3 conceitos que você deve saber antes de investir em uma franquia

18/11/2021 Equipe SUPERA

Antes de entrar no mundo do empreendedorismo, é fundamental saber como ele funciona e quais são os conceitos e processos que regem seu funcionamento.

Não há uma receita correta para conquistar um negócio de sucesso, mas existem alguns princípios adotados por empreendedores cuja vasta experiência lhes conferem segurança e assertividade em seu negócio, e o conhecimento de conceitos e termos para gestão de um negócio, é sem dúvida um desses princípios.

E para aqueles que estão pensando em investir em uma franquia, é importante conhecer as taxas cobradas pelos franqueadores para organizar as finanças e operar de maneira equilibrada, evitando surpresas na hora de fechar o negócio.

Na matéria de hoje vamos falar da taxa de franquia, taxa de royalties e sobre o ROI, um conceito que orienta muitos empresários na hora de planejar investimentos em seu negócio.

Taxa de franquia

A taxa de franquia é paga uma única vez logo após a assinatura do contrato de adesão da franquia.

Essa taxa costuma variar de acordo com o modelo de negócio adquirido, mas no geral todas são cobradas para custear os valores de licença para o uso da marca e manuais instrucionais, auxílio para o franqueado na contratação e treinamento de seus primeiros colaboradores e suporte na implementação da nova unidade.  

É comum que empresários e empresárias façam uma análise dessa taxa em franquias do mesmo ramo com o objetivo de comparar os valores e certificar-se de que a quantia está dentro da média encontrada no mercado.

Alguns também levam em consideração o reconhecimento e grau de consolidação da marca no mercado na hora de averiguar a taxa de franquia, com o intuito de observar se o valor corresponde ao nível de aprovação que a empresa tem com o público. 

Taxa de royalties

A taxa de royalties é um valor mensal pago ao franqueado que varia de 2% a 5% do faturamento total da unidade.

Além da utilização da marca e todo o suporte oferecido ao franqueado, essa taxa beneficia os franqueados pois seus recursos são destinados à pesquisa e implementação de novas tecnologias, atualização de manuais, treinamento e convenções para todas as redes.

ROI

Quando se trata de indicador eficaz, o ROI é a solução encontrada pelas empresas.

Isso porque esse termo oriundo do inglês Return on Investment, cuja tradução livre para o português é Retorno sobre o investimento, é uma métrica com a qual se pode observar os lucros e prejuízos obtidos pela empresa a partir de determinado investimento.

Esse mesmo recurso torna possível ao gestor do negócio acompanhar o lucro mensal do seu negócio, o índice de satisfação de seu cliente, o custo médio de seus produtos e até mesmo a conversão em leads, para empresas que apostam e investem em estratégias de mídias pagas.

Mas por que é importante calcular o ROI?

Ao calcular o ROI você saberá quais foram os custos, ganhos e perdas reais de seus investimentos.

Isso fará com que você siga com determinadas estratégias ou planeje novas formas de atingir seus objetivos.

Pode ser que você tenha investido um bom recurso em estratégias de captação de clientes, mas a operação do modo como foi executada não tenha lhe trazido bons resultados, neste caso é melhor repensar.

O cálculo do ROI também estima o tempo médio de retorno de seus investimentos.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "3 conceitos que você deve saber antes de investir em uma franquia"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    63dcb3256766d