Quanto custa uma franquia? Confira as taxas

03/11/2021 Equipe SUPERA

É muito comum que pessoas interessadas em abrir um negócio tenham dúvidas sobre as taxas cobradas ao adquirir uma franquia.

Para sanar suas dúvidas, futuro empreendedor, na matéria de hoje vamos explicar as diferenças entre as taxas de franquia, taxa de royalties e taxa de propaganda e como elas podem ser importantes para o seu negócio.

Já ao receber a Circular de Oferta de Franquia (COF), você terá acesso a todas as cobranças requeridas pela franqueadora, mas se quer entendê-las a fundo, continue a leitura!

Neste conteúdo você verá:

  • Taxa de franquia;
  • Taxa de royalties
  • Taxa de propaganda.

Taxa de franquia

A taxa de franquia é cobrada uma única vez até a validação do contrato, passado esse período pode haver a cobrança de uma nova taxa.

Por preocupar-se com seus novos propulsores, as redes franqueadas, antes mesmo da abertura da loja, realizam uma ampla pesquisa de mercado, analisando a demanda e o público onde sua unidade será instalada, bem como a dinâmica da sua localização e o ponto onde será fixado o seu negócio, acredite ou não mas esse aspecto pode interferir muito em seus resultados.

É justamente por isso que você, empreendedor, arca com a taxa de franquia, para garantir a construção de uma nova unidade mais estruturada e estratégica e que atinja os melhores resultados possíveis.  

A taxa de franquia também inclui:

  • Licença para uso da marca;
  • Manuais operacionais;
  • Acompanhamento na implementação da loja;
  • Apoio ao franqueado na contratação dos primeiros colaboradores;
  • Treinamento para o franqueado e seus colaboradores.

Taxa de royalties

Já os royalties são tarifas cobradas mensalmente pelas franquias. Embora alguns vejam os royalties como um  tipo aluguel das franqueadas para o franqueador, não é bem assim que acontece.

Essa taxa é cobrada para que os franqueados possam fazer uso da marca, que já detém reconhecimento e prestígio do mercado e possam usufruir de todo o conhecimento acerca da marca, tecnologias e técnicas do franqueador, também conhecido como know-how.

Mas sobretudo  porque essa taxa é convertida em investimento direcionados às franquias em forma de pesquisa para novos produtos, implementação de novas tecnologias que buscam otimizar processos e fundos para arcar com convenções e treinamentos para todas as redes de franquia.

O valor dessa taxa costuma variar entre 4% a 10% do faturamento bruto da unidade.

Taxa de propaganda

A taxa de propaganda é um valor cobrado mensalmente.

Não basta dar todo o apoio necessário para que você inicie sua nova unidade, as franqueadoras também investem em estratégias que buscam divulgar a sua nova franquia, é para isso que a taxa de propaganda existe.

Normalmente o valor da taxa varia entre 2% e 5% do faturamento bruto de cada unidade. De acordo com o Portal do Franchising, a taxa de propaganda inclui:

  • Campanhas;
  • Divulgação de produtos;
  • Ações institucionais de promoção da marca;
  • Estratégias publicitárias e marketing.

Taxa de sistema

Algumas franqueadoras possuem ainda um modelo de negócio no qual são disponibilizados aplicativos, softwares e computadores, que podem ocasionalmente necessitar de alguns reparos.

Ao arcar com as taxas de sistema o franqueado tem direito aos seguintes itens:

  • Manutenção dos equipamentos;
  • Atualização e manutenção de softwares e aplicativos;
  • Manutenção de sites;
  • Implementação de novas tecnologias. 

Taxa de renovação

A taxa de renovação é cobrada a cada vez que se excede o tempo de contrato entre franqueado e franqueador.

Tal como o próprio nome já diz, a taxa de renovação diz respeito a uma nova vigência de contrato, que costuma durar em torno de 5 anos. É também comum que algumas redes incluam esse valor já na taxa de franquia.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar os 2 comentários

2 comentários para "Quanto custa uma franquia? Confira as taxas"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    669b926be7033