8 dicas para gerir equipes em tempos de crise

08/04/2020 Equipe SUPERA

8 dicas para gerir equipes em tempos de crise

Em meio à crise, diversos negócios e empreendimentos tiveram que se reinventar em seu cotidiano de trabalho; muitos instauraram o modelo de home office, outros realizaram mudanças na divulgação de seus produtos, adaptaram novas formas de vendas e acima de tudo, tiveram que conhecer à fundo o seu público e fortalecer sua marca ou empreendimento.

E como realizar tantas mudanças e alcançar resultados diante de uma crise que afeta o mundo todo? O segredo é uma boa liderança e o comprometimento da equipe; com doses de engajamento e pitadas de uma boa gestão de pessoas.

Nesse artigo, separamos 8 dicas da psicóloga e especialista em recursos humanos, Raquel Attuy, para gerenciar pessoas em seu negócio e poder passar pela crise com uma equipe equilibrada e pronta para trazer bons resultados.

  1. Esteja próximo do seu colaborador: nesse momento, você líder, deve estar equilibrado emocionalmente para poder estar ao lado do seu time. Fazer com que sua equipe esteja focada requer alinhamento de expectativas, planejamento e reorganização das metas. Crie uma rotina de reuniões – de preferência, diariamente – para prestação de contas e alinhamento das atividades diárias.

  2. Seja profissional nos feedbacks negativos: a crise traz momentos de sensibilidade e instabilidade aos colaboradores – mas isso não pode ser desculpa para falta de responsabilidade ou desalinhamentos. Cobre, corrija e alinhe se necessário, sempre com profissionalismo e de preferência, em reuniões individuais.

  3. Pratique a boa liderança: Empatia, proximidade e humanização são essenciais. Como gestor, seu liderado te olha como referência – então, coloque-se no lugar do outro, esteja próximo, inspire, ouça as necessidades de sua equipe e acolha.

  4. Respeite as suas necessidades e as do outro: a rotina de home office muitas vezes faz com que a gente perca o limite entre o trabalho e as rotinas de casa, causando uma autocobrança acentuada. Portanto, ouça as necessidades do seu corpo, faça pausas durante o expediente, se alongue. Esses momentos de “descanso” são essenciais para a saúde física e mental; incentive essa prática em sua equipe, maneire na quantidade de cobranças diárias e garanta funcionários menos tensos e mais dispostos.

  5. Valorize as ações dos seus funcionários: reconheça tudo de bom que foi feito e valorize as ações positivas de sua equipe. Se estiver em rotina de home office, é necessário o feedback positivo constante. Seja transparente, alinhe expectativas e verbalize de maneira clara e objetiva.

  6. Treine sua inteligência emocional: tenha uma rotina de ações diárias, mantenha-se produtivo e enxergue esse momento como propício para ir além e se reinventar. Para isso, reconheça os sentimentos que estão te amedrontando e procure ferramentas que lhe deem apoio emocional – terapia, meditação, atividades físicas, hobbies, técnicas de respiração.

  7. Administre as atividades do seu colaborador: para aqueles que estão em home office, faça reuniões de acompanhamento, crie planilhas de controle de horários e atividades realizadas diariamente, use agendas on-line, aplicativos e recursos que facilitem a visualização de tudo que está sendo feito pela sua equipe.

  8. Tenha um ambiente de trabalho agradável: Oriente sua equipe quanto ao espaço de trabalho – sem ruídos e distrações, se possível -, garanta que todos estejam trabalhando bem ergonomicamente, recomende o alinhamento com os demais familiares do seu colaborador, ofereça ajuda no planejamento de divisão de tarefas e dê dicas de gestão do próprio tempo. Seja referência!

Sobre franquias

As franquias são uma modalidade de negócios baseada na parceria entre franqueados e franqueadores —  que podem, inclusive, ser bastante vantajosas para quem possui perfil para tal modelo corporativo.  

Se você se interessou pela ideia e quer saber mais sobre o assunto, dê uma conferida nas seções “Artigos sobre Franquias” e “Notícias sobre Franquias” no site da Franquia de Escola SUPERA.

Leia também: 4 dicas de onde buscar informações sobre franquias.

Você ainda pode entrar em contato com a equipe da Franquia de Escola SUPERA, para uma conversa sem compromisso, e tirar todas as suas dúvidas. Aproveite a oportunidade de ser um empreendedor de sucesso!   

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "8 dicas para gerir equipes em tempos de crise"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    638fefbab950d