Adote essas seis atitudes e seja um empreendedor de sucesso

22/09/2020 Equipe SUPERA

Foco e disciplina são habilidades indispensáveis para quem quer ser um empreendedor de sucesso, mas algumas práticas podem ajudar a chegar lá mais rápido. Confira quais são!

Ser dono do seu próprio negócio pode ser muito gratificante, tanto em termos financeiros quanto em relação à realização profissional. Todavia, para isso, é preciso muito trabalho e dedicação!

Quer ser um empreendedor de sucesso? Então facilite esse caminho adquirindo conhecimento  começando por aqui: confira seis atitudes que podem levar você aos resultados que tanto almeja. 

Seis atitudes de um empreendedor de sucesso

Claro que foco, disciplina, responsabilidade e resiliência são habilidades empreendedoras indispensáveis para quem quer ser um empreendedor de sucesso — algumas práticas, entretanto, podem ajudá-lo a chegar lá mais rapidamente.

Dentre elas estão, por exemplo: 

1) Confiar nos seus conhecimentos, mas não se acomodar

A confiança do empresário é fundamental dentro de uma empresa, especialmente para a tomadas de decisões de risco que, muitas vezes, são o que determina o sucesso ou fracasso de um negócio. Para isso, é preciso estar e manter-se preparado, afinal, todo risco assumido precisa ser calculado.

Nesse sentido, é crucial adquirir o máximo de conhecimento dentro do campo empreendedor — sobre o setor de atuação, o segmento em específico, os concorrentes, o mercado, as ferramentas e os processos de gestão e administração, dentre inúmeros outros aspectos — e manter-se sempre atualizado.

E quando dizemos “sempre” nos referimos a sempre MESMO!

2) Manter-se atento aos feedbacks 

Colher feedbacks é uma atitude substancial para quem quer ser um empreendedor de sucesso. Sendo assim:

  • Ouça os clientes, as reclamações e as sugestões deles;
  • Escute os colaboradores;
  • Peça a opinião de amigos, principalmente daqueles que estão familiarizados com a criação e gestão de um negócio;
  • Verifique, também, as impressões e preocupações que a concorrência e o mercado em geral estão tendo a respeito dos seus produtos ou serviços.

Esse tipo de análise vai dar a você a oportunidade de compreender melhor os pontos fortes e fracos da sua empresa e, desta forma, adequar da melhor maneira o que for necessário.   

3) Dar feedbacks

A contrapartida também é importante, em especial no que se refere aos seus colaboradores e fornecedores. Críticas construtivas, feitas com educação e capazes de melhorar o andamento da empresa, são sempre bem vindas. Faça-as sempre que julgar necessário.

Mas não esqueça que também é fundamental saber reconhecer um bom trabalho e externar isso aos responsáveis por ele, e isso vai desde elogios até bonificações ou premiações pelo bom desempenho.

Dar feedbacks à sua equipe é uma das maneiras de demonstrar a importância que ela tem para o crescimento da empresa, e também é uma forma de dar a todos a oportunidade de aprimorar o trabalho individual e destacar-se com ele.

E claro: esse retorno ainda é uma das formas mais promissoras de incentivo à dedicação cada vez mais, afinal, quem não gosta de ter o esforço reconhecido, não é mesmo?

Não esqueça, no entanto, que para conquistar respeito e poder cobrar a sua equipe com propriedade, você precisa ser um exemplo de ótimo profissional a ser seguido.   

4) Valorizar o planejamento do seu produto

Essa é uma dica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae): de acordo com a entidade, é importante dedicar tempo ao planejamento do seu produto ou serviço.

E eis o principal motivo que faz essa dica tão válida: ao focar muito na parte operacional, é fácil que um empreendedor acabe se perdendo e esquecendo o que realmente importa, que é planejar como melhorar/crescer o negócio.

O serviço de apoio aos pequenos negócios também enfatizou que “agir sem ter o devido planejamento pode trazer muita dor de cabeça” ao empreendedor.  

Além disso, o Sebrae ainda lembrou que, para ser um empreendedor de sucesso, é fundamental cuidar de si mesmo! 

E por falar nisso…

5) Não esquecer de cuidar da própria saúde

“Pode parecer meio clichê, mas é verdade! Estudos comprovam que um trabalhador saudável e feliz produz muito mais”, destacou o Sebrae.

“O empresário sempre tem uma rotina com muitas preocupações e ansiedades, e essa parte emocional pode influenciar na saúde, fique atento”, frisou a entidade.  

6) Manter-se ciente sobre as oportunidades que o ramo em que você atua lhe proporciona

É fundamental estar ciente a respeito desse ponto desde antes da abertura do negócio — ou seja, ainda quando se está avaliando em qual ramo ou modalidade (franquia ou negócio independente, por exemplo) se quer investir.

É muito mais fácil e prazeroso ser um empreendedor de sucesso quando se ama o que faz ou, ao menos, tem-se alguma familiaridade e apreço pela área e modalidade de atuação. Mas, é importante também considerar e avaliar as oportunidades que elas trarão desde o começo da trajetória empreendedora. 

Não está errado dizer que alguns setores de negócios são, por natureza, mais promissores que outros.

Apostar na modalidade de franquia, por exemplo, traz uma série de vantagens aos empreendedores que possuem o perfil para ela, assim como apostar no mercado da Educação — que tem se mantido aquecido — é uma opção animadora para se investir. 

Você gostou desse conteúdo?

Continue acompanhando as seções “Artigos sobre Franquias” e “Notícias sobre Franquias” no site da Franquia de Escolas SUPERA. Nelas você encontra diversos conteúdos e dicas sobre empreendedorismo, franquias e negócios de forma geral. 

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

ABRA SUA FRANQUIA SUPERA Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "Adote essas seis atitudes e seja um empreendedor de sucesso"

Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha com seu comentário

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

    SUPERA PRESENCIAL

    Ginástica para o cérebro

    O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

    O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

    SUPERA Online

    O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

    O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

    Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

    SUPERA para escolas

    Método de estimulação cognitiva

    Exclusivo para Instituições de Ensino.

    O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

    63daa8fee2420