4 diferenças entre um chefe e um líder

06/08/2021 Equipe SUPERA

Qualquer um pode ser chefe, mas poucos são líderes. Com um mercado cada vez mais competitivo e rotinas de trabalho estressantes, ter (ou ser) um bom líder tem se tornado essencial para garantir o engajamento e a produtividade da equipe.

Um gestor capaz de inspirar, motivar e influenciar de forma positiva seus colaboradores contribui para a formação de um time sólido, firme e capacitado, características fundamentais no modelo de trabalho atualmente.

E você sabia que há diferenças entre ser um líder e ser um chefe? E que essa diferença tem impacto na performance de todos os integrantes da empresa?

Imagem para mostrar a importância de ser um líder e manter a equipe engajada.
Manter uma equipe engajada é crucial para o bom desempenho do time.

Neste post você verá qual a diferença entre ser um líder e ser um chefe e como isso pode interferir no rendimento da sua equipe.

Mas o que é ser um líder, afinal?

Um líder é aquele capaz de influenciar, gerenciar e motivar positivamente um determinado número de pessoas com base em objetivos específicos. Já a ideia de chefe, em alguns casos, nos traz a ideia de autoridade, poder, hierarquia.

Isso não quer dizer que um líder não esteja em uma posição de autoridade, mas o modo como ambos demonstram isso é diferente.

Veja então 4 diferenças entre um chefe e um líder:

Delegar funções

Um bom líder dispõe de habilidades para envolver seus colaboradores de modo que não pareça uma imposição, tornando a relação de hierarquia, embora existente, secundária. Afinal, um líder busca resultados e não poder.

Ao contrário de muitos chefes que, sabendo de sua posição, delegam funções de forma unilateral na qual os funcionários não se veem motivados e confortáveis, claro que estipular demandas é algo natural e essencial no contexto empresarial, mas o que diferencia é justamente a sutileza e inteligência com que são solicitadas.

Saber comunicar-se com sua equipe de modo adequado é uma primeira diferença importante!

Aceitar pontos de vista

Um chefe tem apego aos seus pontos de vista e certa resistência em aceitar posicionamentos e opiniões de seus funcionários. Já um líder está sempre aberto a novas possibilidades e entende que as ideias de seus colaboradores podem contribuir ainda mais para o desenvolvimento de seu negócio.

Ele também sabe que ao invés de tomar uma decisão por si só, pode compartilhar de suas ideias para com os demais e obter uma visão diferente ou até mesmo optar por um outro caminho partindo da ideia de alguém da equipe.

Fazendo isso você terá um time motivado e disposto a partilhar de seus posicionamentos e contribuir para o desenvolvimento da empresa.

Oferecer oportunidades de desenvolvimento

Um bom líder não só motiva sua equipe como também oferece possibilidades de crescimento para seus funcionários.

Ele não pensa somente em seu desenvolvimento pessoal, mas objetiva fomentar a criação de novos líderes tão competentes quanto ele próprio. Bons gestores podem fazer isso indicando cursos, workshops e realizar capacitação de equipe de tempos em tempos. 

Ser ‘gente como a gente’

Aquela imagem do chefe mal-humorado e ‘intocável’ que vemos nos filmes é ultrapassada.

Um bom líder é aquele que, na medida certa, consegue estabelecer uma relação harmoniosa com seus colaboradores, os quais veem nesse uma pessoa a qual devem ter certo distanciamento, mas isso não se coloca como um relacionamento estritamente hierárquico.

Além disso, um bom relacionamento de equipe contribui para um ambiente de trabalho harmonioso e isso impacta diretamente nos resultados como um todo.   

Como você pôde perceber, os resultados de um bom negócio tem relação direta com uma boa gestão, já que esse setor é responsável por orientar os colaboradores em prol de um objetivo comum.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "4 diferenças entre um chefe e um líder"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    6650c80a5cc29