Por que a ginástica para o cérebro funciona?

30/11/2022 Isabella

A ginástica para o cérebro funciona em diferentes cenários porque oferece ao cérebro estímulos que envolvem novidade, variedade e grau de desafio crescente e tem como fundamentos diversos conceitos já comprovados pela neurociência, que baseiam a sua eficácia no desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais.

Um dos fundamentos que comprova que a ginástica para o cérebro funciona é a chamada neuroplasticidade, que é a notável capacidade que o cérebro tem de mudar ou de se adaptar por meio de alterações fisiológicas resultantes da interação com o ambiente, ou seja o cérebro consegue se modificar conforme os estímulos que ele recebe, se adequando a eles.

Ou seja, a neuroplasticidade faz com que o sistema nervoso consiga mudar, fazendo adaptações estruturais e funcionais de acordo com o que lhe é apresentado.

ginastica para o cérebro funciona

Ginástica para o cérebro funciona?

Outro fundamento é o conceito de reserva cognitiva, que é a capacidade do cérebro de tolerar ou lidar melhor com alterações cerebrais. Essa reserva é como se fosse uma reunião das atividades que praticamos ao longo da vida, sendo assim, sempre que aprendemos algo novo, a cognição é ativada e as reservas vão se formando.

Ter reserva cognitiva é importante ao longo de toda a vida e, principalmente, quando a idade avança e a cognição naturalmente começa a ser afetada.

Além destes fundamentos, a ginastica para o cérebro funciona oferecida pelo método SUPERA trabalha com três pilares básicos em sala de aula: novidade, variedade e desafio crescente em todas as atividades, que fazem com que as funções executivas do cérebro sejam intensificadas e garanta diversos benefícios às habilidades cognitivas e emocionais dos alunos, como atenção, memória, autocontrole, disciplina e criatividade.

Com estes conceitos, os alunos são incentivados a vencerem desafios, encontrarem soluções criativas para seus problemas e a pensar de forma diferente por meio de exercícios que exigem raciocínio, por exemplo.

ginastica para o cérebro funciona

Além do cognitivo, a ginástica para o cérebro funciona porque essas atividades também trabalham as habilidades emocionais e sociais.

No SUPERA, todos os meses há uma temática dividida em reflexões semanais em que cada aluno pratica todas as ferramentas em atividades grupais e individuais.

Nas atividades grupais, os alunos aprendem a trabalhar em equipe, competir, respeitar as regras e a socializar. Já nos exercícios individuais, o aluno possui metas mensais em que ele precisa dar o seu máximo e competir com ele mesmo, sempre respeitando os seus limites.

Dessa forma, o Método SUPERA – Ginástica para o Cérebro, treina alunos de todas as faixas etárias por meio de diversos recursos pedagógicos, como ábaco, jogos de tabuleiro, livros de exercícios cognitivos, dinâmicas em grupo e uma plataforma de jogos online, tudo que o cérebro precisa para se desenvolver.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Isabella

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Por que a ginástica para o cérebro funciona?"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    63dca84731b82