Mulheres na Liderança de Franquias
As convenções do início do século ditavam que as mulheres deviam viver para trabalhar em casa, para o marido e os filhos. Mas depois dos anos 70, houve uma evolução do mercado de trabalho e elas já são 18,31 milhões, o que representa um aumento 7,28%, em relação ao ano de 2009.
O mercado de franquias no Brasil conta com a participação de 61 mil mulheres a frente de negócios de um total de 160.272 franqueados no Brasil, em que a maioria tem idade entre 36 e 45 anos. Segundo Marcos Rizzo, em entrevista a Revista Dia a Dia, no dia 24 de fevereiro de 2011, os motivos que levam as mulheres a faturarem mais do que os homens estão nas características da liderança feminina para os negócios, além da organização, melhor flexibilidade em relação aos padrões do franqueador e elas são mais estáveis.
De acordo com a matéria publicada pela Revista Dia a Dia, as mulheres franqueadas no Brasil optam pela compra de uma franquia por causa do suporte e ferramentas para sua operação; maior apoio na localização e instalação do negócio; maior segurança e estabilidade para competir no mercado; pela possibilidade de ser um trabalho mais próximo da família.
Os segmentos escolhidos pelas mulheres de acordo com a idade, segundo o Portal do Empreendedor, são: As mulheres com 26 a 30 anos de idade têm como primeira opção do ramo de franquias o segmento de Educação e Treinamento. Para as que compreendem a faixa etária de 31 a 35 anos, a primeira escolha também é Educação e Treinamento, seguido setor Automotivo em segundo lugar e Móveis e Decoração em terceiro. Entre as mulheres de 36 a 45 anos, o setor predominante é o de alimentação e varejo, seguido de Educação e em terceiro, o fast-food. Já as franqueadas com mais de 56 anos, a primeira opção é educação, a segunda, limpeza e conservação e a terceira, móveis/decoração.
Marcus Rizzo, em matéria no Portal do empreendedor afirma que a participação das mulheres franqueadas cresceu quase 10% nos últimos anos e, continuando assim, em dez anos, elas ultrapassarão os homens.
Notando essa tendência do mercado, a Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios tem um blog exclusivo para mulheres que estão ligadas aos negócios. O espaço, chamado de Mulheres empreendedoras, que conta com sete empresárias que visam desenvolver o talento empreendedor, a capacidade administrativa e a educação gerencial de mulheres em mercados emergentes.
*Laís Vieira Santos Jornalista Franquia SUPERA
Descubra como você
pode ser um franqueado supera
e se torne um empreendedor de sucesso na sua região
Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional
ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informaçõesGostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)
Newsletter -SUPERANews Franquia
Breve introdução ao Mercado de Franquias
Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!
E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!
Nenhum comentário para "Mulheres na Liderança de Franquias"
O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
Preencha com seu comentário