Afinal, o que é uma microfranquia e quais são suas vantagens?

26/02/2020 Equipe SUPERA

Descubra o que é uma microfranquia, e quais são as suas diferenças em relação ao modelo tradicional do sistema de franchising!

Hoje em dia, quem se interessa pelo ramo empresarial, tendo ou não a vontade de empreender, muito escuta falar sobre microfranquias. Mas, você sabe, exatamente, do que se trata esse termo qual a diferença dele em relação a uma franquia tradicional? 

Acreditamos que, se você chegou até aqui, é por que de fato pensa na possibilidade de abrir seu próprio negócio e está pesquisando a respeito. Então vamos esclarecer os conceitos, de modo que não te reste mais nenhuma dúvida.

O que é uma microfranquia? 

Franquias e microfranquias são dois modelos de negócios dentro do sistema de franchising, aquele em que há sempre duas partes envolvidas — o franqueador, dono de uma marca normalmente já consolidada no mercado; e o franqueado, que é um investidor nessa marca.

A diferença entre uma franquia e uma microfranquia, entretanto, está basicamente no valor de investimento inicial que precisa ser feito no negócio em questão. Nesse sentido, as chamadas microfranquias exigem do empreendedor um aporte financeiro menor do que as franquias tradicionais.   

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) explica que, para classificar um negócio como microfranquia, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) adota como referência de valor máximo de investimento o total de três vezes o Produto Interno Bruto (PIB) anual médio por habitante do País.

“Este valor tem referência de aproximadamente R$ 80 mil, de acordo com dados do ano de 2014. Logo, as franquias que possuam valor mínimo correspondente a 80 mil são classificadas como microfranquias”, diz o Sebrae. Vale salientar, porém, que esse número pode variar conforme a época em que o empreendedor de fato for abrir seu o negócio. 

Mas, quais são as principais vantagens de abrir uma microfranquia? 

Quando o assunto são os benefícios das microfranquias, não há muitas diferenças em relação às franquias tradicionais. Ambas são destinadas a empreendedores que não querem passar por todo o processo de consolidação de marca no mercado e que estão cientes de que, mesmo tendo o negócio próprio, terão que seguir um padrão já estabelecido pela franqueadora.

Confira as características que é preciso ter para abrir uma franquia!

E as vantagens do sistema de franchising são muitas. Seja como franqueado ou microfranqueado, você poderá contar com a estabilidade já conquistada pela sua marca franqueadora, bem como com todo suporte oferecido por ela. O plano de negócios, por exemplo, já vem pronto.

Além disso, os investimentos em marketing e divulgação da marca serão menores, visto que o empreendimento franqueado será beneficiado dos esforços já praticados pelo franqueador nesse sentido.

Esse modelo de negócios também oferece vantagens financeiras relacionadas à aquisição de estoque — afinal, quando as mercadorias são adquiridas em conjunto com a rede, ganha-se com redução nos valores pagos pelos produtos.

Vale destacar, ainda, que, em comparação à abertura de negócio um próprio, as chances de uma franquia ou microfranquia ter sucesso são bem maiores. Foi isso que relatou um artigo divulgado em 2018, no Portal do Franchising, da ABF.

Conforme a reportagem, “só cinco a cada cem franquias abertas fecham até o segundo ano de operação. O número representa uma taxa de mortalidade em torno de 5% em 24 meses”. Já “entre as empresas comuns, o índice de mortalidade é de 23%. Ou seja, a cada cem empresas abertas, 23 fecham até o segundo ano de funcionamento”, pontuou o texto, tomando como base um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), elaborado em 2016. 

Agora que você já sabe o que é uma microfranquia, e quais suas vantagens, que tal conhecer a Microfranquia de Escola SUPERA

A microfranquia SUPERA

O SUPERA é a maior rede de escolas do mundo dedicada ao desenvolvimento do cérebro e oferece aos empreendedores não só a opção de abrir franquias tradicionais, mas, também, de investir em microfranquias.

Com a Microfranquia de Escola SUPERA, os interessados em entrar nesse mercado se beneficiam de todas vantagens referentes à essa modalidade de negócio. Lembrando que ela é especialmente dedicada às cidades de pequeno porte — nesse caso, aquelas que possuem menos de 85 mil habitantes. 

Para conhecer todos os detalhes da Microfranquia de Escola SUPERA, acesse a nossa página online. Ou entre em contato direto com a equipe responsável por essa opção de investimento para uma conversa sem compromisso!   

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Afinal, o que é uma microfranquia e quais são suas vantagens?"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    6384276e94e2a