Oceano Azul: o que é essa estratégia?

01/09/2021 Equipe SUPERA

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as rotinas de trabalho desenvolvem-se também em ambientes de pressão, tornando-se cada vez mais agitadas.

Isso porque no mercado corporativo a competitividade aumenta a necessidade de produção e de vendas, ampliando o fluxo de trabalho e a concorrência entre empresas.

Para aqueles que pensam em empreender, essa dinâmica é um dos empecilhos para a concretização do projeto. Se esse for o seu caso e se estiver pensando que não tem como fugir dessa disputa entre empresas, continue a leitura, pois hoje estamos aqui para te provar o contrário!

Vou te explicar melhor…

Existe uma forma de escapar deste verdadeiro campo de batalha no mundo do trabalho e ainda assim empreender em um modelo de negócio de sucesso.

Leia esse conteúdo também se você quer entender os termos e expressões do mundo corporativo, falar a mesma língua dos demais investidores e aplicar esse conhecimento em estratégias que irão impulsionar seu negócio

O conteúdo de hoje vai falar sobre o Oceano Azul.

Confira a seguir:

  • Oceano Azul: uma estratégia de negócio;
  • Oceano azul x Oceano vermelho;
  • Cases de sucesso para te inspirar.

Oceano azul: uma estratégia de negócio

O que você vê olhando para a imagem ao lado? Isso mesmo, um oceano azul como o céu!

No mundo dos negócios, transitar por um mercado assim significa poder navegar por águas calmas e sem muito movimento.

Em contrapartida, um mar vermelho alude a ideia de um mercado saturado, cercado por ‘tubarões’ e banhado pelo sangue da batalha entre concorrentes.

Imagine que sua empresa é um barco navegando por um oceano com muitos outros barcos, disputando o mesmo território e os mesmos clientes.

Para alavancar seu negócio você decide fugir desse mar vermelho e explorar o imenso oceano azul, navegando por águas calmas e sem competidores.

Essa é a metáfora retirada do livro ‘Blue Ocean Strategy – How to create uncontested Market Space and mathe the competition irrelevant (A Estratégia Oceano Azul – Como Criar Novos Mercados e Tornar a concorrência Irrelevante), cujos autores são a norte americana Reneé Mauborgne e o coreano W. Chan Kim, ambos professores de estratégias do Instituto Europeu de Administração de Empresas (INSEAD) e diretores do Instituto de Estratégias de Oceano Azul do INSEAD.

Traduzido para mais de 44 idiomas, A estratégia do Oceano Azul é reconhecida como uma das obras mais relevantes acerca de estratégia empresarial já publicadas.

Presente em mais de cinco continentes, o livro consagrou Kim e Mauborgne, concedendo-lhes a 3ª posição entre os melhores líderes na área de gestão na lista Thinkers50, um ranking global de pensadores de gestão.

Ainda segundo os autores, a melhor maneira de superar os adversários é parar de tentar superá-los e investir em mercados ou modelos de operação ainda não explorados.

Ou seja, você pode criar uma estratégia de oceano azul criando um mercado novo ou desenvolvendo técnicas que diferenciam seu serviço de empresas do mesmo ramo.

Oceano azul x Oceano vermelho

E quais são as principais diferenças entre operar com estratégias de oceano azul e oceano vermelho? Também desenvolvido pelos idealizadores do modelo, o site oficial Blue Ocean disponibiliza uma Estrutura de seis caminhos que diferencia essas duas estratégias.

Indústria

Num modelo pautado em estratégias de oceano vermelho, os empreendedores focam em concorrentes pertencentes ao seu nicho, enquanto no oceano azul busca-se indústrias alternativas.

Grupo comprador

No mar vermelho, há uma preocupação em atender melhor o grupo de compradores enquanto no azul, redefine-se o grupo de compradores.

Tempo

No contexto de estratégia vermelha, procura-se adaptar-se aos modelos e tendências requeridas, de modo contrário se faz na azul, em que essas tendências e necessidades são formadas.

Escopo da oferta de produto ou serviço

No cenário vermelho é feita uma maximização dos valores de oferta de produtos e serviços dentro dos limites da empresa, enquanto no azul é oferecido ofertas de serviços complementares.

Orientação funcional-emocional

Esse é um fator interessante pois aqui concentra-se no desempenho do preço dentro da orientação funcional-emocional da própria indústria, enquanto nos mercados azuis toda a orientação funcional-emocional da empresa é repensada.

Grupo estratégico

Em cenários vermelhos concentra-se na posição competitiva dentro dos próprios grupos estratégicos enquanto no azul essa perspectiva é analisada dentro da indústria como um todo.

Vamos ver quais empresas adotaram essa ideia?

Cases de sucesso para você se inspirar

Amazon

Um bom exemplo de empresa que utiliza essa estratégia é a Amazon. Criada por Jeff Bezos em 1994, época em que a internet não havia se popularizado, esse era um segmento destinado à venda e distribuição online de livros. Bezos percebeu o potencial das redes a longo prazo e investiu cada vez mais em sua empresa.

Devido ao seu grande crescimento, hoje em dia operam com computação em nuvem, produção de séries de televisão, fabricação de robôs e contam com um vasto mercado de produtos dos mais diversos.

O que mais chama atenção é o Amazon Web Services, o serviço de armazenamento em nuvem disponibilizado pela Amazon, com planos que incluem espaços de armazenamento de até 1 TB.

De acordo com a Business Insider, esse segmento faturou mais de US $10 bilhões em vendas trimestrais em 2020,  33% maior do que o registrado em 2019.

E o que explica todo esse sucesso é o fato de Jeff Bezos dar início a venda online, chegando primeiro e garantindo seu espaço no mundo virtual, quando nenhum outro fez o mesmo, dado o pouco conhecimento do mundo virtual.

Cirque du Soleil

Quem também inovou na sua área foi a companhia multinacional Circo du Solei. Há alguns bons anos, quando, de maneira geral, os circos competiam de modo semelhante e ofereciam serviços também parecidos, com a presença de animais nos espetáculos, Guy Laliberté e Gilles Ste-Croix mudaram os rumos das apresentações ao substituir a presença de animais por dinâmicas pertencentes ao universo do cinema e teatro, feito nunca antes observado nos demais circos, com alta taxa de aceitabilidade do público e que, por isso, os consentiu a posição de maior companhia circense do mundo.

Método SUPERA

Empreender com estratégia de oceano azul também inovar, criando necessidades no cliente e antecipando demandas na sociedade.

Com tendências cada vez mais frequentes de autocuidado e pautas relacionadas à saúde mental e desenvolvimento do cérebro, o Método SUPERA sem dúvida navega em águas calmas por ser um dos pioneiros do mercado cognitivo.

Com mais de 350 unidades espalhadas pelo país, a instituição conta com uma metodologia exclusiva, desenvolvida por um setor pedagógico altamente especializado e que, por isso, torna o modelo dificilmente replicável, diminuindo as taxas de concorrência.  

Além de todos esses benefícios, esse mercado é amplo e atende um público muito variado.

Crianças obtêm um melhor desempenho na escola, adultos ampliam sua produtividade no trabalho e na carreira, os idosos estimulam o cérebro numa idade em que isso se faz cada vez mais importante e todos, de maneira geral, aumentam suas capacidades cognitivas, desenvolvem sociabilidade e exercitam suas habilidades socioemocionais.

Já imaginou atuar em um mercado com baixa concorrência, possuir uma metodologia exclusiva e dificilmente replicável e ainda ser referência na sua área?

Com uma estratégia de Oceano Azul isso é possível.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Oceano Azul: o que é essa estratégia?"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    6381ed336b294