MERCADO FRANQUIAS

Feira Internacional de Varejo e as Franquias – NRF 2012

Por Equipe SUPERA - 25/06/2012

MERCADO FRANQUIAS
A 101ª edição da NRF – National Retail Federation teve como tema central: Engajar e Desenvolver e mostrou um cenário otimista para as franquias. A feira internacional deu dicas para aquecer o mercado de franquias, inclusive o brasileiro.

A feira aconteceu em Nova Iorque e teve recorde de público, mais de 25 mil pessoas. Segundo o portal oficial da Convenção, 78 países participaram do evento, que teve “uma programação mais desafiadora, mais inovações de varejo, mais oportunidades de se conectar com colegas”.

De acordo com Adir Ribeiro, presidente e fundador da Praxis Education: “Numa visão mundial do evento, o Brasil continua em destaque apresentando números de crescimento econômico estruturados e um poder de consumo da classe média que vem chamando a atenção das empresas americanas e multinacionais”.

Em matéria publicada na Revista Franquia e Negócios, edição de Janeiro de 2012, Edir Ribeiro cita os principais pontos discutidos no evento:

Fidelização de clientes – Chamou a atenção os cases de sucesso apresentados por algumas grandes empresas como Macy´s, Best Buy e Rite Aid (programa Wellness+). Num cenário em que as vendas não crescem como antes, torna-se fundamental vender mais para os mesmos clientes e daí a importância de se ter uma estratégia de fidelização relevante para o consumidor. Entender melhor sobre os hábitos dos consumidores e ter essas informações em seus bancos de dados (ou programas de CRM – Customer Relationship Management) registradas é um dos caminhos para ampliar o potencial de negócios.

Tecnologia no ponto de venda – A tecnologia tem conquistado papel fundamental em várias dimensões do varejo, tanto para otimizar e acelerar os processos operacionais como para tornar mais interativa e dinâmica a experiência de consumo no ponto de venda.

Magic Selling’ e a visão estratégica das pessoas – Tema central do evento e comentado quase que de forma obrigatória em todas as palestras, deixou claro que as pessoas continuam como fundamentais na entrega da experiência de marca. Mesmo para um país com forte avanço tecnológico, esse ativo estratégico precisou ser revisto e várias empresas gigantes e médias apresentaram nas suas palestras o investimento que fizeram em treinamento para as suas equipes, na promoção de mudança de comportamento e no uso de vídeos para capacitar suas equipes.

Omni-Channel – Podemos classificar essa expressão, bastante difundida no evento, como uma evolução do multicanal só que com foco mais amplo em proporcionar experiências de consumo alinhadas e integradas em todos os pontos de contato e não somente nos canais de venda. Tem a ver com o consumidor onipresente e imponderado, que cada vez mais se consolida no varejo e traz enormes desafios para todas as empresas varejistas do mundo.

Capitalismo consciente – O tema apareceu com relevância no evento, desde a palestra do Ex-Presidente americano Bill Clinton comentando sobre os desafios que as nações, empresas e indivíduos têm em gerar uma sociedade mais responsável e de valores, até o debate de dois presidentes de empresas tradicionalmente responsáveis como a Whole Foods (supermercado de produtos orgânicos e sustentáveis) e a The Container Store (voltada para organização de ambientes), na criação de uma cultura de sustentabilidade em suas equipes e parceiros de negócios, sejam fornecedores, acionistas, comunidade, etc. Uma pesquisa foi apresentada mostrando que as empresas sustentáveis têm obtido resultados nove vezes melhores que as tradicionais, dentro de um contexto de avaliação e que tem por razão principal o grau de engajamento dos colaboradores com o negócio, muito além de somente obter lucros (fundamental), mas também criar uma conexão e sentido de pertencimento a todos os envolvidos.

Franchising nacional – Várias reflexões podem ser feitas e ensinamentos podem ser proporcionados para as redes de franquias, desde a criação de programas de fidelização mais amplos, num primeiro momento com os próprios franqueados (PRM – Partner Relationship Management), que são os primeiros clientes da franqueadora e depois com os consumidores, envolvendo toda a cadeia, passando por uma proposta de marca e branding que seja percebida por todos, mas principalmente pelos clientes.

Os desafios de melhorias são intensos e grandiosos, mas percebemos que o Brasil tem uma vocação natural para se destacar nesse encantamento de clientes, precisando apenas de maior capacitação e preparação das pessoas, o uso de processos e indicadores na gestão dos negócios e o apoio de tecnologia para tornar os pontos de vendas mais agradáveis e dinâmicos para seus clientes, cada vez mais antenados e exigindo a mesma experiência de marca em todos os pontos de contato.

Para mais informações sobre a Feira, acesse:
http://events.nrf.com/annual2012/Public/MainHall.aspx?ID=11628

*Laís Vieira Santos – Jornalista Franquia SUPERA

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

MICROFRANQUIAS PARA CIDADES PEQUENAS FRANQUIAS PARA CIDADES ACIMA DE 85 MIL HABITANTES Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "MERCADO FRANQUIAS"

Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

SUPERA PRESENCIAL

Ginástica para o cérebro

O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA Online

O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

SUPERA para escolas

Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino.

O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Newsletter

Ganhe o E-BOOK: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

X
5bf4fe9c20bad