8 dicas para quem quer abrir uma franquia

11/11/2021 Equipe SUPERA

O mercado de franquias é uma ótima opção para empresários e empresárias pouco experientes que buscam um modelo de negócio mais estável.

Isso porque nesse tipo de empreendimento investe-se em uma marca já consolidada no mercado e que lhe fornecerá todos os dados necessários sobre a rede, tornando você apto para decidir se esse é realmente o melhor investimento.

Existem também boas práticas e dicas essenciais que todo empresário deve saber se pretende abrir uma franquia. Por isso, no artigo de hoje separamos algumas dicas que podem ajudá-lo nesta difícil tarefa.

Neste conteúdo você verá 8 dicas para quem quer abrir uma franquia

  • Escolha um mercado compatível com seu perfil;
  • Tenha um bom planejamento econômico;
  • Estude (e muito) a franquia;
  • Observe o suporte ao franqueado;
  • Verifique a avaliação dos consumidores;
  • Selecione um time de colaboradores competentes;
  • Saiba escolher o seu ponto.

Escolha um mercado que tenha o seu perfil

Essa é talvez uma das dicas mais importantes a serem seguidas.

É preciso ter em mente que você vai dedicar, se não o resto da vida, um bom tempo em seu novo negócio, esse será o motivo pelo qual você vai levantar da cama todos os dias e pelo qual se orgulhará. 

Por isso salientamos a importância de investir em um ramo de negócio compatível ao seu perfil, cujos valores e visões de mundo correspondam aos seus.

Planejamento econômico

É muito comum empresários, sobretudo os iniciantes, acreditarem que seu investimento se baseia apenas no valor para adquirir a franquia, mas a verdade é que a aquisição de uma franquia envolve um conjunto de outros gastos, e é por isso que você deve planejar-se para arcar com esses custos, que envolvem, entre outras coisas

  • Marketing local: A grande maioria das franqueadoras possuem diretrizes e modelos específicos de marketing para serem incorporados em suas redes. Mas isso não impede que reserve uma quantia extra para desenvolver um marketing local e garantir a estratégia e mensagem adequada para o público específico da localização da sua empresa.
  • Taxa de franquia: Essa é a taxa de aquisição da franquia que você paga logo quando assina o contrato.
  • Taxa de renovação de franquia: Essa taxa é cobrada após o fim da vigência do contrato. Alguns ramos empresariais costumam agregar essa taxa já com a taxa de aquisição de franquia.
  • Taxa de royalties: Essa é uma taxa mensal que você terá de pagar ao franqueado e que beneficiará muito o seu negócio. Quer saber como? Clique  aqui.
  • Taxa de manutenção de equipamentos: Esse é um recurso que deve ser guardado para eventuais manutenções em aplicativos, softwares e equipamentos

Estudar a franquia

Mais importante que adquirir uma franquia é estudá-la.

Tire um tempo para fazer uma análise da lucratividade e qual o tempo médio de retorno financeiro, isso irá te ajudar inclusive na organização financeira, fazendo com que você entre no negócio mais bem preparado financeiramente. 

Observe o suporte ao franqueado

Mesmo que você ou seu sócio possuam uma vasta experiência empresarial, quando um negócio enfrenta problemas no início é muito importante contar com o apoio da franqueadora.

Por isso, pesquise como é o sistema de suporte da franquia que você está pensando em adquirir. Uma boa dica é fazer contato com os franqueados já desligados da rede.

Você encontra essas e outras informações na Circular de Oferta de Franquia, que resguarda todos os franqueados em operação e ex-franqueados da rede nos últimos doze meses.  

Faça uma análise da aceitação de mercado

Para que sua análise seja mesmo consistente, veja também o outro lado da moeda.

Busque nas redes sociais e outros canais onde a rede atua no relacionamento com o cliente e veja quais são as avaliações de seus futuros consumidores.

Lembre-se: o sucesso de uma franquia depende de um bom atendimento ao cliente. 

Selecione bem os seus colaboradores

Mais importante que caminhar rumo ao sucesso, é escolher bem aqueles que o acompanharão durante essa jornada.

Para isso, contrate não só profissionais especializados em sua área, como também pessoas dispostas a aceitar qualquer desafio, que trabalhem bem em equipe e saiba relacionar-se com os consumidores (claro que isso não se aplica a todos os setores, mas nos quais essas habilidades forem essenciais, não economize tempo nos processos de recrutamento).

Atualmente muito se fala sobre a importância do profissional com habilidades socioemocionais bem desenvolvidas, essas pessoas podem impactar e muito nos resultados de sua empresa, já que sempre encontram soluções inovadoras para problemas, possuem bom raciocínio lógico e capacidade de lidar com mudanças constantes. 

Escolha bem o seu ponto

Quase mais importante que a escolha de um negócio que se alinhe ao seu perfil é a escolha do local onde seu negócio será instalado. Muitos empresários checam com o franqueador qual é a média de aluguel para o estabelecimento e evitam preços abusivos.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "8 dicas para quem quer abrir uma franquia"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    66569d7713f8f