Como escolher a localização na hora de abrir uma franquia

25/08/2020 Equipe SUPERA

Vai abrir uma franquia? Confira como escolher o ponto comercial ideal — essa é uma decisão crucial para o sucesso do seu negócio!

Sim, escolher o ponto comercial errado está entre os principais erros na hora de abrir uma franquia!

“Especialistas em franchising apontam que 50% do sucesso ou do fracasso de um negócio do tipo está relacionado a escolha do ponto comercial”. A afirmação é da Associação Brasileira de Franchising (ABF) que reforça que: “se você almeja êxito no mundo dos negócios, o primeiro passo é escolher a melhor localização possível” na hora de abrir uma franquia.

Da mesma forma, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) enfatiza sobre a importância da localização ao iniciar uma empresa: “a escolha do ponto comercial é uma das etapas mais importantes no processo de implantação de uma franquia e pode significar o sucesso ou o fracasso de um negócio”.

Bom, já que as duas autoridades no assunto estão dizendo, é bom mesmo pensar bem nesse assunto, não é mesmo? Sendo assim, confira a seguir as dicas que a ABF e o Sebrae dão aos empreendedores em termos de escolha do ponto comercial para uma franquia!

Vai abrir uma franquia? Saiba como escolher o ponto comercial ideal   

De acordo com as orientações do Sebrae e da ABF, existem algumas questões essenciais que você, como empreendedor, deve analisar na hora de escolher o local para abrir uma franquia. 

São elas: 

Questões estratégicas

Na hora de escolher a localização da sua franquia, é fundamental achar um ponto comercial que tenha nos arredores (ou que seja frequentado por) um público compatível com o público-alvo do negócio.

Deve-se levar em consideração, por exemplo, os hábitos de consumo desse público, bem como “os horários de funcionamento da empresa, o fluxo de pessoas, as lojas próximas e a facilidade de acesso ao local“, destaca o Sebrae.

A ABF ainda acrescenta, nesse sentido, que se deve averiguar outras vantagens competitivas, como:

  • O potencial da região;
  • As condições de trânsito;
  • A estrutura e as condições do imóvel (inclusive, no que se refere à higiene);
  • A segurança;
  • As opções de estacionamento (locais com estacionamento próprio ou nos arredores são mais vantajosos, segundo a ABF); 
  • A concorrência.

Em relação a esse último item, a entidade acentua, inclusive, que é preciso ter em mente que nem sempre a presença de concorrentes é uma coisa negativa para o empreendimento. “Em casos onde a franquia oferece um diferencial competitivo, ter concorrência pode até trazer mais clientes”, afirma a Associação Brasileira de Franchising. 

Além disso, a ABF ainda evidencia que a concorrência é, justamente, uma forma de te manter “sempre atento às questões de performance, pois você poderá avaliar de forma mais simples como o seu concorrente está performando e o que é possível fazer para diversificar a sua operação”.

Em termos geográficos, a Associação ainda faz duas especificações: “escolha o lado da rua onde faz sombra à tarde, quando o movimento é maior” e “dê preferência para lojas no nível da rua e sem recuo, para aumentar a visibilidade”.

Questões financeiras

Já em termos financeiros, o serviço de apoio aos pequenos negócios e a associação de franchising pontuam que na hora de abrir uma franquia será necessário analisar se o preço do aluguel é compatível com o seu plano de negócios e com a sua capacidade de investimento, bem como com o prazo de retorno e o movimento esperado. “Especialistas recomendam que esses custos não ultrapassem 15% do faturamento mensal”, frisa a ABF.

Leia também: Financiamento para franquia: descubra aqui se vale a pena utilizar esse recurso

Além disso, também é preciso verificar tanto o tempo de vigência quanto as condições para a renovação do contrato — “uma vez que o franqueado investirá tempo e dinheiro na reforma do ponto para adequá-lo ao projeto arquitetônico definido pela rede”, acrescenta o Sebrae.

Questões legais

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas lembra também que é fundamental “verificar se não há impedimento legal para a abertura do negócio pretendido no local desejado e providenciar as licenças necessárias para a sua instalação“.

“Solicite a busca prévia de localização junto à prefeitura, a fim de verificar possíveis impedimentos em relação à montagem do negócio, tendo em vista o plano diretor urbano do município”, orientou, ainda, a Associação Brasileira de Franchising. 

Ambas as instituições realçaram, entretanto, que, na hora de o franqueado escolher o local para abrir uma franquia, a rede franqueadora costuma oferecer suporte para a tomada de decisão nesse sentido. É preciso, todavia, conversar com a franqueadora em questão para saber de que forma, exatamente, ela vai ajudar.    

Nós da Franquia de Escolas SUPERA prestamos todo o apoio a você nessa caminhada. Venha ser nosso parceiro — entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo nesse momento tão importante, que é escolher o ponto comercial para o seu negócio! 

Infográfico

Confira abaixo um infográfico sobre ponto comercial desenvolvido pela Empreenda Brasil.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Como escolher a localização na hora de abrir uma franquia"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    63daae7a13aad