejado.        

Atenção aos detalhes e aos feedbacks

Estar sempre em alerta é outra das habilidades empreendedoras para fazer um negócio ir para frente.

Dar atenção aos feedbacks da equipe e, especialmente, dos clientes é crucial para a “vida” e o crescimento da empresa. Esta é uma forma de corrigir erros e adequar-se quando necessário, bem como de reconhecer oportunidades! 

Conhecimentos administrativos e gerenciais 

Não dá para ser um empreendedor de sucesso, um verdadeiro líder, sem ter ou buscar por conhecimentos administrativos e gerenciais.

Por mais que você tenha ao seu lado pessoas verdadeiramente especializadas nessas áreas, é sempre importante conhecer ao menos o básico sobre elas para entender de verdade o que se passa dentro da sua empresa. Sendo assim, prepare-se bem nesse aspecto!   

Então, gostou de saber mais sobre as habilidades empreendedoras necessárias para quem deseja empreender?

Lembre-se que algumas dessas habilidades você pode desenvolver ou aprimorar por meio da busca de conhecimento e informações, ou mesmo através da prática — esse é, justamente, um dos benefícios do empreendedorismo para a sua vida.

Sendo assim, mesmo que você não possua todas as competências listadas aqui, não desista! Pelo contrário, comece já a dar os primeiros passos — assine nossa newsletter e receba mais dicas importantes para o desenvolvimento da sua carreira empreendedora! 

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Habilidades empreendedoras: quais delas você tem?"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    63da6679a2fbb