Como ser um empreendedor de sucesso: as 10 dicas que você precisa conhecer

24/03/2020 Equipe SUPERA

Abrir um negócio não é tarefa fácil, mas com esforço e dedicação é possível alcançar o que se deseja — inclusive chegar ao sucesso. 

Nesse artigo, listamos as 10 principais dicas para facilitar essa caminhada, acompanhe a seguir!

Dicas para ser um empreendedor de sucesso  

Se você se pergunta como ser um empreendedor de sucesso, saiba que já está no caminho certo, visto que a primeira atitude a se tomar, quando se almeja algo, é a reflexão e a busca por informação e conhecimento.

Outras sugestões nesse sentido são:

1) Ofertar um produto ou serviço de real qualidade 

Um produto ou serviço de qualidade é a base para qualquer evolução do negócio — é aqui que tudo começa. Além disso, é fundamental pesquisar as opções de mercado mais promissoras para atuar.

A inserção em áreas que estão em constante crescimento aliada à oferta de algo de qualidade, e que realmente faça a diferença na vida das pessoas, está entre as combinações cruciais para o sucesso de uma empresa. 

2) Definir objetivos e estabelecer um planejamento 

Salvo raras exceções, ninguém vai parafrente, de forma efetiva, sem um bom planejamento.

Um empreendedor que quer chegar ao sucesso precisa estabelecer metas e objetivos — tanto a curto quanto a médio e longo prazo — e desenhar o passo a passo de como vai “chegar lá”. Além disso, também é necessário levar em conta o cenário como um todo e pensar, por exemplo, em possíveis problemas futuros, bem como em possíveis oportunidades; e, ainda, nas necessidade de recursos, nas mudanças de mercado, dentre milhares de outros aspectos.  

3) Conhecer bem o cliente 

Além do conhecimento detalhado a respeito do segmento no qual atua, é essencial que quem almeja o sucesso no mundo dos negócios conheça bem o perfil dos seus clientes. Assim, é possível oferecer a eles a melhor solução possível de mercado.

Nesse sentido, o feedback dos consumidores também é fundamental — através dele, uma empresa consegue verificar seus erros e acertos e fazer os ajustes necessários.

4) Ter um bom planejamento financeiro

A saúde financeira de uma empresa é, obviamente, primordial para que suas portas sejam mantidas abertas, bem como para que ela possa lutar pelo sucesso — bem por isso, investimento, retiradas, pagamentos de despesas, dentre diversas outras movimentações devem sempre ser planejadas com antecedência, de forma detalhada e com muita responsabilidade.  

5) Aprender a gerenciar riscos

Assumir riscos faz parte de qualquer negócio, e também é uma prática importante para ser um empreendedor de sucesso.

Entretanto, é preciso gerenciar bem esse campo — ou seja, correr riscos calculados, baseados em pesquisa, informações e projeções realmente possíveis no que se refere a obtenção de resultados. 

6) Fazer o monitoramento constante dos resultados

Monitoramento já é primordial para quem não quer fechar as portas mais cedo, imagine, então, para quem ambiciona ir cada vez mais longe… 

As empresas precisam fazer a constante verificação de seus resultados para saber se suas ações estão dando certo; se o planejamento que foi feito está sendo efetuado como foi estabelecido, e se está rendendo o que se esperava; se existe algo para ser alterado; se há investimentos que estão sendo desperdiçados; e, claro, se os clientes estão satisfeitos. 

7) Fazer networking

Fazer networking  é construir uma rede de contatos capaz de ser promissora para o negócio.

Bem por isso, fazer-se presente em eventos do mercado corporativo é fundamental — trata-se de expor-se, ver e ser visto.  

8) Buscar fontes de inspiração

Conhecer a história de quem já “chegou lá” é uma ótima maneira tanto de motivar-se quanto de adquirir conhecimento.

Quem almeja ser um empreendedor de sucesso precisa manter-se estimulado — e se for capaz de aprender com os erros e acertos dos outros vai ainda mais longe (claro que sempre avaliando a situação de acordo com a realidade do seu negócio).  

9) Buscar reunir as características de um bom empreendedor

Em uma outra oportunidade, já falamos por aqui a respeito de algumas características importantes do empreendedor de sucesso. Confira quais são elas

Aplicá-las em seu dia a dia irá te ajudar, e muito, a chegar no patamar que deseja.

10) Buscar parceiros confiáveis e responsáveis

Como e com quem a empresa se relaciona impacta diretamente na imagem e funcionamento dela. Bem por isso, é fundamental sempre fazer detalhadas pesquisas antes de criar laços com terceiros. Isso vale para diversas categorias —  colaboradores, distribuidores, fontes de publicidade e demais parcerias que possam vir a ser estabelecidas. 

Não pense, entretanto, que estabelecer parcerias não é importante. Pelo contrário, se bem pensadas, elas podem até ser a chave para o sucesso. Um exemplo, aqui, é o investimento em redes franqueadoras.

Sobre franquias

As franquias são uma modalidade de negócios baseada na parceria entre franqueados e franqueadores —  que podem, inclusive, ser bastante vantajosas para quem possui perfil para tal modelo corporativo.  

Se você se interessou pela ideia e quer saber mais sobre o assunto, dê uma conferida nas seções “Artigos sobre Franquias” e “Notícias sobre Franquias” no site da Franquia de Escola SUPERA.

Leia também: 4 dicas de onde buscar informações sobre franquias.

Você ainda pode entrar em contato com a equipe da Franquia de Escola SUPERA, para uma conversa sem compromisso, e tirar todas as suas dúvidas. Aproveite a oportunidade de ser um empreendedor de sucesso!   

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Como ser um empreendedor de sucesso: as 10 dicas que você precisa conhecer"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    6382195b0e95c