ABRIR UMA FRANQUIA

Alguns passos para entrar no Mercado de Franquias

Por Equipe SUPERA - 28/01/2013

ABRIR UMA FRANQUIA

Entre a decisão de investir em um novo negócio no mercado de franquias até o momento de abrir as portas há um caminho a ser percorrido pelo candidato a franqueado. O primeiro passo: conhecer seu perfil para saber qual o melhor segmento para atuar. No segmento escolhido verificar as franquias disponíveis, o que pode ser feito com uma consulta ao site da ABF – Associação Brasileira de Franchising. De posse da lista de franquias que pertencem ao segmento em que deseja atuar, aí começa a sua peregrinação de pesquisas que exigem cuidados, critérios e procedimentos de análise para que seu sonho do negócio próprio se concretize com êxito!

Abrir uma franquia exige postura de empreendedor, sendo necessário ANTES: investimentos, muito trabalho e naturalmente a capacidade de se expor para alguns riscos, para DEPOIS, passo a passo: desfrutar das vitórias sobre os primeiros desafios do início das operações, contribuir efetivamente com seu mercado, começar a ser percebido como empresário de sucesso, ser reconhecido e valorizado pelo mercado em que atua e pelo franqueador, ter o retorno dos investimentos e saborear os lucros.

Entrar para o mercado de franquias implica na contrapartida de pré-disposição para assumir responsabilidades e aprendizagem das melhores práticas gerenciais, VERSUS, estar no comando do seu negócio próprio, contribuir com pessoas e poder construir seus resultados financeiros de forma proporcional ao seu tempo e dedicação estratégica (comportamento que produz resultados).

Sobre o seu perfil:

» Com que atividade você se identifica? Que tarefas você realiza com prazer? Que segmento de mercado te desperta paixão?

» Fundamental perceber que o seu foco inicial para um novo negócio no mercado de franquias não é a rentabilidade e sim com que área de atuação você está disposto a casamento!

» Se você tem paixão pelo desenvolvimento de pessoas procure sua franquia no segmento de EDUCAÇÃO. Se sua paixão está na tecnologia procure franquias no ramo de eletrônica, etc.

» Respeite seu perfil, ACREDITE, esta etapa é fundamental para o próximo passo. Não se respeitando, todos os desafios inerentes a qualquer negócio ESTRESSARÃO você, causarão frustrações e conduzirá você para a desistência. E CASO sobreviva, e ganhe algum dinheiro, sua realização pessoal estará comprometida, vai precisar de muita psicologia para ressignificar sua vida.

A escolha de uma marca de Franquia:

» Conhecendo seu perfil e sabendo em que seguimento do franchising atuar, começa sua peregrinação de pesquisar e estudar todo material disponível de cada marca;

» De posse dos materiais e selecionando algumas marcas, faça uma lista de seus principais objetivos e suas principais dúvidas e comece o processo de abordagem telefônica, ou on-line, e verifique quais marcas das franquias do segmento escolhido podem atender seus objetivos, pergunte tudo o que considerar necessário para lhe produzir segurança;

» Caso a franquia disponibilize apresentações on-line, PARTICIPE!

» Questione o potencial de negócios da sua região para a instalação da franquia, esta etapa é visceral para a viabilidade econômica e financeira do empreendimento, solicite ao franqueador estudos de geomarketing;

» Solicite para as franquias contatadas: materiais de apresentação, viabilidade financeira, de estudos de mercado para a região de seu interesse, prévia de acordos e contratos, e demais informações conforme seus objetivos ou dúvidas;

» Se seu interesse permanecer, ou aumentar, sobre determinadas marcas, avance nas pesquisas, pedindo listagem de franqueados para sua entrevista, converse sobre como começaram, quais foram os desafios, a percepção deles para o negócio, que problemas eles apontam, quais as vantagens estão disponíveis, grau de satisfação, que tipo de concorrência estão sofrendo, a importância da localização geográfica da franquia, se estão tendo lucros, quanto tempo levaram para conquistar o ponto de equilíbrio financeiro, o quanto eles recomendam a marca, etc.

» ESTUDE a prévia dos contratos, se não entende todos os termos, consulte um advogado, estude mais sobre o mercado de franquias, não fique com dúvidas, elas destroem sua certeza ou segurança nas decisões!

» Na análise do negócio dê atenção aos números apresentados. Tão importante quanto evitar o endividamento é verificar se as condições comerciais e financeiras são razoáveis e, além de ‘caber no bolso’, você precisa sentir que consegue gerar o retorno dos investimentos;

» Satisfeita (o) até aqui, então marque uma visita presencial, JAMAIS feche negócios antes desta etapa! Na visita presencial, “calce a cara” e pergunte tudo o que sentir que deve ser perguntado, não é hora de ser “educacinho”! Se para sua segurança for necessário realizar algumas perguntas delicadas, PERGUNTE, seja desconfortável, mas não saia de lá sentindo que faltou alguma coisa. Aqui estamos tratando de seu FUTURO, antes de falar que também é sobre para onde vai seu dinheiro!

Algumas dicas do Portal português InfoFranchising sobre o contrato para abrir uma franquia. O que não pode faltar:

» As partes têm de estar devidamente identificadas;
» Tudo o que foi acordado e prometido pelas partes deve estar registrado no contrato;
» Verifique se a zona de exclusividade que irá explorar está devidamente identificada no contrato;
» Analise as condições de rescisão do contrato.

Por último, não hesite em esclarecer detalhadamente qualquer cláusula vaga ou pouco clara, consulte a ABF, consulte seu advogado, exigindo que este esclarecimento seja devidamente registrado por escrito.

Contratos assinados, então é hora de procurar um ponto comercial na sua região que previamente já foi discutida nas etapas anteriores. Deve ser levado em conta o potencial de vendas da zona, concorrência local, tendências de compra, volume de tráfego de público, condições de acesso, vias de comunicação, meios de transporte e facilidades de estacionamento. São detalhes importantes na escolha do ponto que influenciam na rotina de sua franquia.

Estar atento a alguns detalhes podem livrar as dores de cabeça no futuro e fomentar a construção de uma franquia de sucesso. Portanto, invista seu dinheiro numa franquia com potencial de lhe proporcionar realização pessoal e profissional!

Pronto, missão cumprida? NÃO, para abrir uma franquia temos a etapa da INAUGURAÇÃO, e aí sim, AGORA começa o seu empreendimento!

Seja BEM VINDA (O) ao Mercado de Franquias!

*Laís Vieira Santos – Jornalista Franquia Supera
*Artigo produzido em 2012, atualizado e divulgado pela Equipe de Comunicações SUPERA

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

MICROFRANQUIAS PARA CIDADES PEQUENAS FRANQUIAS PARA CIDADES ACIMA DE 85 MIL HABITANTES Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "ABRIR UMA FRANQUIA"

Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

SUPERA PRESENCIAL

Ginástica para o cérebro

O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA Online

O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

SUPERA para escolas

Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino.

O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Newsletter

Ganhe o E-BOOK: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

X
5bee612f3ed4b