ABRIR UMA FRANQUIA

Como começar um negócio com segurança?

Por Equipe SUPERA - 09/09/2013

ABRIR UMA FRANQUIA
No Brasil, estudos de mercado apontam que 27% dos novos negócios fecham as portas nos dois primeiros anos de vida, contra um percentual de apenas 3% para o setor de franquias. Este dado, divulgado na primeira semana de setembro pela Revista Veja sobre o crescimento espantoso do sistema no país, é bastante encorajador para as pessoas que desejam abrir sua primeira empresa já no sistema de franquias.

A reportagem informou também, com base no levantamento da consultoria Bittencourt, que a maioria os novos empreendedores tem entre 26 e 35 anos de idade, diferentemente dos acontecimentos de anos atrás, quando as franquias eram dominadas por pessoas mais velhas, às vésperas da aposentadoria.

O sistema de franquias vem se expandindo de forma surpreendente no Brasil. Segundo a Rizzo Franchising, nada menos que 30 unidades são abertas por dia no país. Isto acontece porque as redes oferecem ao empreendedor a possibilidade de abrir um novo negócio com mais segurança e uma marca já estabelecida.

Com as inúmeras ofertas disponíveis no mercado, a revista Veja listou alguns cuidados que os interessados devem ter antes de abrir uma franquia, porque alguns segmentos estão em queda e algumas marcas ainda não têm suporte para orientar seus franqueados.

Entre os segmentos em alta, de acordo com as tendências, estão os de Saúde e Beleza, Home Care e Educação e Treinamento. Segundo especialistas, o ramo de cursos profissionalizantes está em expansão devido, sobretudo, à ascensão da nova classe média. Para enfrentar a alta competitividade e atender às exigências do mercado de trabalho, esta parcela da população tem procurado se aperfeiçoar, desenvolver-se pessoal e profissionalmente.

Os marinheiros de primeira viagem que querem abrir uma franquia devem também preferir as redes consolidadas, que sejam preferencialmente associadas à ABF (Associação Brasileira de Franchising) e estejam no mercado há pelo menos um ano.

É importante também analisar a situação da empresa franqueadora. Para isso, toda franquia séria possui um documento chamado COF (Circular de Oferta de Franquia), que deve conter obrigatoriamente os balanços financeiros, eventuais pendências judiciais, direitos e deveres de ambas as partes e relação completa de todos os franqueados da rede. A COF deve conter ainda uma lista com nome, endereço e telefone de ex-franqueados.

Outro ponto importante para se abrir uma franquia é buscar um franqueador que disponibiliza capacitação inicial e continuada. Partindo do princípio que o empreendedor escolheu um produto com o qual se identifica, ele precisa começar com os treinamentos da marca. Nas palavras dos especialistas entrevistados por VEJA este é o “momento em que eles se certificarão de que estão aptos a tocar o negócio”.

Para abrir uma franquia, é preciso também estudar o mercado, avaliar o posicionamento da marca e ficar atento à concorrência interna e externa. Em geral, quem investe em franquia não quer que o franqueador comercialize uma unidade nas proximidades do entorno da região de atuação. A exclusividade regional de atuação do franqueado delimitada em contrato é uma garantia de reserva de mercado. Assim, quando da intenção de compra de uma nova unidade da marca nas proximidades da região de um franqueado geralmente há primeiro a discussão de interesse deste franqueado como preferencial pela compra.

E agora, você está com mais segurança para abrir uma franquia? Então dê o próximo passo, investigue as franquias de seu interesse, verifique quais são adequadas para sua região e escolha uma de acordo com seu perfil!

*Equipe de Comunicações Franquia de Escola SUPERA

Foto Antônio Carlos - Diretor do Franquia Educacional Supera

Descubra como você
pode ser um franqueado supera

e se torne um empreendedor de sucesso na sua região

Conheça agora mesmo os benefícios e vantagens da Franquia de Escola SUPERA e saiba todos os detalhes sobre os primeiros passos para conquistar sua Realização Pessoal e Profissional

MICROFRANQUIAS PARA CIDADES PEQUENAS FRANQUIAS PARA CIDADES ACIMA DE 85 MIL HABITANTES Contate-nos para maiores informações

Equipe SUPERA

Gostou desse conteúdo? Deixe um comentário ;)

  • Nenhum comentário ainda

Nenhum comentário para "ABRIR UMA FRANQUIA"

Campos obrigatórios são marcados com *

Ebook Grátis Ganhe o E-book: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Newsletter -SUPERANews Franquia

Breve introdução ao Mercado de Franquias

Cadastrando-se gratuitamente no SUPERANews - Franquia!

E receba nossos textos sobre o mercado de Franquias!

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

SUPERA PRESENCIAL

Ginástica para o cérebro

O SUPERA Ginástica para o Cérebro é voltado para todas as pessoas a partir de 5 anos, sem limite de idade.

O curso potencializa a capacidade cognitiva aumentando a criatividade, concentração, foco, raciocínio lógico, segurança, autoestima, perseverança, disciplina e coordenação motora. As aulas, ministradas uma vez por semana com duração de duas horas, são dinâmicas e contagiantes, com atividades que agradam todo tipo de público.

SUPERA Online

O melhor treinamento digital aliado ao melhor curso

O SUPERA Online lhe oferece um programa personalizado de exercícios para inúmeras habilidades cerebrais como atenção, memória, visão espacial, linguagem e raciocínio lógico.

Você vai desenvolver seus pontos fracos e aperfeiçoar seus pontos fortes, com as orientações de um coaching virtual, e acompanhar seu progresso ao longo do tempo.

SUPERA para escolas

Método de estimulação cognitiva

Exclusivo para Instituições de Ensino.

O SUPERA é a mais avançada ferramenta pedagógica de estimulação cognitiva e, portanto, representa um grande diferencial para sua instituição de ensino. Além de ser um excelente recurso de marketing, o método melhora o desempenho dos alunos e eleva os índices de aprovação da sua escola.

Newsletter

Ganhe o E-BOOK: Breve introdução ao Mercado de Franquias

Também aceito receber as NOVIDADES da Franquia SUPERA

X
5bee61159dc16