Tendência: Na contramão da pandemia, setor de saúde e bem-estar apresenta alta segundo ABF

26/04/2021 Equipe SUPERA

O ano de 2020 foi desafiador para o setor de franchising, mas ampliou oportunidades em setores específicos, ligados sobretudo ao desenvolvimento humano, saúde e bem-estar, segundo balanço da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Setor de expedição do franqueador SUPERA em São José dos Campos

Em relatório divulgado em março de 2021, a instituição pontuou que o setor de franquias manteve sua curva de recuperação no 4º trimestre de 2020, se aproximando dos níveis pré-Covid-19.

Equipe de Marketing e Comunicação do Método SUPERA

A digitalização de processos e serviços – como as aulas ministradas pelo SUPERA em todo o Brasil no sistema híbrido, bem como as políticas de auxílio emergencial e o aquecimento da construção civil foram movimentos importantes para dinamizar o setor.

 “O ano de 2020 foi, de fato, dos mais desafiadores para todos os setores da economia brasileira, e com o setor de franquias não foi diferente. Analisando o comportamento do setor ao longo do ano, com os estudos trimestrais e, adicionalmente, as consultas mensais feitas pela ABF, graças à participação de seus associados, vejo que o resultado poderia ter sido pior, mas as virtudes do  franchising amenizaram a queda…”, e seguiu

Segmento de saúde e bem estar é tendência de mercado no pós pandemia

“Nós temos a força do trabalho em rede, uma alta capacidade de negociar com fornecedores e promover ganhos em escala, por exemplo, porém, é com muito esforço que o ecossistema do franchising está atuando para amenizar as perdas e os impactos nos negócios”, afirmou André Friedheim, presidente da ABF.

Novas prioridades para o brasileiro

Com a pandemia, os olhos dos brasileiros se voltaram cada vez mais para as questões ligadas à saúde.

A prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável e novos hábitos de saúde, mesmo que em casa, surgiram. Em artigo divulgado ainda em julho de 2020 o Sebrae pontuou alguns dos novos padrões de consumo e tendências de mercado no pós pandemia, entre eles a busca por uma saúde mental e a preocupação com o corpo e a mente, que tendem a continuar, segundo a entidade.

Expansão: setor de saúde e bem estar ganhou novo mercado durante a pandemia

Os números da ABF divulgados em março confirmam o cenário apontado pelo Sebrae.

Na contramão da pandemia, os setores de Saúde, Beleza e Bem-Estar registraram desempenho positivo, de 5,4% no 4º tri e de 3,1% no ano. O segmento foi beneficiado, entre outras coisas, pela acentuação do desejo de bem-estar na sociedade mesmo em um contexto tão delicado e o redirecionamento de recursos para fins voltados ao cuidado do corpo e da mente. 

Desde o início da pandemia o SUPERA, rede de franquias que promove a saúde do cérebro e qualidade de vida há 15 anos, manteve baixos seus índices de evasão apostando sobretudo na possibilidade de aulas no sistema híbrido – presenciais e online, uma transição que aconteceu de forma muito natural para milhares de alunos da rede em todo o Brasil, segundo Carlos Oliveira, novo Diretor de Gestão de franquias da marca.

“Nossa transição para o ensino remoto aconteceu ainda nos primeiros meses de pandemia de forma muito serena porque temos uma estrutura muito robusta que soube atender as exigências pedagógicas desta transição de forma muito ágil, por tudo isso estamos dentro deste grupo de franquias descrito no levantamento da ABF”, disse.

 Projeções

Ainda segundo a ABF, o cenário para 2021 ainda é bastante desafiador, porém, fatores como o avanço do processo de vacinação da população, como também da agenda das reformas em discussão no Congresso Nacional, especialmente a tributária e a administrativa, a implantação das medidas de ajuste fiscal e o estímulo e a facilitação do acesso ao crédito para as micro e pequenas empresas, oferecem uma perspectiva mais positiva para este ano.

Setor pedagógico do Método SUPERA em São José dos Campos (SP)

Nesse sentido, a ABF projeta um faturamento 8% maior, 5% mais unidades, 2% em novas redes e uma alta de 5% no número de empregos diretos gerados pelo setor em 2021.

“O SUPERA segue com uma aproximação ainda maior de sua rede de franquias neste momento e ampliando investimentos em Marketing e estratégia de mercado. Acreditamos que a pior onda já passou e resistimos muito bem a este momento. Seguimos agora de volta ao nosso caminho de expansão pelo Brasil, já atendendo algumas demandas trazidas também pela pandemia de COVID-19”, concluiu Bárbara Perpétuo, vice-presidente do SUPERA no Brasil.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Tendência: Na contramão da pandemia, setor de saúde e bem-estar apresenta alta segundo ABF"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    63893f54407ba