Quais são as características da nova educação?

23/03/2022 Equipe SUPERA

Você provavelmente já olhou para uma criança e pensou em como ela era esperta e inteligente. Uma nova geração de crianças também expõe características da nova educação.

A verdade é que muitas pessoas têm percebido isso também e a ciência pode comprovar: as crianças de hoje em dia estão mais inteligentes que a geração passada.

Crianças hiperestimuladas com dificuldade para reter atenção é uma desafio para a nova educação

Essas transformações são fortemente impulsionadas por fatores sociais externos como a inserção de tecnologias que permitem novas formas de se relacionar e adquirir conhecimento.

Essa mudança no perfil de nossas crianças reflete em todos os aspectos de sua vida, interferindo em sua construção de mundo, no modo como interpreta, relaciona e associa o conhecimento.

As características da nova educação também expõem a maneira com a qual essa geração se relaciona com os demais e todas essas dimensões fazem parte da dinâmica escolar, que vem sendo transformada cada vez mais rapidamente em consonância com as constantes alterações de seus alunos.

Escolas sendo transformadas por seus estudantes

Foi-se o tempo em que os alunos absorviam conhecimento de modo passivo, ou fossem obrigados a copiar o conteúdo do quadro antes que fosse apagado …  situações como essa ficaram para trás  e não fazem parte do que os especialistas consideram como as características da nova educação.

Assim como a pandemia acelerou inúmeros processos – alguns deles previstos para os próximos dez anos, inúmeras práticas de ensino foram substituídas por metodologias que dialogam de maneira mais assertiva com o novo perfil de aluno.

Como é o aluno do século XXI?

  • Conectado: Com fácil acesso aos dispositivos móveis, as informações estão a poucos segundos, ou melhor, cliques. Celulares, tablets e computadores proporcionam uma grande quantidade de informações com formatos simpáticos à vivência de nossos alunos.
  • Curioso: Além de amigáveis, os recursos tecnológicos são responsáveis por tornar esses novos alunos mais curiosos e ávidos por conhecimento. Os jogos e vídeos interativos tornam o aprendizado uma verdadeira descoberta dentro e fora da sala de aula. Não há limites para o conhecimento nesse cenário!
  • Rápido: No mundo digital tudo é feito como em um passe de mágica, até para armazenar as informações os alunos substituem a tinta da caneta ou o grafite do lápis pelas câmeras de alta resolução das lousas e powerpoints. 

Esse novo perfil de aluno não só expõe com clareza as características da nova educação como causa mudanças nas formas de aprendizado e dinâmica das instituições de ensino e torna indispensável o desenvolvimento das soft skills, habilidades cognitivas e socioemocionais, responsáveis por torná-lo mais bem preparado para lidar com as situações do dia a dia, e principalmente do futuro.

Entenda um pouco sobre o que são as soft skills a seguir.

O que são habilidades cognitivas e socioemocionais?

As habilidades cognitivas fazem parte das características da nova educação e compreendem uma série de capacidades do cérebro que envolvem, por exemplo, o raciocínio lógico, a criatividade, atenção, memória, linguagem oral e escrita e habilidade visuoespacial.

Aulas híbridas e com recursos tecnológicos já são uma realidade em todo o mundo

As habilidades socioemocionais, por sua vez, relacionam-se com as capacidades de trabalho em equipe e individual, cooperação, comunicação, tolerância à frustração e inteligência emocional.

Essas habilidades são fundamentais não só na infância como também em toda a vida adulta e nos anos posteriores.

Na infância elas ajudam as crianças a se relacionar com as demais, respeitar as diferenças e, principalmente, lidar com frustrações, uma das maiores dificuldades desta fase da vida.

No contexto adulto elas se tornam indispensáveis nas dinâmicas do mercado de trabalho e no perfil do profissional do futuro,  preparado para cenários com grandes mudanças e apto para lidar com contratempos no trabalho.

Como reter a atenção do cérebro em meio a tantos estímulos tecnológicos?

Todo esse desenvolvimento cerebral e a reserva cognitiva acumulada também é aproveitada na idade avançada, já que um cérebro saudável é também mais bem preparado para enfrentar eventuais doenças neurodegenerativas, causadas, entre outras coisas, pela perda de conexão entre neurônios.

Porque o SUPERA é um bom investimento hoje?

Boa parte dessas características da nova educação já vem sendo trabalhadas em sala de aula, mas podem ser potencializadas por meio da ginástica cerebral oferecida pelo SUPERA em mais de 300 unidades da marca no Brasil.

Além de atender as demandas dessa nova realidade, o SUPERA é hoje um negócio único no Brasil, líder em seu segmento e com baixa concorrência de mercado.

A metodologia SUPERA é baseada em conceitos da neurociência e por isso possuem respaldo científico sobre o modo como o cérebro funciona e adquire conhecimento de modo geral, tornando o aprendizado em sala de aula ainda mais eficaz, divertido e alinhado com as expectativas dos alunos.

Ginástica para o cérebro ajuda a desenvolver memória, concentração e raciocínio

A neuroplasticidade, que é a capacidade que nosso cérebro tem de se modificar quando estimulado, é exercitada por meio de jogos, ferramentas e atividades desenvolvidas por nossa equipe pedagógica que proporcionam aos alunos consciência sobre o modo como aprendem e os mostram novos caminhos para adquirir conhecimento.

Essas ferramentas, que diferem das convencionais,  são mais atrativas e por isso permitem maior imersão e capacidade de atenção.

Como resultado de tudo isso, há uma grande melhora das capacidades cognitivas e habilidades socioemocionais.

Os desafios cognitivos presentes no material e desenvolvidos por nossa equipe pedagógica também impulsionam o desenvolvimento do córtex pré-frontal, região do cérebro que, quando estimulada, melhora a capacidade de tomada de decisões, construção de estratégias, atenção, raciocínio lógico, processamento de linguagem e muitas outras coisas.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Quais são as características da nova educação?"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    63daef6431046