Por que ter um ponto físico é tão importante?

26/05/2021 Equipe SUPERA

Há 15 anos o Método SUPERA encanta milhares de clientes no Brasil pela excelência de suas franquias e modelo de negócio. Entenda por que um ponto físico é tão importante para o sucesso no segmento de franquias. 

Se os avanços tecnológicos das últimas décadas ampliaram a capacidade dos negócios de alcançarem seus públicos com venda direta e prestação de serviços pela internet, a pandemia de COVID – 19 reforçou a importância do contato humano nas relações de consumo.

Há 15 anos como pioneira em estimulação cognitiva no Brasil o método SUPERA – Ginástica para o cérebro, aposta na humanização do seu atendimento em mais de 350 unidades espalhadas pelo Brasil.

Ponto físico da marca SUPERA.
Fachada da nova unidade SUPERA em Pedro Leopoldo (MG)

São centenas de empresários que investiram no SUPERA tendo como um dos principais diferenciais o modelo de negócio – com baixa concorrência e amplo respaldo do franqueador – uma das maiores estruturas brasileiras dentro no segmento de franchising vinculada à Associação Brasileira de Franquias (ABF) e o mais importante: o suporte, que vai desde a escolha do ponto comercial até a estrutura predial, passando por padronização de fachada e interior do imóvel, além da escolha dos móveis.

“Hoje atuamos com dois modelos de franquia: para cidades com menos de 85 mil habitantes e cidades com mais de 85 mil habitantes, porém, o potencial de performance não muda. As unidades encantam seus clientes já pela sua estrutura física, com jogos, cores vibrantes, material didático, recepção, totens e paredes decoradas: tudo pensado para o que o aluno SUPERA, de Norte à Sul do Brasil, tenha o mesmo impacto ao entrar em uma unidade da marca, já vivenciando ali um pouco da experiência que vai transformar suas vidas”, detalhou Carlos Oliveira, Diretor de Gestão de franquias do SUPERA no Brasil.

Ponto físico como um diferencial de marca

Ao longo de 2020 e 2021, o SUPERA trabalhou com o ensino híbrido e presencial, de acordo com a realidade sanitária de cada cidade onde a franquia atua.

Mesmo nos momentos de maior acentuação de aulas online, as aulas presenciais nunca foram abandonas por completo e mesmo na adaptação para aulas online, o modelo presencial foi preservado no maior grau possível como forma de manter o vínculo do aluno com a experiencia da marca.

Ponto físico da marca SUPERA.
Interior da unidade SUPERA Alto de Pinheiros (SP)

“A nossa maior percepção de que estávamos fazendo uma boa transição foi a baixa taxa de evasão em todo o país desde o início da pandemia. Isso confirmou que o aluno SUPERA, mesmo que em aulas online momentâneas, consegue manter o vínculo com a marca de forma a voltar para as nossas unidades o quanto antes. Esta grata surpresa confirmou o quão importante é para o nosso modelo de negócio a experiência com o ponto físico e aulas presenciais”, avaliou Bárbara Perpétuo, vice-presidente do SUPERA

Mais do que um endereço, um ponto físico reforça a experiência do usuário com a marca tendo como principal vantagem a fidelização do cliente final. Com a ajuda de especialistas em novos negócios e gestão do método SUPERA no Brasil, listamos os principais pontos que justificam o investimento em uma franquia com sede física, entenda:

Perfil do público

Em negócios que abrangem diferentes públicos como a ginástica para o cérebro, um ponto físico é determinante para aproximação e concretização de novas vendas.

A empresária Carla Ariza (à esquerda) com suas alunas na unidade SUPERA em Itu (SP)

Mais do que oferecer um serviço, em um ponto físico é possível demonstrar o produto, com acesso do futuro cliente a experiências concretas do atual usuário do serviço, o que o fortalece o discurso da marca tendo como principal apelo o depoimento de experimentação de outras pessoas. “Esse contato de futuros alunos com alunos do SUPERA na unidade é uma grande porta de entrada de novos negócios no método em todo país. Já sabemos por anos de experiência em nosso modelo de negócio que muitas vezes o relato de outros alunos é decisivo neste processo de decisão pela compra do serviço”, explicou Carlos Oliveira.

 No caso específico do público 60+, que representa uma parcela significativa entre os alunos da marca no Brasil, a experiência na unidade SUPERA é responsável por uma parcela expressiva dentro do fechamento de novos matriculados, uma vez que este público tem mais facilidade e afinidade com serviços presenciais. “Para este público, é muito importante o olho no olho, o ambiente e a experiência como um todo. Trata-se de uma experiência pessoal do aluno com os educadores e a escola, e isso tem se confirmado em todo o país”, pontou Bárbara.

Fidelização

A experiência física também facilita a aproximação e fidelização do cliente final, que com a ida até a sede da empresa, mantém um vínculo com a marca, favorecendo inclusive sua indicação de outros alunos diante de sua vivência e experiencia pessoal com o serviço prestado.

Experiência do aluno

Em um negócio com ponto físico as possibilidades de oferecer uma experiência única ao cliente são amplificadas. No SUPERA, por exemplo, as unidades têm murais com trabalhos realizados pelos alunos, fazendo com que eles se sintam valorizados, no intervalo, a orientação é que sejam fornecidos mimos como café, biscoitos e/ou pipoca para que as crianças se divirtam enquanto interagem e jogam um jogo, por exemplo.

Alunos na unidade SUPERA Umarizal – Belém (PA)

Materiais didáticos, itens personalizados e venda direta

Além do ábaco, o SUPERA trabalha com uma linha completa de apostilas e materiais que são atualizados semanalmente, envolvendo novidade, variedade e grau de desafio crescente, tudo que o nosso cérebro precisa para manter os níveis de desenvolvimento para uma boa estimulação cognitiva em todas as fases da vida. O ponto físico também oferece ao empresário franqueado a possibilidade de realizar vendas secundárias, de apostilas, itens didáticos, brindes e outros materiais personalizados pela marca, que são atualizados constantemente.

A empresária Bruna Costa (ao centro) com seu time em Pedro Leopoldo (MG)

Localização

A localização física funciona como uma constante propaganda do negócio, e, também isso é levado em consideração na implantação de uma nova franquia como uma unidade do SUPERA. “Tudo no negócio SUPERA é pensado na visibilidade desta unidade, a começar da fachada, hoje como ponto principal de captação de novos clientes. Da nossa embaixadora, a atriz Beth Goulart, à cor da marca, o laranja, que dentro da psicologia remete a paixão, entusiasmo na decisão de compra do consumidor à tipologia (tipo de letra) do logotipo, do material da fachada ao seu tamanho: cada detalhe do ponto físico converge para a conversão de novos alunos no Brasil”, explicou Carlos.

O online não substitui o físico

Considerando os itens acima, você já deve estar mais do que convencido que a experiência do consumidor não pode ser resumida ao digital.

Melitha Novoa Prado, advogada especializada em Franchising e Varejo, que acompanha o setor há mais de 30 anos, chama a atenção para o posicionamento da marca. Para ela, o ponto físico continua com forte apelo ao consumidor final e não pode ser substituído integralmente pelo digital.

Ponto físico da marca SUPERA.
Interior da unidade SUPERA – Salvador Graça (BA)

“O ponto físico traz uma visibilidade muito grande. É importante ter uma operação em andamento e contato com o consumidor para reforçar essa experiencia pessoal. Para muitos negócios a presença física é importante, ainda mais com venda direto ao consumidor final. Estamos falando aqui de Branding (conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca) exposição de produtos, venda direta, contato com o consumidor final e expansão do negócio. Se é um negócio B2C (Business-to-consumer, comércio efetuado diretamente entre a empresa e o consumidor final) o ponto físico é fundamental para alcançar os resultados desejados”, pontou a especialista.

Segurança na relação de consumo

Ter um local para acessar os serviços e resolver eventuais contratempos, além de conhecer o responsável pela prestação de serviço amplia a sensação de segurança na relação de consumo e fortalece a experiência do consumidor com trocas, elogios e depoimentos pelos serviços prestados.

Ponto físico da marca SUPERA.

Conquista de lovers

Clientes encantados com empresas que surpreendem seus consumidores foram recentemente incluídos uma nova categoria: são os chamados ‘lovers’, ou apaixonados pela marca. Além de favorecer a proximidade com os clientes, o ponto físico oferece a oportunidade de depoimentos espontâneos desses clientes, uma marca do método SUPERA em todo o Brasil. Os depoimentos colhidos de forma espontânea nos pontos físicos da franquia SUPERA incluem crianças, jovens e adultos de todo o Brasil e estão catalogados no canal oficial da marca no Youtube.

Os empresários Marco Aurélio Oliveira Lima e Mário Sérgio Guimarães em Salvador – Graça

Digital como extensão do ponto físico

Embora o digital ofereça um amplo campo de atuação, é preciso lembrar que, quanto maior o campo, maior a dificuldade para segmentação, sobretudo em negócios que não oferecem um ponto físico. Segundo Carlos Oliveira, esta segmentação tem maior chance de acontecer quando a empresa entende os recursos digitais como uma extensão do ponto físico. Segundo ele, isso traz ao consumidor final uma sensação de confiança e uniformidade no discurso de marca, o que favorece a concretização de novas vendas e negócios.

“O SUPERA tem uma característica única no Brasil quando falamos de atuação digital e Marketing. Sempre trabalhamos com uma estrutura que se aproxima de uma agência de Comunicação para diminuir a distância entre o físico e o digital e é exatamente isso que favorece o nosso crescimento no Brasil neste momento, aproveitando também as demandas trazidas pela COVID-19”, concluiu.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Por que ter um ponto físico é tão importante?"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    6624f485701e3