4 dicas para diminuir a rotatividade

12/02/2021 Equipe SUPERA

Um grande problema que muitas empresas podem enfrentar é a alta rotatividade nas equipes. Reter talentos e dar a eles possibilidades de crescimento constante é muito importante para as empresas que querem manter suas atividades de forma consistente, eficiente e duradoura.

Em primeiro lugar, é preciso considerar que a alta rotatividade é negativa de diversas formas para a empresa. Uma delas é em relação ao clima organizacional, pois a alta rotatividade pode oferecer um sentimento de incerteza e desconforto aos demais colaboradores. Este fator prejudica ainda as questões financeiras da empresa, já que o desligamento de um funcionário gera gastos e a contratação de um novo funcionário também.

Um grande desafio para as equipes corporativas é captar e reter talentos que se desenvolvam continuamente.

Por isso, os gestores e profissionais de recursos humanos, que são responsáveis pelo trato direto com as equipes diariamente, precisam estar preparados para amenizar essa situação, trabalhando em conjunto para evitar que isso aconteça.

Confira algumas dicas importantes!

Faça um bom processo seletivo

Na hora de escolher alguém para entrar na empresa, é importante garantir que a pessoa possui compatibilidade com o modelo de negócio e a cultura empresarial, além de também possuir todas as habilidades necessárias para ocupar o cargo que está sendo ofertado.

Assim, a possibilidade de ser assertivo na hora da contratação é maior ainda.

Invista na capacitação

Uma boa estratégia para manter os colaboradores engajados e motivados a continuar trabalhando na sua empresa é investir na capacitação.

Oferecer possibilidade de crescimento, que impacta tanto no aspecto pessoal quanto profissional dos colaboradores, é muito importante para mantê-los motivados e dispostos a continuar na empresa.

Converse com sua equipe

Muitas pessoas têm receio de receber ou dar um feedback, mas é importante frisar que essa prática é muito importante para o desenvolvimento das relações dentro de uma empresa e do crescimento de todos que trabalham nela.

A aproximação entre as pessoas, principalmente por meio do diálogo, fortalece a construção de um bom clima interno dentro da empresa.

Analise o desempenho

Estar próximo às atividades executadas pelos colaboradores é uma boa forma de acompanhar o desenvolvimento e desempenho.

Observar o que está sendo feito, como está sendo feito e por quem está sendo feito é muito importante para conseguir controlar melhor as situações de dentro do negócio.

Analisar o desempenho possibilita maior facilidade de mensurar o que está ou não sendo feito, bem como entender quais processos estão sendo eficientes ou não ou realinhar funções dentro de uma equipe de acordo com as habilidades dos colaboradores.

Observar diferentes aspectos dentro de uma empresa, e entender a melhor forma de trabalhá-los para o bem comum, é uma forma muito eficaz de buscar construir equipes de boa performance e que ajudem a proporcionar cada vez mais desenvolvimento e eficiência para os processos corporativos.

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "4 dicas para diminuir a rotatividade"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    63820cc0df6d7