COMO ESCOLHER UMA FRANQUIA

Veja dicas para encontrar a opção certa para você

15/03/2017 Equipe SUPERA

O mais importante na hora de escolher uma franquia para investir é ter em mente o que você mais gosta de fazer

O mais importante na hora de escolher uma franquia para investir é ter em mente o que você mais gosta de fazer

Em um mercado com mais de 3 mil marcas para investir, é comum o empreendedor ficar confuso na hora de escolher uma franquia. Por isso, o Franquia Educacional trouxe algumas dicas para você optar pela melhor rede para o seu perfil.

Para começar, vamos imaginar que a escolha de uma franquia funciona em forma de funil. Ou seja: no início (ou na boca do funil), é comum estar em dúvida entre um grande número de opções. Afinal, você acaba de começar a sua pesquisa e não analisou os critérios detalhadamente.

Aos poucos, considerando alguns pontos importantes, você vai descartando uma a uma, até chegar na franquia que vai te realizar enquanto empreendedor. Para que isso aconteça, você precisa se atentar a alguns pontos chave:

1 – O que eu realmente gosto de fazer?

Essa pergunta é primordial e muitos empreendedores acabam deixando este ponto de lado na hora de escolher uma franquia. Não adianta investir na franquia da moda se você não tem afinidade com o produto ou serviço. Assim, não vai ter motivação suficiente para levar o negócio adiante e, assim, obter sucesso com a sua franquia.

É importante pensar no que você gosta, aliado ao trabalho em si. Por exemplo: não basta apenas gostar de sanduíches, é preciso gostar de fazer sanduíches para se sentir realizado com uma franquia do segmento. Ainda que não seja você o responsável por esta tarefa, você estará no comando do negócio, então precisa saber executar também.

Para alinhar suas expectativas com as características de sua personalidade, vale fazer uma reflexão detalhada ou mesmo procurar um coach profissional para ajudar.

 

2 – Situação financeira

Agora é hora de filtrar por valores. Se você tem R$ 300 mil guardados no banco, é arriscado investir todo este valor em uma franquia. Pense sempre em ter uma reserva para eventuais emergências com o seu negócio ou mesmo com as despesas pessoais.

Neste aspecto (e em vários outros), é muito importante ter o apoio da família.

Em sites como o da Associação Brasileira de Franchising (ABF), você pode filtrar as franquias por faixas de investimento e assim escolher a opção que mais se encaixa no seu bolso. Mas atenção: não se deixe levar por valores muito baixos. Neste artigo, você encontra dicas de como avaliar franquias baratas.

 

3 – Formatação do negócio

Já com um número menor de opções em mente – considerando que você descartou as franquias com as quais não tem afinidade e as que estão muito acima (ou até abaixo) do orçamento -, chegou a hora de avaliar as franquias mais detalhadamente.

Pontos a serem levados em consideração: tempo de mercado, unidades próprias (é preferível que você possa conhecê-las), treinamentos de qualidade, estratégias de gestão e marketing e suporte contínuo em diversas áreas. Um bom indicador é a chancela do “Selo de Excelência”, concedido pela ABF. Se a franquia tem este certificado, é porque passou por todo o processo de formatação.

 

4 – Análise dos documentos
Ao entrar em contato com o franqueador, você vai ter acesso à Circular de Oferta de Franquias (COF), documento usado pelo franqueador para fornecer as informações comerciais, financeiras e jurídicas da sua franquia. Leia na íntegra!

O mesmo vale para o contrato. É muito importante ter clareza dos direitos e deveres de ambas as partes (franqueador e franqueado) para não ter surpresas depois. Se for necessário, contrate um advogado de sua confiança para auxiliar nesta parte.

 

5 – Caso ainda esteja em dúvida, procure ajuda

Agora chegou o momento mais difícil de toda a empreitada ao escolher uma franquia: a decisão final. Não se preocupe com o tempo para decidir! Para fazer uma boa escolha, muitos empreendedores levam meses e até mesmo anos.

Além do apoio de advogados na análise dos documentos da franquia (caso julgue necessário), não hesite em pedir ajuda ao seu cônjuge, pais ou familiares em geral, que podem auxiliar neste momento. É necessário pensar que esta mudança irá impactar não apenas na sua vida, mas em todos de sua família.

 

 

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "COMO ESCOLHER UMA FRANQUIA"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    638d239e857d2