5 dicas para saber se uma franquia é rentável

23/06/2020 Equipe SUPERA

Ninguém quer investir em um negócio que não dá dinheiro, não é mesmo? Por isso, listamos aqui cinco dicas sobre como saber se uma franquia é rentável. Acompanhe!

Na hora de saber se uma franquia é rentável, muitos pontos devem ser considerados!

É preciso verificar, por exemplo:

  • Se o segmento de mercado e a área de atuação da marca franqueadora estão nas habilidades e preferências do investidor;
  • Se a rede presta todo suporte necessário aos seus franqueados;
  • Se há alinhamento de valores e objetivos de ambas as partes.

Outro aspecto, no entanto, que precisa ser muito bem verificado é a rentabilidade da franquia em questão. Até porque, ninguém quer investir em um negócio sem saber se terá lucro, não é mesmo?

Mas, como saber se uma franquia é rentável? Abaixo, selecionamos cinco dicas sobre o assunto.

Acompanhe!

Cinco dicas para você apostar em uma franquia rentável!

Antes de fechar negócio com uma rede franqueadora, procure saber se ela, de fato, será uma boa escolha em termos financeiros.

Procure:

1) Pesquisar a rede, os seus números e demais dados e estatísticas 

Quanto mais informações o “futuro franqueado” tiver da rede franqueadora na hora de analisar se o negócio é rentável, melhor. É preciso sondar tudo com olhos de investidor.

As propostas das franquias, por exemplo, costumam apresentar números importantes — como o faturamento médio da empresa, o valor do investimento inicial, o prazo de retorno e, claro, as taxas (taxa de franquia, royalties, publicidade, dentre outras).

Com esses números em mãos, já se pode ter uma pequena noção dos gastos e do lucro que a franquia pode gerar, e em quanto tempo. O ideal, no entanto, é buscar o máximo de dados e estatísticas possível.

Circular de Oferta de Franquia (COF) é um dos documentos que contém informações fundamentais sobre a rede franqueadora — ela deve, obrigatoriamente, ser apresentada pela franqueadora ao candidato a franqueado, no mínimo dez dias antes da assinatura do contrato de franquia.

Essa ferramenta também detalha quais são as obrigações do franqueado com a franquia — e, em contrapartida, quais são os suportes prestados pela rede. 

Outra boa opção no que se refere a como saber se uma franquia é rentável é marcar, se possível, uma entrevista com os gestores do negócio para coletar todas as referências possíveis.

2) Conhecer a reputação da marca

Pesquisar, fazer levantamentos e descobrir o máximo que puder a respeito da marca franqueadora é obrigação do candidato a franqueado, e uma das maneiras de saber se uma franquia é rentável. 

Dentre as formas de fazer isso, está, obviamente, fazer buscas na internet — mas, não só isso. Pode-se, ainda, conversar com outros franqueados a respeito.  

A COF, inclusive, precisa conter a relação completa de todos os franqueados, subfranqueados e subfranqueadores da rede, bem como seus contatos.

Inclusive, sem excluir aqueles que se desligaram nos últimos 24 meses (de acordo com atualização da Nova Lei de Franquias — antes essa regra abrangia somente os últimos 12 meses).

Por esses meios, pode-se verificar a idoneidade da marca, a experiência de outros franqueados com o negócios — e, também, se a empresa sofreu ou sofre algum  processo de ex-franqueado, bem como se ela tem qualquer outra pendência com a Justiça. 

3) Estudar e acompanhar o mercado

Quando  o assunto é sobre como saber se uma franquia é rentável, claro que estudar o mercado — e entender as suas variações e tendências — está entre as principais indicações.

Você precisa analisar os seguintes pontos:

  • Um segmento pode estar em alta hoje, mas será que ele é promissor a médio e longo prazo?
  • Quais são as chances de uma determinada franquia de determinado setor reinventar-se, se necessário?
  • Quanto isso vai custar?

4) Buscar a ajuda de especialistas 

A ajuda de profissionais qualificados é extremamente bem vinda na hora de analisar o potencial financeiro e os benefícios de  fechar negócio com uma rede franqueadora.

Nesse sentido o franqueado deve, sim, buscar aconselhamento de especialistas — como consultores, conhecedores de mercado, advogados (para avaliação da COF e de contratos e propostas, por exemplo) dentre outros.  

5) Fazer comparações

Dentro desse assunto a respeito de como saber se uma franquia é rentável vale salientar, ainda, que antes de fechar negócio com uma rede é crucial que o empreendedor analise o maior número que puder de franquias.

Essa análise deve ter como objetivo descobrir qual será a mais vantajosa a curto, médio e longo prazo — tanto em termos financeiros quanto nos mais variados aspectos.

Sobre a nossa franquia de escolas 

O SUPERA é uma rede de franquia que atua na área da educação. Nossa marca está entre as franquias brasileiras mais rentáveis para se investir, sendo a primeira empresa brasileira que conta com um método exclusivo de ginástica cerebral. 

Entre os anos de 2015 e 2019, nós registramos um aumento de 339% no nosso faturamento!

Se interessou pelo nosso negócio, quer fazer dele e ser um empresário de sucesso você também? Então, entre em contato com a gente, para um conversa sem compromisso, e descubra como fazer isso. 

Fique tranquilo, prestamos todo o suporte necessário aos nossos franqueados!

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "5 dicas para saber se uma franquia é rentável"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    6625067bb4ce0