ABRIR UMA FRANQUIA

8 etapas para escolher a franquia certa

10/09/2015 Equipe SUPERA

Antes de investir, é necessário Investigar a fundo diversos aspectos da franquia

Antes de investir, é necessário Investigar a fundo diversos aspectos da franquia

Hoje em dia, são tantas as opções de segmentos e produtos para investir que o empreendedor acaba se deixando levar pela emoção e não faz a escolha certa na hora de comprar uma franquia. Antes disso, é preciso cumprir bem algumas etapas.

Cada empreendedor tem um perfil, um volume de capital para investimento e preferências particulares. Não é porque seu amigo conseguiu ter sucesso com uma determinada marca que você também vai ter. É preciso avaliar muito bem antes de investir, afinal, é um negócio que vai mudar toda a sua vida.

Para ajudar na árdua tarefa de escolher a franquia certa para você, o Franquia Educacional separou algumas dicas, separadas em etapas:

  • Faça uma auto avaliação
    Quando o empreendedor decide investir em uma franquia, é necessário estar ciente de que o dia-a-dia da operação é bastante diferente de quando se é colaborador em uma empresa. Principalmente no início do negócio, é necessário sacrificar sábados e domingos e até mesmo noites de sono. Você está disposto? Outra questão importante: ao abrir uma franquia, é preciso atuar conforme os padrões estabelecidos pelo franqueador. Dependendo da rede, o franqueado tem certa liberdade para criar, apresentar ideias e elas podem até ser adotadas pelo franqueador, mas é muito diferente de ter um negócio independente. Seja realista quanto aos seus objetivos e habilidades!

 

  • Afinidade com o produto ou segmento
    A maioria dos candidatos, quando decidem abrir uma franquia, pensa primeiramente em “qual franquia está ‘bombando’ no mercado?”. Apesar de ser uma questão relevante, ela não deve guiar toda a sua jornada até a decisão final. O sucesso de uma franquia está ligado a diversos fatores, entre eles, a afinidade do franqueado com o produto ou segmento escolhido. Abrir uma franquia só porque ela está “bombando” é como escolher uma faculdade só pelo status, pela pressão da família ou altos salários. Quando o empreendedor gosta do que faz, o sucesso virá como consequência. Apaixone-se pela franquia!

 

  • .. Avalie o franqueador
    Ao invés de ficar analisando o site e os dados da franquia, entre em contato direto com a sede. Uma das maiores vantagens de abrir uma franquia é ter sempre o suporte do franqueador para ajudar em áreas que o empreendedor pode não conhecer muito bem, então o atendimento deve ser uma das prioridades no momento de escolha de uma rede para investir. O modo como você for atendido pelo franqueador reflete no padrão que será oferecido quando você se tornar parte da rede.

 

  • Filtre as opções
    Para ajudar a refinar sua busca por marcas, selecione negócios por adequação à região, tipo de produto ou nível de investimento. Você quer abrir uma franquia em uma grande cidade como Rio de Janeiro ou em um município de 50 mil habitantes? Existem negócios que operam muito mal em cidades pequenas, tem muitos concorrentes nos grandes centros ou tem produtos voltados para uma determinada classe. Estes “detalhes” podem ser fundamentais para o sucesso da sua franquia.

 

  • Atenção à formatação
    Neste momento, é preferível ter, no máximo, cinco franquias em mente. Para a pesquisa sobre a formatação da franquia, avalie se a rede tem processos atualizados, unidades próprias (se você puder conhecer, conte pontos positivos), estratégias de marketing e gestão, além de treinamentos contínuos de qualidade para o franqueado. Um bom indicador é estar na Associação Brasileira de Franchising (ABF). Isso significa que a franquia já passou por todo o processo de formatação.

 

  • Converse com outros franqueados
    Algumas redes franqueadas fornecem os contatos de seus melhores franqueados para conversar com os candidatos. Não é recomendado se basear por qualquer franqueado da marca, porque empreendedores devem se basear e se inspirar em pares de sucesso. O bom andamento do negócio depende em grande escala do empenho e da dedicação do empresário. Há casos, por exemplo, em que uma mesma franquia não rende com um empreendedor e decola com outro.

 

  • Ainda assim está difícil? Procure ajuda de especialistas.
    Nas melhores franquias, logo no início do contato, o candidato recebe a Circular de Oferta de Franquias (COF), que por lei, deve ser entregue pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato e pagamento de qualquer taxa. Se necessário, busque orientação de um especialista para te ajudar nesta parte da análise e compará-la a outros investimentos. Abrir uma franquia muitas vezes representa anos de economia e você não quer que este grande momento seja desperdiçado por um erro que poderia ter sido evitado, não é?

 

  • Por fim, não decida sozinho
    Você cumpriu todas as etapas anteriores, já tem uma marca em mente e agora chega o momento mais difícil: a decisão final. É hora de sentar com a família para chegar a uma conclusão definitiva. Diferente de um empregado de uma empresa, um empreendedor pode ter dificuldades no início e precisa de apoio.

 

 

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "ABRIR UMA FRANQUIA"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    638fc2f91408e