Descubra o que é um Conselho de Franqueados e sua importância

11/02/2020 Equipe SUPERA

A implantação do Conselho de Franqueados é fundamental para qualquer marca que deseja crescer no mercado!

Você — que é um empreendedor franqueado ou está pensando em ser um — sabia que existe, nesse segmento, o chamado Conselho de Franqueados? Como não é difícil de imaginar, essa ferramenta nada mais é do que um instrumento para dar suporte aos empreendedores dessa modalidade de negócio. 

Mas, que tal saber mais sobre o assunto?

Acompanhe no próximo tópico!

O que é o Conselho de Franqueados, e para que serve?

O Conselho de Franqueados é um órgão oficial que possibilita que um franqueado se comunique com sua marca franqueadora. É uma espécie de canal de comunicação entre as partes, formado por conselheiros eleitos — que são os franqueadosrepresentantes de cada região onde existem unidades franqueadas da empresa.Também compõe o Conselho alguns membros da franquia com conhecimento prático a respeito do funcionamento do negócio. 

Apesar de não estar previsto na legislação que rege o sistema de franquias empresariais (recentemente atualizada pela Lei Nº 13.966, de 26 de dezembro de 2019),tal órgão é uma ferramenta que deve ser implantada — com regulamento, regras e diretrizes próprias — por qualquer marca que vise crescimento e sucesso.  

Vale pontuar, nesse sentido, que faz parte das atividades do Conselho de Franqueados ter uma agenda que estabeleça encontros periódicos, que nada mais são do que reuniões em um intervalo de tempo definido, para que sejam discutidos assuntos que os conselheiros considerem relevantes para o aprimoramento do sistema de franquia.

Conselheiros estes que devem ser renovados dentro de um período pré fixado — a recomendação é de que, quando passado esse tempo pré definido, metade dos membros seja substituída por novos representantes, e a outra metade siga cumprindo a função normalmente. 

Vale esclarecer, contudo, que o Conselho de Franqueados não possui caráter deliberativo, mas sim, consultivo. Ou seja: ele não tem poder de decisão para alterar as políticas pré-estabelecidas pelo franqueador, porém funciona para que os franqueados sejam ouvidos por ele.

Assuntos que podem ser discutidos no Conselho de Franqueados 

Nas reuniões do Conselho de Franqueados pode-se falar, entre outras coisas, de aspectos gerais relacionados ao crescimento da marca — como é o caso do portfólio de produtos; do marketing e suas respectivas ações; do pagamento, pelos franqueados, de royalties e demais taxas; das ameaças externas e da concorrência, bem como do mercado como um todo.

Mas, também, é preciso abordar assuntos específicos voltados a cada região em questão — como problemas, dificuldades, frustrações, interesses, sugestões, e o que está ou não está funcionando para cada franqueado. Além disso, é conveniente aproveitar a oportunidade para alinhar as expectativas das duas partes — a dos franqueados e a da franqueadora.

Conselho e Comitê de Franqueados

É importante se atentar, ainda, para o fato de que existe também o chamado Comitê de Franqueados, sendo preciso não confundi-lo com o Conselho, visto que são dois órgãos diferentes. 

O Comitê, por sua vez, tem como objetivo resolver alguma questão em específico ou tomar alguma decisão relevante no momento. Ele é composto por gerentes do sistema de franquias e demais participantes escolhidos pelo franqueador — que podem, por exemplo, consultores ou mesmo os próprios franqueados. 

Mas este é um assunto para ser abordado em uma próxima postagem (acompanhe nossos artigos)!

Quando o assunto é suporte, a Franquia de Escola SUPERA não deixa a desejar!

Não é atoa que a Franquia de Escola SUPERA, uma franquia do segmento educacional, tem apresentado constante crescimento nos últimos anos: além de atuar em uma área promissora para os negócios, a marca também oferece todo o suporte necessário aos seus franqueados — incluindo, claro, o Conselho de Franqueados. 

Inaugurada em 2006, o SUPERA é a primeira empresa brasileira que conta com um método exclusivo de ginástica para o cérebro. Trata-se da maior rede de escolas do mundo dedicada ao desenvolvimento cerebral e, atualmente, são mais de 400 unidades distribuídas por todas as regiões brasileiras — só em 2019, foram mais de 80 novas escolas abertas.

Para saber mais sobre a Franquia de Escola SUPERA, acesse o site oficial.

Leia também: Como funciona a Franquia SUPERA? 

E para descobrir qual modelo de franquia SUPERA mais se adequa ao seu perfil de empreendedor, e como você será amparado pela marca em todas as etapas do negócio, fale diretamente com a equipe responsável!

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Descubra o que é um Conselho de Franqueados e sua importância"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    6385a8821a31b