O que fazer antes de abrir uma franquia ?

03/03/2022 Equipe SUPERA

Ter o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. A pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular demonstrou que 38,5 milhões de brasileiros têm vontade de empreender.  Entre as razões que motivam a escolha estão a oportunidade de ser o próprio chefe, o aumento dos rendimentos e a satisfação pessoal. No entanto, muitas pessoas têm dúvida sobre o que fazer antes de abrir uma franquia, e é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.

O que é uma franquia, afinal? 

Uma franquia é um modelo de negócio no qual o proprietário da empresa (franqueador) concede a outro (franqueado) o direito de uso da marca bem como o know-how, a patente e infraestrutura da marca, para que este possa instalar uma unidade em determinado local, expandindo o alcance da marca e tendo a chance de gerir o próprio negócio.

A adesão de uma franquia é considerada um dos modelos de negócio mais seguros para se investir. Isso porque ao adquirir a empresa, o franqueado dispõe de diversos recursos para tornar sua adesão no mercado mais assertiva e segura. Além de treinamentos, workshops, know-how, é disponibilizado a Circular de Oferta de Franquia (COF), na qual consta, entre muitas outras coisas, a relação de franqueados e ex-franqueados da rede, que proporciona ainda mais segurança e autonomia no processo de aquisição do negócio.

No entanto, para acertar ainda mais em sua escolha é preciso entender quais são os passos e o que fazer antes de abrir uma franquia. Confira a seguir.

Finanças e Investimento

Quando se fala em investimento é essencial traçar objetivos e metas que o auxiliem a ter êxito em seu projeto, isso vale para todas as aquisições, tanto de nível pessoal, como financiar um imóvel, quanto de nível profissional, como no caso de adquirir uma franquia.

Por isso é importante realizar uma pesquisa sobre como abrir um negócio, quanto custa uma franquia, qual o tempo médio de retorno dos investimentos, e o capital de giro, um fator que a depender do ramo de negócio, pode variar bastante.

A aquisição de uma franquia requer planejamento para arcar tanto com custos fixos quanto  os custos variáveis, que se apresentam sob a forma de taxas, pagas somente uma vez ou mensalmente, a depender de sua natureza. Essas taxas são importantes pois retornam sob a forma de investimentos em novos produtos e serviços ao franqueado.

Se quiser saber mais sobre as taxas de franquia clique aqui e acesse nosso artigo completo.

Escolher o ramo de negócio

O ramo de atuação é também um fator de grande relevância quando se considera comprar uma franquia, afinal, este será o seu projeto para a vida e aquilo com o que passará boa parte do seu dia. Essa escolha deve levar em consideração, pelo menos, 2 fatores: seu nível de identidade com a área e as demandas e tendências do mercado de franquias.

Existem diversos tipos de franquia para investir, há, inclusive, modelos de franquia on-line disponíveis para aqueles que pretendem apenas fazer uma renda extra e trabalhar de forma remota, opte por aquele que melhor atende seus objetivos de negócio.

Separamos algumas das principais tendências de franquia para que você, futuro empreendedor, fique atento às novidades do setor empresarial.

Lazer e Entretenimento

O setor de lazer e entretenimento, mesmo em meio a pandemia, tiveram um bom faturamento, com um aumento de 5,4% entre 2018 e 2019. A retomada das atividades promete alavancar um setor o qual sempre mostrou-se consolidado. Agora, mais do que nunca, as pessoas buscarão diversão e entretenimento.

Franquia para idosos

A busca por modelos de vida mais saudáveis aliado ao crescimento da expectativa de vida torna expressivo o público 60+, que promete aquecer o mercado de franquias futuramente.

Estima-se que, até 2060, o Brasil terá mais de 58 milhões de idosos, em contrapartida, há fortes indícios de baixas taxas de natalidade, fatores que configuram uma verdadeira inversão da pirâmide etária do Brasil e nos informa, entre outras coisas, de um novo nicho a ser explorado: as franquias para idosos.

Saúde e Bem-estar

O cuidado com a saúde e bem-estar também movimenta o setor de franquias. Uma pesquisa recente disponibilizada pela Associação Brasileira de Franquias (ABF) mostrou que esse mercado faturou mais de R$9,7 bilhões no 3º trimestre de 2021, cujo aumento representa 9,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Entre os fatores que impulsionam esse setor está a maior preocupação com o autocuidado e a estética, considerados no longo período de restrição durante os meses de pandemia.

Sustentabilidade

As mudanças climáticas impulsionaram a busca por modelos de vida mais sustentáveis que incluam fontes de energias renováveis e práticas para redução dos impactos ambientais. Sendo uma pauta vigente e cada vez mais necessária, já existem modelos de franquias que trabalham a questão da sustentabilidade de forma mais central.

Conhecer a franquia

Conhecer a franquia onde você irá investir é fundamental. Busque ampliar suas fontes e se certificar de que tem pleno conhecimento do negócio como um todo, para isso converse com outros franqueados, e até mesmo ex-franqueados sobre o suporte escolhido e, claro, os rendimentos, se necessário organize uma lista sobre o que perguntar ao franqueado, para compreender melhor todas as dimensões da empresa.

A busca nas redes sociais pode ser também um dos indicadores do reconhecimento, prestígio e comunicação da marca para com o público.

Ser gestor do próprio negócio pode ser desafiador, por isso saber o que fazer antes de abrir uma franquia é a chave para  ter sucesso nos negócios mais rapidamente.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "O que fazer antes de abrir uma franquia ?"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    669d96a63f8f7