Neurocientista Livia Ciacci é a mente por trás do SUPERA – Ginástica para o cérebro

11/01/2022 Equipe SUPERA

Em 2022 o SUPERA – Ginástica para o Cérebro, maior rede de ginástica para o cérebro do mundo, ganha um reforço de peso. A Mestre em sistemas neuronais Livia Ciacci é a nova aposta da marca. A neurocientista atuará no suporte ao departamento pedagógico da empresa e como principal porta voz da marca no Brasil.

Livia Ciacci é a nova neurocientista do SUPERA

Esta não é a primeira vez que o SUPERA aposta na neurociência como forma de fundamentar os resultados obtidos por milhares de alunos de diferentes faixas etárias por meio do treino cognitivo. “Desde a sua criação, o SUPERA mantém em seu corpo acadêmicos e, sobretudo, neurocientistas que nos ajudam no respaldo e aplicação do método, mas pela primeira vez, temos em nosso corpo uma pessoa tão jovem e aberta ao nosso propósito. Livia é a pessoa que procurávamos e, pelo jeito, ela também nos procurava… Acredito que esta será uma grande parceria”, opinou Bárbara Perpétuo, vice-presidente do SUPERA – Ginástica para o cérebro.

Paixão pelo cérebro: match com o SUPERA

Natural de Varginha (MG), Livia é bióloga e Mestre em Neurociência. Aos 35 anos a acadêmica é graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ 2009) e possui especialização em Análises Clínicas pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL 2011). Mestre em Bioengenharia dos Sistemas Neuronais pelo Laboratório de Neurociência Experimental e Computacional – LANEC / DEPEB da UFSJ (2014), com módulo Internacional em Saúde pelo Instituto Politécnico de Santarém, Portugal, em 2015.

Possui especialização em Biomedicina do Diagnóstico por Imagem pelo Centro Universitário do Sul de Minas finalizado em (2017) formação de professores em Metodologias ativas de ensino pelo Consórcio STHEM Brasil – parte do Programa Acadêmico e Profissional para as Américas – LASPAU, afiliado à Universidade de Harvard, que tem se dedicado à missão de fortalecer o ensino superior no Hemisfério Ocidental (2016) e participação ativa no consórcio até 2020. Possui ainda aperfeiçoamento em ferramentas G-Suite para inovação e educação (2018), é facilitadora pelo Programa de desenvolvimento de facilitadores Wadhwani Foundation em (2019) e possui aperfeiçoamento em Psicologia da Inovação pela FIAP (2021).

“Ser a porta voz do SUPERA é um orgulho e uma grande responsabilidade. Me mantenho atualizada nas publicações da área e me preocupo em traduzir o conhecimento técnico de forma que todos entendam, sem distorções ou sensacionalismos”

Trajetória

A especialista começou a carreira alternando entre os momentos de sala de aula, lecionando anatomia e os projetos de pesquisa. Após este período, seguiu para a educação passando por todas as fases da educação: do infantil à pós-graduação.

Além da dedicação à docência, se especializou e trabalhou por breves períodos nas Análises Clínicas e Diagnóstico por Imagem, formações que foram essenciais para seguir melhorando os projetos de pesquisa junto aos alunos dos cursos de saúde. Para se especializar em inovação, Livia monitorou ainda projetos e eventos em programas no Brasil, Paraguai, Bolívia, Portugal e São Tomé e Príncipe na África.

Natural de Varginha (MG), neurocientista é a nova porta voz da marca no Brasil

“Aprendi e desenvolvi, na prática, métodos de mediação de equipes e projetos baseados na tríade – Educação, Inovação e Neurociência. E é esse propósito de unir a Neurociência à educação para transformar a vida das pessoas que me trouxe ao SUPERA hoje”, avaliou.

Paixão pelo cérebro

Ainda enquanto caloura, a especialista lembra que em uma visita ao laboratório da faculdade viu, pela primeira vez um professor explicando ciência no laboratório. Foi amor à primeira vista “Naquele momento eu soube então que queria viver aquilo. Foram ao todo 6 anos no laboratório, entre iniciações científicas e mestrado. Por enquanto eu saí da bancada do laboratório, mas a neuro nunca saiu de mim. Hoje sigo avançando nos estudos e práticas voltados ao desenvolvimento das máximas capacidades cognitivas humanas”, disse.

Para a especialista, seu maior desafio enquanto profissional é manter o espírito científico vivo no Brasil

“Estamos em 2022, e ainda não existe a profissão de ‘cientista’ regulamentada aqui. A maior dor dessa carreira é sentir o descaso das nossas lideranças políticas. Temos muitos cérebros brilhantes se desdobrando para produzir conhecimento e levá-lo à sociedade. A ciência tem um potencial imenso de proporcionar clareza e melhorar a vida das pessoas. Então sem dúvidas, o maior desafio é mostrar o quanto a ciência pode ser mais inspiradora do que teorias conspiratórias e pseudociências que estão em alta por aí”, avaliou.

Match com o SUPERA

Além da paixão pela educação e o mundo das ideias, a acadêmica – assim como o SUPERA, é uma inconformada com o modelo de educação vigente no Brasil, que, segundo ela, não leva o aluno ao protagonismo de sua performance

Especialista será principal porta voz da marca no Brasil

“Em toda minha carreira na graduação e pós-graduação, lutei para mudarmos a forma que o desenvolvimento intelectual é encarado no Brasil, porque a educação profissionalizante na maioria das instituições segue um modelo arcaico e muito distante de como nosso cérebro funciona. A beleza do SUPERA está, principalmente, no autoconhecimento que ele motiva em cada pessoa independentemente da idade. O trabalho cognitivo e de flexibilidade mental amplia as percepções e realmente pode levar a uma forma incrível de viver. Minhas expectativas no SUPERA são as melhores possíveis”, disse.

“Sou uma pessoa naturalmente otimista, sempre foco o olhar nas melhores possibilidades. Penso que devemos manter os olhos no céu e os pés no chão, e o primeiro passo para chegar alto é aceitar a dor de subir os degraus. Vejo 2022 ainda repleto de dificuldades, mas acredito profundamente na nossa habilidade de resolver problemas e promover inovações”

Expectativas

Mais do que somar com o Departamento Pedagógico e posicionamento de marca, a cientista tem como missão pessoal colaborar para que a empresa expanda seus negócios no Brasil, considerando o cenário atual e possibilidades de expansão que se apresentam, sobretudo depois da pandemia de COVID-19

“Vivemos uma era em que o diferencial não está mais na informação, no conteúdo puro ou na computação avançada, mas sim na ferramenta biológica entre tudo isso. Flexibilidade mental, raciocínio lógico, metacognição, foco, atenção, concentração, habilidades socioemocionais e a capacidade de reaprendizagem são itens imprescindíveis para uma vida plena hoje. Tudo isso somado ao aumento da expectativa de vida, traz a preocupação com o envelhecimento saudável e manutenção da autonomia e produtividade. Em resumo: o SUPERA tem um grande campo para atuar nos próximos anos e com um time extremamente habilidoso e assertivo tenho certeza de que vamos realizar grandes coisas juntos”, concluiu Livia.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar o comentário

1 comentário para "Neurocientista Livia Ciacci é a mente por trás do SUPERA – Ginástica para o cérebro"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    6388fb9f1a5f3