Franquia ou negócio próprio: qual a melhor escolha para empreender?

21/01/2020 Equipe SUPERA

Na dúvida entre franquia ou negócio próprio, é preciso avaliar o seu perfil empreendedor!

Você quer empreender, mas ainda não sabe qual modelo de empreendimento escolher? A dúvida mais frequente, nesses casos, é em relação à melhor opção para apostar — franquia ou negócio próprio. Hoje, falaremos sobre as vantagens e desvantagens das duas modalidades. Acompanhe! 

Franquia ou negócio próprio, qual a melhor opção para você?

Ter um negócio para chamar de seu, e que dê certo, não significa, necessariamente, “reinventar a roda”. As franquias estão aí para provar que, se bem trabalhadas, podem, sim, dar certo. Entretanto, com elas existirão algumas limitações, especialmente no que se refere ao poder de decisão — diferente do negócio próprio!

É fundamental estar ciente que ambos os modelos possuem benefícios, e é o seu perfil de empreendedor que dirá qual é a melhor opção para ele — a melhor escolha, portanto, passará muito por uma questão de autoconhecimento! 

Vantagens e desvantagens do negócio próprio

Quando a dúvida é se a melhor aposta é a franquia ou negócio próprio, vale destacar que este segundo é um modelovoltado, especialmente, a quem:

  • Não tem medo de assumir riscos maiores; 
  • Quer iniciar a sua própria marca, e desenvolver uma ideia igualmente própria; 
  • É dinâmico; 
  • Gosta de ter independência nas decisões. 

Se o negócio é seu, você faz com ele o que bem entender. E colhe, sozinho, os frutos. Mas, também, paga sozinho as consequências negativas, se for o caso.

Vale lembrar, ainda, que no negócio próprio tudo depende do empreendedor em questão — desde pesquisas de mercado, até estratégias de marketing, experiência do cliente, inovações e tarefas do dia a dia. Ou seja: há mais trabalho de planejamento! 

Vantagens e desvantagens da franquia 

A franquia, por sua vez, é indicada aos empreendedores que não querem passar por todo o processo de consolidação de marca no mercado — visto que, nesse modelo, ela já está pronta e testada e, em geral, já é referência para o consumidor. 

Contudo, na relação de franqueado e franqueador, o primeiro vai ter que seguir regras e acatar as decisões do segundo — inclusive, quando o assunto é o local de instalação do negócio. Por exemplo: caso o franqueador já possua um franqueado em determinada localidade, é possível que outro não consiga abrir sua franquia na região.

O franqueado também não poderá  alterar os produtos, ou as estratégias de venda. Todavia, sairá ganhando no que se refere aos investimentos em marketing e divulgação da marca, visto que se beneficiará de todos os esforços já praticados pelo franqueador nesse sentido.

É importante salientar, entretanto, que um modelo de negócios relativamente pronto não sai de graça. Existem taxas e percentuais a serem pagas ao franqueador — relacionadas, em especial, ao direito de utilização da marca, aos royalties, aos custos de divulgação de toda a rede e ao faturamento da unidade aberta pelo empreendedor. 

Em contrapartida, na comparação com o negócio próprio, começar uma franquia costuma exigir menor capital de investimento. Este modelo de negócios também oferece algumas vantagens financeiras ao empreendedor — como, por exemplo, a compra em escala que pode existir em algumas marcas (e nada mais é do que quando as mercadorias são adquiridas em conjunto com a rede e, sendo assim, reduz-se os valores dos produtos); e a possibilidade de ter uma linha de crédito especial.

Vale destacar, ainda, que, por conta de todo o apoio que o franqueado recebe do franqueador, os índices de mortalidade das franquias costumam ser bem menores que os índices de negócios próprios. Nesse segundo contexto, mais da metade dos empreendimentos mal chega aos 5 anos de operação, como apontado nessa matéria da Veja.

Pesadas as principais vantagens e desvantagens dos dois modelos de negócios, e após as devidas avaliações, pode-se, então, tomar a decisão a respeito de qual modalidade encaixa-se melhor com o seu perfil de empreendedor.

Mas, não esqueça:

Para que o investimento dê certo, seja em franquia ou em negócio próprio, é crucial escolher uma área compatível com seus interesses ou habilidades, pois isso facilitará a dedicação ao trabalho.

E se você se interessou em ser um franqueado, mas possui dúvidas sobre em qual área atuar, a nossa sugestão é a Franquia de Escola SUPERA — voltada para a área de educação e bem estar, relacionada a cursos e treinamentos para o cérebro.

Ficou curioso? Então entre em contato para que possamos tirar suas dúvidas, inclusive em relação ao investimento necessário, lembrando que a franquia SUPERA também atua na versão “micro”, para cidades com menos de 80 mil habitantes. 

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Franquia ou negócio próprio: qual a melhor escolha para empreender?"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    638b3da5725c9