Por que se posicionar nas redes sociais é importante para o seu negócio?

22/02/2022 Equipe SUPERA

A necessidade de ter presença no digital é uma demanda cada vez mais constante nas empresas de qualquer ramo de negócio, não só para atrair e fidelizar novos clientes, como também para estabelecer uma comunicação efetiva com seu público, compreendendo suas expectativas e, com isso, construir uma imagem do seu negócio que corresponda ao perfil do seu público.

Neste artigo você confere essas e outras informações de maneira mais detalhada para compreender por que se posicionar nas redes sociais é importante para o seu negócio.

Taxa de vendas do setor e-commerce no Brasil

A recente pesquisa realizada pela NeoTrust verificou que, em 2021, houve um aumento de 57,4% de compras pela internet em comparação ao ano anterior, com destaque para os setores de moda e acessórios (16,5%); beleza, perfumaria e saúde (15,2%) e entretenimento (12,6%).

Embora as restrições impostas pela pandemia tenham impulsionado esses números, o setor e-commerce segue em constante crescimento, tornando as vendas on-line um caminho efetivo para se chegar até o cliente, mas para que isso aconteça, é importante adotar um bom posicionamento nas redes sociais. Continue a leitura para entender como.

Como se posicionar nas redes sociais?

Em teoria as redes sociais foram criadas para viabilizar a comunicação entre familiares e amigos, mas na prática isso é bem diferente. Para além da comunicação, as redes sociais tornaram-se a principal forma de exposição de pequenas e grandes marcas que utilizam dos recursos proporcionados pela plataforma para se posicionar nas redes sociais.

Desde a atração, captação até a fidelização e nutrição de leads são estratégias utilizadas por diversos segmentos empresariais para .  Confira a seguir 5 dicas para se posicionar nas redes sociais.

5 Dicas para se posicionar nas redes sociais

Identidade Visual

Se pensarmos na internet como um grande shopping, os sites, por sua vez, são como as vitrines das lojas, e é muito importante garantir que, assim como no estabelecimento físico, nosso cliente tenha uma boa experiência em nosso site ou rede social. Mas afinal, como garantir uma boa experiência do cliente no site ou rede social?

Para isso atente-se à identidade visual do seu site e busque criar um canal que se alinhe à imagem que sua marca quer transmitir. Isso vai desde a logomarca, ao uso de cores adequadas, disposição de informações na plataforma até às informações sobre seu produto e negócio.

Você não precisa estar em todos os lugares

Você não precisa ter um perfil em todas as redes sociais, você precisa, apenas, usar aquela adequada ao seu público. Para isso, é importante conhecer as plataformas e os recursos por elas disponibilizados para optar por aquela que melhor atenda seus objetivos para com o cliente.

O Instagram, por exemplo, possui mais recursos visuais, enquanto um blog é, na maioria das vezes, mais voltado para conteúdo escrito. O Facebook, por sua vez, oferece o recurso de FanPag.

Comunicação com o público

Além de escolher a melhor plataforma para encontrar o cliente, é importante estabelecer uma comunicação efetiva com ele. As plataformas possuem recursos específicos que nos permitem captar e mapear dados fundamentais sobre o perfil do cliente, tais como idade, sexo, localização, linguagem, preferências (as enquetes do Instagram são ótimas formas para construir sua base de dados sobre seu cliente).

Essas informações podem auxiliar na construção do perfil do seu público, bem como no desenvolvimento de uma linguagem mais assertiva, que se relaciona de maneira natural e por meio da qual ele se identifica.

Para além desses benefícios, as plataformas e redes sociais podem oferecer dados sobre as preferências e comportamento do cliente, que por sua vez podem ser utilizados na geração e produção de conteúdo a fim de mantê-lo engajado e fazer com que se lembre da sua marca em outros momentos.

Frequência de postagem

Para que a comunicação com o público seja efetiva, ela tem que ser regular. Isso ajuda não só a mantê-lo engajado e conectado à sua empresa, como também permite que você reconheça quais são as melhores estratégias, o que está dando certo e o que precisa ser alterado.

Seja criativo

E enfim, um título que muito bem representa os brasileiros, a criatividade, uma habilidade necessária na Era da Informação. Existem diversas formas de sermos criativos e contar uma história pode ser uma delas, falando em história, você sabe o que é storytelling? Se não, nós te explicamos.

Storytelling é uma técnica de criação e desenvolvimento de história que permite, por meio de elementos típicos de uma narrativa como personagem, espaço, enredo e desfecho, uma conexão mais profunda com seu leitor.

Para fazer um bom storytelling, é importante que você tenha em mente todas as informações sobre sua marca. Pense em como tudo começou, quais foram os seus desafios e erros, mas também suas principais conquistas e transforme isso em narrativa! Muitas pessoas acreditam que a jornada empresarial é feita apenas de sucesso, mostre que não é bem assim, isso humaniza sua história e cria proximidade com seu cliente.

Reúna as informações coletadas sobre seu cliente, selecione o melhor formato e adeque sua linguagem ao seu público.

Boa sorte!

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Por que se posicionar nas redes sociais é importante para o seu negócio?"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    662501575583e