Abrir franquia na crise: é um bom negócio?

07/04/2020 Equipe SUPERA

Abrir franquia na crise: é um bom negócio?

Não é surpresa para ninguém que determinadas situações — como a pandemia do novo coronavírus (COVID-19) — causa impactos no Brasil e no mundo, principalmente em relação à economia.

Entretanto, quem visa crescimento — mesmo em épocas difíceis — precisa buscar boas alternativas, não é mesmo? Nesse sentido, uma opção que pode ser vantajosa, ainda que em tempos de crise, é investir em modalidades específicas de negócio. É o caso do sistema de franquias, por exemplo.

Quer saber por quê? Confira, abaixo!

Por que abrir franquia em tempos de crise? 

O negócio próprio não se traduz apenas em um sonho para aqueles que não gostam de “ser chefiados”. Ele é, também, uma alternativa (e, por vezes, a única) de trabalho e fonte de renda para quem fica desempregado (e sabe-se que perder o emprego quando um país passa por problemas econômicos, infelizmente, não é raridade). 

O grande “trunfo”, nesses momentos, é saber em que investir — considerando tanto as condições financeiras do futuro empreendedor, quanto as suas afinidades, experiências de mercado e conhecimentos. Abrir franquia, por exemplo, torna-se uma boa opção, primeiramente, porque ela costuma exigir menor capital de investimento, quando feita a comparação com a abertura de um negócio próprio independente. E, em tempos de crise, esse é um ponto crucial — mas, não é o único… 

Essa modalidade de negócios — por envolver um franqueador, que é uma marca, em geral, já consolidada no mercado — possibilita que o franqueado, que é o investidor nessa marca, “pule”, justamente, todo esse processo (que, em geral, costuma ser árduo) de consolidação e ganho de visibilidade (em épocas em que a economia é impactada negativamente, tal processo é ainda mais difícil).

Ou seja: contribui para que o empreendedor, ainda que recém chegado no mundo dos negócios, já ocupe uma posição de destaque no setor — visto que este passa a usufruir de toda a ênfase já conquistada pelo seu franqueador.  

Em tempos de crise, abrir franquia é uma alternativa vantajosa também por conta de todo o suporte prestado pela marca franqueadora ao seu franqueado. Em outras palavras: o empreendedor que opta por investir em uma franquia está amparado em diversos aspectos — desde manuais e treinamentos, até informações sobre as características que um ponto comercial ideal deve ter, bem como auxílio nas contratações de pessoal. Isso porque a marca (que possui mais experiência e recursos), dentro de seu papel de franqueadora, tem a função de prestar essa ajuda da melhor forma possível.

Quem abre uma franquia ainda economiza em termos de investimentos em marketing e divulgação, já que desfrutará de todos os esforços já praticados pela franqueadora nesse sentido; também pode reduzir seus gastos em termos de investimentos em estoque, considerando que nessa modalidade de negócios costuma-se praticar a chamada compra em escala, que é quando as mercadorias dos franqueados podem ser adquiridas em conjunto com a rede, o que costuma reduzir os valores dos produtos.

E economia e redução de custos são quase que “palavras mágicas” em tempos de crise. 

Por fim, todas essas vantagens de abrir uma franquia ainda dão ao empreendedor que aposta nessa modalidade de negócios maior chance de manter suas portas abertas no mercado.

Segundo informações do artigo divulgado em 2018, no Portal do Franchising, da ABF, “só cinco a cada cem franquias abertas fecham até o segundo ano de operação” — o que significa uma taxa de mortalidade de 5%. Todavia, “entre as empresas comuns [negócios próprios independentes], o índice de mortalidade é de 23%, ou seja, a cada cem empresas abertas, 23 fecham até o segundo ano de funcionamento”.  

Também é essencial escolher bem o segmento de atuação

Lembre-se, no entanto, que, além de investir na modalidade certa de negócios é crucial, também, conhecer os segmentos mais promissores do mercado —especialmente em tempos em que a economia está impactada negativamente. Assim, é possível manter os investimentos mais seguros.

E um dos melhores exemplos nesse sentido é o segmento da educação: de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a área educacional foi uma das que mais cresceram no segundo trimestre de 2019, com uma alta de 8,7%.  

A Franquia de Escola SUPERA, por exemplo — franquia atuante na área da educação —registrou um aumento de 339% em seu faturamento, entre 2015 e 2019. A marca foi inaugurada em 2006, e se trata da primeira empresa brasileira que conta com um método exclusivo de ginástica cerebral. Atualmente, ela figura entre as franquias brasileiras mais rentáveis para se investir.

Além disso, o franqueado SUPERA conta com receita recorrente advindas das mensalidades dos alunos, o que configura outro grande diferencial do modelo de negócio em relação a outros neste momento de crise.

O SUPERA oferece opções de investimentos tanto para os grandes centros urbanos quanto para as cidades pequenas.  Hoje, já são mais de 400 unidades distribuídas por todas as regiões brasileiras. Confira alguns depoimentos dos franqueados da rede

Para saber mais sobre a Franquia de Escolas SUPERA, acesse o site da marca. Você também pode entrar em contato diretamente com a nossa equipe para uma conversa sem compromisso. 

Ainda, se você gostou de entender por que abrir franquia é vantajoso em tempos de crise, e quer ficar por dentro de mais assuntos como esse, não deixe de acompanhar as seções “Artigos sobre Franquias” e “Notícias sobre Franquias” no site da Franquia de Escola SUPERA.  

Leia também: 5 dicas que todo empreendedor iniciante deve conhecer 

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Visualizar o comentário

1 comentário para "Abrir franquia na crise: é um bom negócio?"

  • .. Indo além, o empreendedor pode usar o momento passageiro de desafios para se preparar com seu novo negócio na fase de treinamento, encontro de ponto comercial, formação de equipe e programar a abertura de sua franquia para o momento propício! De fato, a hora é AGORA!

  • Ver todos os comentários

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    638427dc5736b