5 dicas que todo empreendedor iniciante deve seguir

11/03/2020 Equipe SUPERA

Abrir e tocar um negócio não é tarefa fácil. Menos fácil ainda é mantê-lo em pleno funcionamento, especialmente para quem está começando. Existem, no entanto, algumas dicas que podem ajudar o empreendedor iniciante a superar os desafios desse processo e levar a sua empresa à sonhada estabilidade.

Conheça, a seguir, as 5 principais.  

Dicas que todo empreendedor iniciante deve conhecer 

Das recomendações abaixo, as quatro primeiras são essenciais para qualquer empreendedor. A quinta, por sua vez, é uma sugestão para quem realmente possui o perfil para a modalidade mencionado no item. Dito isso, vamos a elas:  

1) Escolher a área certa 

A área certa, nesse caso, é a que cada pessoa mais se identifica ou conhece. Um empreendedor precisa dedicar-se intensamente ao seu negócio para que ele dê certo — e é mais fácil fazer isso se esse negócio estiver dentro do segmento de seu interesse. 

2) Aprofundar os conhecimentos sobre empreendedorismo 

Além de conhecer bem o segmento no qual atua, um empreendedor iniciante deve reunir o máximo possível de conhecimento a respeito das esferas do empreendedorismo. É crucial entender sobre gestão, por exemplo, tanto de mercadorias como de pessoas, e conhecer bem o público alvo do negócio para pensar nas melhores estratégias de venda. 

Nesse sentido, é fundamental apostar em cursos, inspirar-se em cases de sucesso, e estar em constante atualização sobre a modalidade de negócio e mercado em que atua. 

3) Planejar-se financeiramente 

Um empreendedor iniciante muitas vezes acredita que, por ser dono do seu próprio negócio, vai conseguir fazer grandes retiradas de dinheiro para seu uso pessoal logo nos primeiros meses de empreendimento. Mas, não é assim.

É preciso um planejamento financeiro sólido para que a empresa sobreviva — afinal, há impostos e funcionários para serem pagos, estoque para ser comprado, investimentos em marketing e em estrutura para serem planejados, dentre diversos outros aspectos.

Pode demorar um pouco para que a empresa de fato comece a dar lucro, e o empreendedor precisa estar ciente e preparado para isso! 

4) Atentar-se aos feedbacks

Ouvir os feedbacks dos clientes é essencial para qualquer negócio, mas para os que estão começando é ainda mais importante.

Através deles é possível corrigir erros, adequar o serviço ou mercadoria conforme as reais necessidades de quem os consome, melhorar a experiência do consumidor (estratégia importante para conquistar mercado), redirecionar investimentos e, até, fazer cortes se for necessário. 

Por fim, vamos à sugestão que mencionamos no início dessa lista: 

5) Apostar na modalidade de franquias 

Essa é uma dica valiosa para quem está inseguro em começar o próprio negócio sozinho.

A modalidade de franquia envolve duas partes no negócio: o franqueador, que costuma ser o dono de uma marca já consolidada no mercado; e o franqueado, que é um investidor. Nesse sistema,o franqueador cede ao franqueado o direito de uso da sua marca. Ou seja: o franqueado está autorizado a comercializar os produtos ou serviços do franqueador que, em geral, já possui um consistente sistema de operação e gestão.

A vantagem da franquia para um empreendedor iniciante é já contar com um sistema consolidado em todas as esferas do negócio — tanto na gestão, quanto no marketing e vendas, por exemplo.

Vale ressaltar alguns dados nesse sentido: de acordo com um artigo divulgado em 2018, no Portal do Franchising, da ABF,  “só cinco a cada cem franquias abertas fecham até o segundo ano de operação. O número representa uma taxa de mortalidade em torno de 5% em 24 meses”. Já “entre as empresas comuns, o índice de mortalidade é de 23%. Ou seja, a cada cem empresas abertas, 23 fecham até o segundo ano de funcionamento”, pontuou o texto, tomando como base um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), elaborado em 2016. 

Mas, atenção: apesar dos benefícios, o franqueado precisa  estar ciente de que, no sistema de franquias, mesmo sendo dono do negócio, ele possui menor liberdade de planejamento e criação, ou mesmo para fazer qualquer mudança que ache promissora — visto que será necessário seguir os padrões do franqueador. Bem por isso, o empreendedor preciso verificar se possui o perfil adequado.  

Para você entender melhor se você tem o perfil de empreendedor de franquia, preparamos um conteúdo especial sobre o assunto, confira: Afinal, quais características é preciso ter para abrir uma franquia?

Gostaria, ainda, de uma sugestão de franquia para investimento? Então conheça a Franquia de Escola SUPERA!

Trata-se de uma franquia do segmento educacional — um dos que mais cresceram em 2019 — relacionada a cursos e treinamentos para o cérebro. Para saber mais sobre a nossa empresa, entre em contato com a nossa equipe para uma conversa sem compromisso!

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "5 dicas que todo empreendedor iniciante deve seguir"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    6389109c986c0