10 dicas para te ajudar a encontrar franquia ideal

08/07/2021 Equipe SUPERA

Mesmo com um cenário desafiador, o ano de 2021 registrou um crescimento no mercado de franquias em diversos setores.

A maior taxa de crescimento foi no setor de Casa e Construção, marcando um aumento de 12,8% de seu faturamento do ano de 2019 para 2020. O setor de serviços automotivos também marcou presença faturando aproximadamente R$6 bilhões. Saúde, Beleza e Lazer atingiram a marca de 3,1%.

Um outro setor que teve bom faturamento foi o delivery. Com as normas de distanciamento social e fechamentos impostos pela pandemia do Covid-19, muitas empresas tiveram de se reinventar diante das novas dinâmicas de consumo.

Esse foi um fator observado pela Statista – empresa especializada em dados do mercado e dos consumidores – que, segundo levantamento, demonstrou que o Brasil liderou o segmento de delivery no ano de 2021 em toda a América Latina, sendo responsável por 48,77% do consumo, seguido do México e Argentina que marcaram, respectivamente, 27,07% e 11,85%.

Para os que estão pensando em investir, o mercado de franquias tem se colocado como uma das melhores opções de investimento da atualidade, isso porque oferece mais autonomia – você é seu próprio chefe –, fazendo aquilo que gosta e com baixo grau de risco.

Quer entender como? Neste conteúdo vamos te contar algumas dicas que irão te ajudar a escolher o melhor modelo de franquia para seu negócio.

Entre os benefícios de uma franquia destacam-se o fato de:

  • Ser um modelo de negócio pronto, ou seja, você não terá de criar seu próprio produto, analisar o mercado e definir seu público-alvo, já que as franquias oferecem todas essas facilidades com o plus do reconhecimento da marca por parte dos consumidores;
  • Oferecer custos reduzidos com materiais e produtos, pois na maioria dos casos o franqueador já tem uma rede de fornecedores preestabelecidas e como a demanda de compras costuma ser alta, é mais fácil conseguir preços abaixo do mercado e/ou com descontos. Também há uma economia de tempo por parte do franqueado pois este já sabe onde pode encontrar os materiais.

Administrar uma unidade franqueada é uma opção que traz benefícios a ambas as partes: os franqueados recebem o retorno financeiro que desejam por sua unidade em funcionamento e os franqueadores garante a lucratividade da rede e ainda permite a expansão de seu negócio.

Todos esses benefícios aliados ao fato de que nessa dinâmica de negócios você é seu próprio chefe e por isso pode escolher o ramo com o qual melhor se identifica e controlar seu tempo da maneira que melhor se adequa ao seu modo de vida despertaram em você a vontade de se tornar um franqueador?

Então veja quais são as 10 dicas que te ajudarão a encontrar a franquia ideal! Continue lendo…

  1. Tendências/Demanda de mercado: Uma das considerações mais relevantes quando se pensa em investir em uma franquia é a pesquisa por setores que tenham demanda. Você deve considerar fatores de diferentes ordens, como por exemplo o aumento cada vez maior na expectativa de vida dos idosos, a procura por escolas de aprendizado que trabalham o raciocínio lógico — isso se deve em grande parte pelo fato de que os modelos escolares atuais não acompanharem as mudanças no modelo social —, ou até mesmo a mudança nos padrões de consumo dos consumidores, que têm optado por um modelo mais consciente e que por isso causaram aumento na taxa de vegetarianos e veganos no país.

Dados como esses são fortes indicadores de um mercado proveitoso, como por exemplo escolas de ginástica para o cérebro e estimulação cognitiva, redes de alimentos e roupas veganas. Se orientando por meio de parâmetros como esses você terá uma ideia da melhor rede em que pode atuar.

  1. Bom planejamento financeiro: A aquisição de uma franquia muitas vezes pode significar anos de economia e é nessa hora que se deve ter cautela e planejamento dos gastos para que não haja prejuízos. Você deve considerar para o cálculo de investimento o capital inicial suficiente para que lhe assegure até o ponto de equilíbrio operacional e o capital de giro que lhe dará as condições para arcar com custos e uma reserva para custear eventuais contratempos.
  1. Identidade com a marca: Consideradas as demandas de mercado e feito seu cálculo de investimento, você deve começar a pesquisa por franquias que estejam alinhadas com seu objetivo e, principalmente, com seu perfil. Avalie as opções e se questione se quer atuar em determinada área, se não o resto da vida, no mínimo uns bons anos. Mais importante que números, a escolha de um ramo de negócio que esteja em consonância com seus objetivos e gostos é o que lhe trará satisfação ao final do processo. 
  1. Verificar disponibilidade no território: Grande parte dos investidores optam por marcas já consagradas que, por essa razão, já operam em centros comerciais e shoppings de determinadas regiões. O ideal é optar por um modelo de franquia ainda em expansão e com possibilidade de se tornar promissora futuramente.
  1. Verificar o cumprimento às normas legais: Toda franquia deve dispor da Circular de Oferta da Franquia (COF) em que são apresentadas as regras da relação entre franqueado e franqueador, bem como as condições gerais do negócio, obrigações, deveres, responsabilidades e sistema de treinamento. Este documento lhe fornecerá todas as informações que o ajudarão a compreender o modelo de negócio.
  1. Verificar a assessoria de gestão da unidade: Mais importante que investir em uma franquia que lhe dê resultados, é imprescindível adentrar em um modelo de negócio com o qual nos sentimos seguros e bem orientados quando nos deparamos com adversidades. A circular de franquia contém uma lista de franqueados e ex-franqueados desligados nos últimos 24 meses e essa pode ser uma boa oportunidade para procurá-los e se informar sobre como eram os processos de assistência aos franqueados. 
  1. Treinamento específicos: Além de prestar uma assessoria adequada, o franqueador deve oferecer uma série de suportes e dicas com as quais o empreendedor pode atuar e gerir as áreas de marketing, comercial e de equipe de seu negócio. O treinamento é um processo imprescindível onde o franqueado recebe o know-how, ou seja, o conhecimento dos processos, normas e métodos de atividades voltadas ao âmbito profissional. Esses modelos de treinamento costumam variar, mas na maioria das vezes são feitos de forma on-line, por meio de plataformas de estudo específicas.
  1. Conheça a avaliação dos clientes: Como representante de uma franquia, você também compartilha da reputação que acompanha a marca. Por isso é fundamental se aprofundar e conhecer todos os aspectos da empresa que deseja investir.Uma boa maneira de fazer isso é observar a avaliação e comentários dos clientes em redes sociais para ter uma ideia do que pensam sobre o negócio.
  1. Fique por dentro da Associação Brasileira de Franchising (ABF): A ABF é uma entidade sem fins lucrativos criada em 1987 com o objetivo de divulgar, promover e incentivar o desenvolvimento técnico e profissional do sistema de franquias. No site da ABF é possível ter acesso aos calendários de cursos, palestras e eventos voltados para quem deseja adentrar no ramo. Além disso, a diretoria disponibiliza reuniões abertas para todos os associados para a discussão e debate de ideias relacionadas ao setor.
  1. Busque sempre informações de sites com credibilidade e instrutivos: No site do Sebrae é possível encontrar diversas informações como por exemplo o ranking das maiores franquias de 2020 e guias completos com tudo o que precisa saber para iniciar seu investimento. Você também encontra em alguns sites projeções para o mercado de franquias nos próximos anos .

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "10 dicas para te ajudar a encontrar franquia ideal"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    63820c9442bdb