O que são objetivos e metas: entenda a importância de compreendê-los

01/12/2020 Equipe SUPERA

Você possui objetivos e metas bem definidos para a sua empresa? Sabe, de fato, diferenciar um termo do outro?

Esse é um ponto fundamental para o planejamento e o sucesso do seu negócio, então, vale a pena acompanhar o conteúdo a seguir e saber mais sobre o assunto!

Vamos lá? 

Objetivos e metas: entenda, definitivamente, qual a diferença entre os termos

Como empreendedor, ou aspirante a um, você deve saber que o planejamento é parte crucial para manter as portas do seu negócio abertas — mais que isso, para conseguir fazer com que o seu empreendimento renda frutos e chegue ao tão sonhado sucesso.

Você também deve saber que as metas e os objetivos compõem esse planejamento — e, não, eles não são sinônimos!

Basicamente, podemos dizer que as metas são as tarefas a cumprir para você conseguir alcançar os seus objetivos. 

Em outras palavras, os objetivos são aonde você quer chegar — já as metas são as formas como vai chegar lá!

Por exemplo:

Um dos seus objetivos como empreendedor é, no período de um ano, aumentar o faturamento da sua empresa em 40%. Para isso, as suas metas podem ser:

  • Investir, mensalmente, um valor específico em marketing e divulgação;
  • Reter um número mínimo de novos clientes a cada período pré-determinado;
  • Pensar em práticas para a fidelização dos consumidores, dentre outras estratégias. 

Objetivos e metas, além de serem o caminho do sucesso, são importantes para nortear o seu trabalho e o da sua equipe, e também para engajar todos os envolvidos no negócio, desafiá-los e motivá-los.    

Como trabalhar os objetivos e metas na sua empresa 

Em primeiro lugar, é importante ter bem definidos os seus objetivos tanto a curto, quanto a médio e a longo prazo — o que você quer para a sua empresa daqui três meses, daqui um ano e daqui cinco anos, por exemplo. Pode ser o lançamento de um novo produto, pode ser aumentar a área de atuação do empreendimento ou abrir uma filial — tudo, no entanto, deve ser muito bem planejado.

Para o cumprimento de cada objetivo, as estratégias, as metas e os prazos precisam estar bem estabelecidos — e, claro, é preciso ter foco, disciplina e dedicação!

Contudo, é crucial ser realista. Seus objetivos e metas podem, de fato, ser realizados nos prazos determinados e das formas como você planejou? A equipe possui as habilidades necessárias, o preparo, os treinamentos, os equipamentos e a tecnologia à disposição? Reflita!  

Outros dois pontos importantes em termos de objetivos e metas são:  

►A forma como eles são apresentados para todos da equipe — seja simples e muito claro para que todos entendam o que você quer, aonde você deseja chegar, e como isso vai ser feito; 

►O valor daquilo que você quer alcançar — pergunte-se sempre se aquele objetivo é mesmo relevante para a empresa, se vale o investimento de tempo, trabalho e dinheiro em termos empresariais. 

Depois que tudo estiver muito bem definido, explicado e esclarecido a todos os colaboradores, não esqueça de:

Motivar constantemente a sua equipe — dê feedbacks, reconheça os trabalhados bem feitos, promova bonificações para cada meta cumprida, bem como algum tipo de recompensa aos colaboradores para quando a empresa chegar ao objetivo final; 

Monitorar o andamento das metas — elas estão sendo cumpridas nos prazos estabelecidos? Os resultados desejados estão sendo alcançados? Não tenha medo de replanejar, caso as coisas não estejam saindo como deveriam ou não estejam funcionando como o esperado. 

Por fim, não esqueça: 

► Você possui uma equipe (ou, até mesmo, sócios). Sendo assim, não faça tudo sozinho — divida as suas ideias, saiba escutar, pondere as avaliações de quem entende sobre determinado assunto para tomar decisões, aprenda a delegar tarefas, não se sobrecarregue sem necessidade e aprenda a exercer uma boa liderança de equipe!

Viu como é simples compreender a diferença entre objetivos e metas e como trabalhá-los na sua empresa?

Se esse conteúdo foi relevante, não deixe de acompanhar as seções “Artigos sobre Franquias” e “Notícias sobre Franquiasno site da Franquia de Escola SUPERA

Nele, disponibilizamos para diversos conteúdos e dicas tanto sobre franquias, quanto sobre empreendedorismo e negócios de forma geral. Afinal, informação é o eixo de tudo, não é mesmo? Estude, informe-se e planeje bem o seu negócio para alcançar o sucesso que ele merece!

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "O que são objetivos e metas: entenda a importância de compreendê-los"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    665686c420b7a