8 termos do franchising para você não ter mais dúvidas!

08/12/2020 Equipe SUPERA

Para saber mais sobre o mundo das franquias, ou franchising, é importante compreender os termos mais utilizados e quais são os significados deles dentro do mundo corporativo entre franqueadores e franqueados.

O mercado de franquias, que parte de uma estratégia de expansão de negócios, está em alta e se mostra cada vez mais estável e lucrativo para os novos empreendedores.

Neste conteúdo, quero te apresentar alguns dos termos mais utilizados dentro do segmento. Aqui você vai conferir também:

  • O que é franchising?
  • Quais os principais termos do franchising?

Leia o conteúdo até o final, hein?

O que é franchising?

Franchising é um termo utilizado para se referir ao mercado de franquias, ou seja, para falar sobre as empresas que adotam essa estratégia de expansão, que é baseada na cessão do direito ao uso de uma marca por um franqueador a um franqueado.

A definição de franquia, ou franchising, no Brasil, é baseada na legislação vigente na Lei de Franquias (13.966/19):

“sistema pelo qual um franqueador autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pelo franqueador, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento”

Entenda os principais termos do franchising

Dentro do mercado de franquias, alguns termos são muito comuns e usados frequentemente, vamos entender um pouco mais sobre o que se trata cada um deles?

  • FRANQUEADOR

É o nome dado a quem é proprietário da rede de franquias. O franqueador é quem precisa prover todo o aparato referente ao conhecimento sobre a marca que está em expansão, no que diz respeito às normas gerais e operacionais necessárias para o funcionamento das empresas franqueadas.

  • FRANQUEADO

É quem investe em uma rede de franquias. O franqueado é quem precisa, após receber os treinamentos e todo o know-how necessário para o funcionamento da franquia, garantir o bom funcionamento de todos os processos referentes ao funcionamento da empresa.

  • TAXA DE FRANQUIA

É o valor pago pelo novo franqueado para a empresa franqueadora, que se refere a tudo o que ele, antes mesmo de inaugurar sua unidade, já recebeu do franqueador: o conhecimento sobre a marca e os processos que são implementados pelo franqueador logo no início.

  • TAXA DE PROPAGANDA

Essa taxa é paga periodicamente para a empresa franqueadora, com o objetivo de potencializar a divulgação da marca e fortalecer a imagem perante o público-alvo e a sociedade por meio dos esforços de marketing e comunicação.

  • ROYALTIES

Esse valor refere-se à remuneração pelo uso da marca e seus produtos licenciados, bem como os serviços também prestados pelo franqueador para a empresa franqueada. Os royalties são pagos periodicamente.

  • COF (CIRCULAR DE OFERTA DE FRANQUIA)

A Circular de Oferta de Franquia, comumente chamada de COF, refere-se ao documento que oferece todas as informações necessárias para que o candidato à abertura de uma unidade franqueada possa analisar as informações e tomar sua decisão de adquirir ou não a franquia. Neste documento estão descritas as taxas que precisam ser pagas, os últimos resultados da empresa franqueadora e outras informações relevantes no momento da escolha.

  • TERRITÓRIO/POLÍGONO

Esses termos dizem respeito à área espacial de atuação de uma unidade da franquia. As marcas podem trabalhar de diferentes formas: com exclusividade de território ou não. Tudo depende das políticas definidas pela empresa franqueadora para a expansão das unidades.

  • CONSELHO DE FRANQUEADOS

O conselho de franqueados refere-se a uma entidade composta por franqueados e objetiva viabilizar uma comunicação institucional mais direta entre franqueador e franqueados. Os conselheiros eleitos representam diferentes regiões e ajudam a esmiuçar as necessidades, desafios e explanar diferentes perspectivas sobre a marca em suas regiões de atuação.

Entender alguns dos principais termos utilizados dentro do segmento de franquias é importante para os novos empreendedores conseguirem acompanhar o mercado de forma mais clara. Espero que tenha gostado do conteúdo!

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "8 termos do franchising para você não ter mais dúvidas!"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    6672f469db764